Qual doença causa feridas na pele?

Perguntado por: Irina Coelho de Branco  |  Última atualização: 8. April 2022
Pontuação: 4.7/5 (13 avaliações)

Além do câncer, também existem doenças que provocam feridas na pele. O Bem Estar desta terça-feira (2) falou sobre psoríase, vitiligo, epidermólise bolhosa e também sobre os sinais de alerta para o câncer.

Quais as doenças que aparecem feridas na pele?

O surgimento de feridas no corpo é um problema que preocupa várias pessoas, sendo que muitos têm dúvidas sobre a causa e, por isso, buscam informações sobre o assunto. Além do incômodo, elas podem indicar outras doenças e complicações mais graves.
...
Acompanhe a leitura!
  • Pé diabético. ...
  • Úlcera venosa. ...
  • Câncer. ...
  • Alergias.

O que pode ser a pessoa com feridas no corpo?

Ferida de pele, por definição, é qualquer situação cuja integridade cutânea ou mucosa seja prejudicada, seja por acidentes, traumas, doenças ou cirurgias. As lesões de pele podem ser de fácil cicatrização ou, ainda, exigirem tratamentos mais complexos.

Como se pega a doença erisipela?

Erisipela é uma infecção cutânea causada geralmente pela bactéria Streptococcus pyogenes do grupo A, mas pode também ser causada por Haemophilus influenzae tipo B, que penetram através de um pequeno ferimento (picada de inseto, frieiras, micoses de unha etc.)

Quais são as doenças de pele que não tem cura?

A psoríase e a dermatite atópica têm ainda outras características em comum: as duas são doenças crônicas, ou seja, não têm cura. Além disso, o estresse pode desencadear crises em ambas.

O que é PSORÍASE? Sintomas e características dessa doença inflamatória

29 questões relacionadas encontradas

Quais as piores doenças de pele?

8 doenças de pele sobre as quais você precisa saber
  • 1 - Vitiligo. Provoca a perda de coloração da pele em determinadas regiões. ...
  • 2 - Albinismo. ...
  • 3 - Dermatite atópica. ...
  • 4 - Dermatite de contato. ...
  • 5 - Eczema. ...
  • 6 - Escabiose (ou Sarna) ...
  • 7 - Melasma. ...
  • 8 - Psoríase.

Qual a doença de pele mais comum?

Uma das doenças de pele mais comuns, a acne é provocada pela obstrução dos poros em resposta à inflamação das glândulas sebáceas, que neste caso acabam produzindo o sebo da pele em excesso.

Qual a causa da erisipela na perna?

A erisipela ocorre porque uma bactéria (Estreptococo) penetra na pele; a porta de entrada quase sempre é uma micose entre os dedos (as famosas “frieiras”), mas qualquer ferimento pode desencadear o mal. A pele mais favorável é a das pernas inchadas, principalmente nos pacientes diabéticos, obesos e idosos.

Como tratar erisipela na perna?

Como é feito o tratamento para erisipela. O tratamento da erisipela pode ser realizado através do uso de antibióticos em forma de comprimidos, xaropes ou injeções receitados pelo médico, durante cerca de 10 a 14 dias, além de cuidados como repouso e elevação do membro afetado para ajudar a desinchar a região.

O que é erisipela e fotos?

A erisipela é uma infecção da camada superficial da pele que provoca feridas vermelhas, inflamadas e dolorosas, e se desenvolve principalmente nas pernas, rosto ou braços, apesar de poder surgir em qualquer parte do corpo.

Quando se preocupar com a ferida?

Ligue para o seu médico ao primeiro sinal de infecção, como por exemplo, se ocorrer:
  • Secreção amarelada, amarelo-esverdeada ou uma secreção com mau cheiro saindo de dentro da ferida.
  • Piora da dor, inchaço ou vermelhidão na ferida ou na região em torno dela.
  • Alguma mudança na cor ou tamanho da ferida.

Como é a ferida da sífilis?

A sífilis manifesta-se inicialmente como uma pequena ferida nos órgãos sexuais (cancro duro) e com ínguas (caroços) nas virilhas, que surgem entre a 2ª ou 3ª semana após a relação sexual desprotegida com pessoa infectada. A ferida e as ínguas não doem, não coçam, não ardem e não apresentam pus.

