Qual dos crimes contra a vida não admite a tentativa ou punição se as lesões ao ofendido forem leves?

Perguntado por: Carolina Cátia Moreira  |  Última atualização: 25. Juli 2024
Pontuação: 4.7/5 (15 avaliações)

Passemos agora à análise das alternativas e veremos que o induzimento, instigação ou auxílio ao suicídio é, dentre os crimes contra a vida, o único que inadmite tentativa ou punição se as lesões ao ofendido forem leves.

Quais são os crimes que não admitem tentativa?

É o que veremos a seguir:
  • 1) Crimes Culposos:
  • 2) Crimes preterdolosos:
  • 3) Crimes omissivos próprios:
  • 7) Contravenções Penais:

Quando não se admite tentativa?

Não se admite a tentativa, em regra, nos delitos culposos, unissubsistentes, omissivos próprios, habituais e nas contravenções penais. Considerando que na tentativa o agente não consegue alcançar o resultado pretendido, não é possível a sua caracterização nos crimes culposos (em que o resultado é involuntário).

Qual dos tipos penais descritos abaixo não admite a tentativa?

Contravenções penais (art. 4º, da LCP) que estabelece não ser punível a tentativa.

Quais são os crimes contra a vida?

De acordo com a legislação brasileira, os crimes contra a vida abrangem o homicídio, infanticídio, aborto e o induzimento, instigação ou auxílio ao suicídio. A gravidade desses crimes é notória, pois eles afetam profundamente a sociedade, atingindo o bem mais valioso que é a vida humana.

Tentativa (Direito Penal): Resumo Completo

20 questões relacionadas encontradas

São crimes contra a vida de acordo com o Código Penal?

homicídio, aborto, latrocínio e lesão corporal seguida de morte. extorsão mediante sequestro seguido de morte, rixa seguida de morte, latrocínio, infanticídio e aborto. latrocínio, lesão corporal seguida de morte, difamação e periclitação da vida.

O que é homicídio leve?

O homicídio simples é um crime presente no Código Penal Brasileiro (art. 121) e se refere ao ato de matar outra pessoa de forma dolosa, ou seja, com a intenção de cometer o crime. Este tipo de homicídio é classificado como simples porque não apresenta qualificadores, que aumentam a pena, ou privilégio, que a reduz.

São infrações penais que não admitem tentativa exceto?

os crimes omissivos impróprios.

Quais os crimes que admitem tentativa?

A tentativa é admissível apenas nos crimes plurissubsistentes, no quais a conduta é fracionada em diversos atos que, somados, provocam a consumação. Por isso, é possível que alguém inicie a execução, mas seja impedido de consumar o crime por circunstâncias alheias à sua vontade.

Por que contravenção penal não admite tentativa?

Do ponto de vista material, nada impede que alguém tente alcançar um resultado por meio de conduta tipificada como contravenção penal. Um indivíduo pode ser contido por alguém ao tentar praticar vias de fato, por exemplo.

É admitida a tentativa nos crimes culposos?

“Os crimes culposos não admitem a tentativa. O crime culposo não tem existência real sem o resultado. Há crime culposo quando o agente não quer nem assume o risco da produção de um resultado, previsível, mas que mesmo assim ele ocorre.

O que é admitir tentativa?

O crime admite a tentativa quando puder fracionar o Inter Criminis. Quando não puder ter esse fracionamento, não é possível admitir o crime tentado. Por exemplo, um crime habitual não poderá ter a modalidade tentada. O agente não conseguiu nem mesmo atingir o objetivo pretendido para que o crime fosse consumado.

Quais são os tipos de tentativa?

A tentativa no direito brasileiro pode ser dividida em tentativa perfeita e em tentati- va imperfeita.

É possível tentativa de estelionato?

Consumação e tentativa

Assim, será consumado o crime quando o agente conseguir a vantagem ilícita. A tentativa ocorrerá quando utilizada a fraude, não se consegue enganar a vítima, ou quando se consegue enganar a vítima, mas por outro motivo alheio à vontade do autor, não se obtém a vantagem indevida.

É possível tentativa em crime formal?

Crime formal ou de consumação antecipada: Não é tentativa, mas crime consumado, se o agente obtém o cheque mediante constrangimento embora não consiga recebê-lo.

Quando o crime é considerado tentado?

O relator, ministro Ribeiro Dantas, destacou que, segundo o artigo 14, II, do Código Penal, o crime é considerado tentado quando, iniciada a execução, não se consuma por circunstâncias alheias à vontade do agente.

Em quais hipóteses é inadmissível a tentativa?

É inadmissível a tentativa porque a conduta e o evento se exaurem simultaneamente” (Manual de direito penal: parte especial, v. 2, p. 123).

É possível tentativa no dolo eventual?

A tentativa de homicídio é incompatível com o dolo eventual, uma vez que nela não existe a vontade de produzir o resultado.

O que é crime tentado ou tentativa de crime?

O crime consumado ocorre quando todos os elementos necessários para sua configuração estão presentes e o resultado esperado é alcançado. Já o crime tentado acontece quando o agente inicia a execução do crime, mas não consegue concluí-lo por circunstâncias alheias a sua vontade.

O que é crime permanente exemplo?

Aquele cuja consumação se prolonga durante todo o tempo em que o agente exerce sua conduta anti-jurídica. Exs.: seqüestro ou cárcere privado; redução à condição aná- loga à de escravo; quadrilha ou bando. 1. Duas características apresenta o crime permanente.

É inadmissível a tentativa nos crimes omissivos impróprios?

Os crimes omissivos impróprios não admitem tentativa.

Qual a diferença de desistência voluntária e arrependimento eficaz?

Na desistência voluntária, o agente abandona a execução do crime quando ainda lhe sobra, do ponto de vista objetivo, uma margem de ação. No arrependimento eficaz, não há margem alguma, porque o processo de execução está encerrado, e o agente atua então para evitar que sobrevenha o resultado.” (PACELLI, Eugênio.

Quais são os crimes leves?

A legislação brasileira considera leves crimes como furto simples, porte ilegal de armas, homicídio culposo no trânsito - quando não há intenção de matar -, formação de quadrilha, apropriação indevida, dano a bem público, contrabando, cárcere privado, coação de testemunha durante o andamento do processo, falso ...

Qual é o crime mais leve?

Contravenção (mais leve) – prisão simples até 5 anos; apenas ação penal incondicionada; tentativa não é punível. Ambos são infrações penais, ou seja, de maneira geral, não seria errado classificá-los como crimes, pois não há diferença substancial entre os conceitos.

Quais são os três tipos de homicídio?

HOMICÍDIO - ARTIGO 121 DO CÓDIGO PENAL

São três os tipos (espécies): homicídio simples; homicídio privilegiado; homicídio qualificado.

Artigo anterior
Quem foi responsável pela expulsão dos jesuítas?
Artigo seguinte
Como enviar RMNRB2?