Qual dos seguintes medicamentos é o mais eficaz na redução do risco de infarto do miocárdio a paracetamol B ácido acetilsalicílico C Celecoxibe D ibuprofeno?

Perguntado por: Vasco Emanuel Mota  |  Última atualização: 13. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (72 avaliações)

Com uso de um a sete dias, a probabilidade de aumento do risco de infarto do miocárdio foi de 92% para celecoxibe, 97% para ibuprofeno e 99% para diclofenaco, naproxeno e rofecoxibe.

Qual medicamento é o mais eficaz na redução do risco de infarto do miocárdio?

O Plavix já demonstrou que pode reduzir o risco de morte, de recidiva de infarto do miocárdio ou acidente vascular cerebral em pacientes com angina instável ou que apresentaram um infarto do miocárdio menos severo já que previne bloqueios subseqüentes em um vaso cardíaco já danificado.

Quais são os medicamentos inibidores seletivos da cox-2?

Os inibidores seletivos de cicloxigenase- 2 - meloxicam, nimesulida, etodolaco, celecoxibe, rofecoxibe, parecoxibe, valdecoxibe, etoricoxibe1-3 – potencialmente representariam vantagem em relação aos AINE não-seletivos, pois permaneceria a eficácia antiinflamatória, sem o aparecimento dos efeitos adversos conseqüentes ...

Qual o AINE mais seguro?

Os principais AINEs desta categoria são o Ibuprofeno e Naproxeno, sendo considerado os agentes mais seguros.

Qual o melhor celecoxibe ou meloxicam?

Todos tem a mesma eficácia.

Por que o paracetamol é um analgésico "puro"?

19 questões relacionadas encontradas

Qual remédio substitui meloxicam?

Medicamentos Similares do Meloxicam
  • Artritec 15mg, caixa com 10 comprimidos. ...
  • Artritec 7,5mg, caixa com 10 comprimidos. ...
  • Inicox DP 15mg, caixa com 5 comprimidos. ...
  • Meloxil 15mg, caixa com 5 ampolas com 1,5mL de solução de uso injetável. ...
  • Inicox DP 15mg, caixa com 10 comprimidos. ...
  • Melotec 7,5mg, caixa com 10 comprimidos.

Qual a vantagem do celecoxibe?

O celecoxib e os AINEs tradicionais demonstraram igual eficácia na redução da dor; o celecoxib demonstrou um efeito ligeiramente superior na melhoria da função física.

Qual AINE usar?

Os representantes do grupo são os coxibes, sendo o mais utilizado o celecoxib, um AINE utilizado em tratamento de osteoartrite, artrite reumatoide e como analgésico, sendo indicado principalmente em paciente com úlceras gástricas e que não possuem risco para eventos tromboembólicos.

Qual a diferença entre AINEs seletivos e não seletivos?

Os AINEs não seletivos são os mais antigos, e designados como tradicionais ou convencionais. Os AINEs seletivos para a COX-2 são designados COXIBEs. Nos últimos anos, tem sido questionada a segurança do uso dos AINEs na prática clínica, particularmente dos inibidores seletivos da COX-2.

Qual anti-inflamatório não prejudica o coração?

Alguns trabalhos e pesquisas mostram que o Naproxeno tem um risco cardiovascular menor em relação aos demais anti-inflamatórios.

Qual é a função da COX-2?

Ciclo-oxigenase-2 (COX-2) também conhecida como prostaglandin-endoperoxide synthase 2 é uma enzima que em humanos é codificada pelo gene Ptgs2. É responsável pelos fenômenos da inflamação e produção das prostaglandinas,responsáveis pela proteção estomacal.

O que é a COX-2?

COX-2 é a isoforma que é induzida em sítios de lesão/inflamação e expressa constituivamente em alguns poucos tecidos, como o sistema nervoso central. Tem sido sugerido que a COX-2 tem um papel importante em várias doenças neurodegenerativas, incluindo epilepsia.

Qual o melhor celecoxibe ou naproxeno?

Nos outros estudos randomizados, doses diárias de 400 mg a 800 mg do celecoxibe aumentaram o risco cardiovascular, em comparação com o placebo. Em contraste, acredita-se que o naproxeno seja o mais seguro, em relação ao risco cardiovascular, entre os AINEs não seletivos.

Quais medicamentos utilizados para uma pessoa com infarto agudo do miocárdio?