Quais são os tipos de feridas?

As feridas são classificadas de acordo com os mesmos fatores que as causam, divididos nas seguintes propriedades: cirúrgicas, patológicas e traumáticas.
  • Feridas cirúrgicas. São normalmente causadas de forma premeditada e se originam de algum tratamento específico. ...
  • Feridas patológicas. ...
  • Feridas traumáticas.

Qual a diferença entre úlcera e ferida?

As úlceras são lesões superficiais ou profundas na pele ou nas mucosas e são popularmente chamadas de feridas. Podem ter diversas causas, como hereditariedade, doenças pré-existentes e fatores de risco como sedentarismo e tabagismo.

Como curar erisipela rapidamente?

Lavagem com bicarbonato de sódio. O bicarbonato de sódio é uma substância que permite fazer uma limpeza profunda da pele, ajudando no tratamento da erisipela por eliminar algumas das bactérias responsáveis pela doença. Além disso, como tem propriedade anti-inflamatória também reduz o inchaço e a dor.

Qual o melhor antibiótico para tratar erisipela?

O antibiótico mais usado é a penicilina procaína ou cristalina.

O que não se deve comer quando está com erisipela?

Assim, de modo a favorecer uma cicatrização de qualidade, é importante evitar o consumo dos seguintes alimentos:
  1. Abacate. ...
  2. Alimentos industrializados. ...
  3. Camarão. ...
  4. Carnes gordurosas e carne bovina. ...
  5. Embutidos. ...
  6. Fast food. ...
  7. Frituras. ...
  8. Soja.

Qual a cura de erisipela?

A erisipela tem cura quando o tratamento é iniciado rapidamente, porém, em alguns casos, pode voltar a surgir ou tornar-se crônica, sendo mais difícil de eliminar.

Qual exame detecta erisipela?

A maioria das pessoas com erisipela e com celulite não precisa de nenhum exame. A avaliação do médico clínico ou cirurgião vascular faz o diagnóstico. Em alguns casos, o médico pode solicitar exames de sangue ou até mesmo da pele para identificar a bactéria que está causando a infecção.

Como saber se tenho erisipela?

Sintomas da erisipela
  1. Febre alta e calafrios;
  2. Dor de cabeça;
  3. Náuseas e vômito;
  4. Feridas vermelhas na pele, inflamadas e doloridas;
  5. Sensação de queimação na região afetada;
  6. Manchas vermelhas com bordas elevadas.

Como identificar uma doença na pele?

Como saber se você tem uma doença de pele: fique atento a esses sinais
  1. Pele inflamada. ...
  2. Manchas vermelhas com escamas secas esbranquiçadas ou prateadas. ...
  3. Vermelhidão no nariz, queixo, bochechas e testa. ...
  4. Lesões vermelhas e inchadas na pele.

O que é uma dermatite?

Dermatite é uma inflamação na pele que acomete várias áreas do corpo, a qualquer idade. Bastante comum, embora não contagiosa. Existem diferentes tipos de dermatite: dermatite de contato, dermatite alérgica, dermatite atópica, dermatite seborreica, dermatite herpetiforme e dermatite ocre.

Que tipo de doença é XP?

A xerodermia pigmentosa (XP) é uma genodermatose rara, caracterizada por sensibilidade extrema à radiação ultravioleta (UV) induzida por alterações na pele e olhos, e múltiplos cancros da pele. Subdivide-se em 8 grupos de complementação, de acordo com o gene afetado: XPA a XPG, e XP variante (XPV) (ver estes termos).

O que é impinge como se pega?

A impingem é uma doença contagiosa e de caráter dermatológico, causada pelo fungo Tinea corporis. Esse organismo é extremamente resistente às condições ambientais e, quando infecciona a pele, torna-se difícil de ser eliminado se não forem tomadas as medidas certas.

O que é pereba na pele?

É uma infecção superficial da pele causada por bactérias chamadas estreptococos e estafilococos. Também conhecida como piodermite, pereba ou broto. Na maioria dos casos existe uma descontinuidade da pele (lesões de coçadura, picadas de inseto, feridas, etc.)

Artigo anterior
Qual a melhor marca de ração para cães idosos?
Artigo seguinte
Como fazer para desentupir?