“Os pacientes que tiveram infarto do miocárdio, em geral, recebem medicamentos antiagregantes plaquetários, como ácido acetilsalicílico (AAS), clopidogrel, ticagrelor ou prasugrel, que são utilizados para reduzir a possibilidade de formação de coágulos”, afirma o cardiologista Laércio Uemura.

Qual tratamento imediato para evitar complicações do IAM?

- Administração de oxigênio (3 l/min a 100%, por meio de cateter nasal): É indicada sua administração rotineira em todos os pacientes com infarto agudo do miocárdio, não complicado, nas primeiras 3-6 horas, ou por mais tempo, de acordo com indicações específicas, como: saturação de oxigênio abaixo de 90%, verificada ...

Quais medicações utilizadas no infarto agudo do miocárdio?

IV -DROGAS COADJUVANTES NO TRATAMENTO DO IAM:
  • Aspirina e outros antiagregantes plaquetários: ...
  • Oxigênio: ...
  • Analgesia e Sedação. ...
  • Nitratos. ...
  • Betabloqueadores. ...
  • Bloqueadores dos canais de cálcio. ...
  • Inibidores da Enzima Conversora da Angiotensina (IECA) ...
  • Anticoagulantes.

Qual a diferença entre AINEs e AIEs?

O uso de AINEs, que atuam por mecanismos irre- versíveis de inibição das COXs (ex.: sali- cilatos), na fase final da gravidez, pode comprometer o trabalho de parto. A ação anti-inflamatória dos AIEs dá-se, através da indução da expressão do gene da liporcortina que, depois de sintetizada, inativa a fosfolipase A2.

Que vantagem os AINEs seletivos para Cicloxigenase 2 COX-2 apresentam sobre os AINEs não seletivos?

Inibidores seletivos da COX-2 são associados com menos dano gastrointestinal que AINES convencionais. No entanto, ainda apresentam moderados efeitos adversos, como dispepsia e náusea 1.

Qual a função da cox1 e COX-2?

A Cox 1 está associada à produção de prostaglandinas e resulta em diversos efeitos fisiológicos, como proteção gástrica, agregação plaquetária, homeostase vascular e manutenção do fluxo sanguíneo renal. Em contraste, a Cox 2 está presente nos locais de inflamação, sendo, por isso, denominada de enzima indutiva.

Como escolher o Anti-inflamatório?

Antes de pegar o primeiro medicamento apresentado no balcão da farmácia, é necessário analisar a origem e a causa da dor, para então escolher o analgésico ideal. Ao se automedicar, o paciente normalmente não está atento a detalhes como efeitos colaterais e interações medicamentosas que podem gerar consequências graves.

Quais são os AINEs mais utilizados no Brasil?

Os AINE-t incluídos nesses estudos são fundamentalmente os mais utilizados: diclofenaco, ibuprofeno e naproxeno. É o único dos três AINEs citados nesse informativo que está presente na Rename-2012(11). Ibuprofeno é derivado do ácido propiônico, com propriedades anti-inflamatória, analgésica e antipirética.

Porque o paracetamol não é considerado um AINE?

6. Paracetamol (acetaminofeno): Tecnicamente não é um AINE. Tem efeitos analgésicos e antipiréticos, mas efeito insignificante como anti- inflamatório.

Qual melhor horário para tomar celecoxibe?

A dose recomendada de celecoxibe é de 400 mg, inicialmente, seguidos de uma dose de 200 mg por via oral, após 12 horas se necessário, no primeiro dia do tratamento. Nos dias subsequentes, administrar 200 mg duas vezes ao dia, conforme necessário.

Como age o celecoxibe?

O mecanismo de ação do celecoxibe é via inibição da síntese das prostaglandinas, principalmente pela inibição da enzima ciclooxigenase 2 (COX-2). Em concentrações terapêuticas em humanos, celecoxibe não inibe a ciclooxigenase 1 (COX-1). A COX-2 é induzida em resposta a estímulos inflamatórios.

Quanto tempo o celecoxibe faz efeito?

A dor aguda é reduzida cerca de 28 minutos após tomada da dose de Coques (celecoxibe), já a redução dos sintomas da osteoartrite e da artrite reumatoide é percebida em 1-2 semanas de uso da medicação.

Artigo anterior
O que as pedras nos rins pode causar?
Artigo seguinte
Quanto tempo tenho de seguro desemprego?