Qual das seguintes reações metabólicas de fase II torna um metabólito de fase I facilmente Excretável pela urina *?

Perguntado por: Vitória Gonçalves de Neves  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (69 avaliações)

3. Qual das seguintes reações metabólicas de fase II torna um metabólito de fase I facilmente excretável pela urina? Oxidação.

O que é metabolismo de fase 2?

Segunda fase (conjugação): é uma fase imprescindível para a excreção do fármaco, pois o torna lipossolúvel. As reações de conjugação são: glucação (conjugação do fármaco a uma molécula de ácido glicurônico, que é mais comum), sulfatação e acetilação.

Qual as funções de reação da metabolização biotransformação de fase Ie fase II?

As reações químicas da biotransformação enzimática são classificadas como reações de: Fase I e Fase II. Reações de Fase I do Metabolismo: Convertem o fármaco original em um metabólito mais polar através de reações de oxidação, redução ou hidrólise.

São reações de fase II que fazem parte do processo de biotransformação dos fármacos?

As reações de biotransformação de fase II, também chamadas de reações de conjugação, incluem glicuronidação, sulfonação (mais conhecida como sulfatação), acetilação, metilação, conjugação com glutationa e conjugação com aminoácidos.

São reações de fase II Glicuronidação e acetilação?

São reações de fase II: glicuronidação e acetilação. c. Glicuronidação é a reação de conjugação mais comum da fase II e produz metabólito mais hidrossolúvel facilitando a eliminação.

PRINCIPAIS SINTOMAS DA INFECÇÃO URINÁRIA

23 questões relacionadas encontradas

São reações que compõem o metabolismo de fase II?

As reações na fase II englobam a conjugação com alguma substância endógena (p. ex., ácido glucurônico, sulfato, glicina); essas reações são sintéticas.

São reações de Fase II são oxidação redução e hidrólise?

D As reações de fase I envolvem conjugação de um grupo reativo e, normalmente, levam à formação de produtos inativos, facilmente eliminados. As reações de fase II envolvem oxidação, redução e hidrólise, formando produtos quimicamente menos reativos.

Qual a importância da fase 2?

Já as enzimas de fase II (conjugação) facilitam a eliminação dos fármacos e a inativação dos metabólitos eletrofílicos potencialmente tóxicos produzidos pela oxidação. Estas reações produzem metabólitos mais hidrossolúveis com pesos moleculares maiores, o que facilita sua eliminação.

Quais os fatores que influenciam na biotransformação de fármacos?

A biotransformação ocorre principalmente no fígado, nos rins, nos pulmões e no tecido nervoso. Entre os fatores que podem influenciar o metabolismo dos fármacos estão as características da espécie animal, a idade, a raça e fatores genéticos, além da indução e da inibição enzimáticas.

Como ocorre o processo de biotransformação?

Biotransformação, transformação metabólica ou bioconversão é o processo em que substâncias como fármacos, nutrientes, dejetos e toxinas dentro de um organismo, passam por reações químicas, geralmente mediadas por enzimas, que o convertem em um composto diferente do originalmente administrado.

O que é metabolismo de fase Ie qual a sua finalidade?

As reações de fase I introduzem ou expõe um grupo funcional no fármaco parental. As reações de fase I geralmente levam à perda da atividade farmacológica, embora haja exemplos de manutenção ou aumento da atividade.

O que é metabolismo de fase 1?

O metabolismo de fase I compreende também reações hidrolíticas que podem ocorrer no fígado e no plasma. Estas reações são catalisadas por hidrolases que transformam amidas, ésteres e outras funções derivadas dos ácidos carboxílicos (ácidos hidroxâmicos, hidrazidas, nitrilas e carbamatos) em metabólitos polares.

Qual o objetivo principal da fase de biotransformação?

O principal objetivo da biotransformação é tornar os compostos suficientemente ionizáveis para viabilizar sua excreção, e iniciar a eliminação de um composto estranho ao organismo (BIDLACK; BROWN; MOHAN, 1986).

O que é metabolismo de primeira e segunda passagem?

Metabolismo de primeira passagem (também conhecido como metabolismo pré-sistêmico ou efeito de primeira passagem) é um fenômeno do metabolismo dos fármacos no qual a concentração do fármaco é significantemente reduzida (e inativada) pelo fígado antes de atingir a circulação sistêmica.

Qual é o objetivo principal do metabolismo hepático reação de fase 1 e 2?

IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DE METABOLISMO

O metabolismo desempenha, assim, um importante papel na eliminação de fármacos, e impede que estes compostos permaneçam por tempo indefinido no nosso organismo11. As reações metabólicas são divididas em fase 1 (oxidação, redução e hidrólise) e fase 2 (conjugação).

Quais são as etapas do metabolismo?

O metabolismo pode ser dividido em duas "fases": catabolismo e anabolismo.

Quais fatores podem influenciar na eficácia clínica de um fármaco?

Numerosos fatores podem impedir este intento. Tais fatores são organizados em basicamente quatro etapas farmacocinéticas: absorção, distribuição, metabolismo e excreção.

Quais as possíveis consequências da biotransformação em uma substância química?

Porém uma conseqüência é que muitas moléculas, após sofrerem estas modificações (biotransformação), tornam-se muito reativas, podendo causar danos teciduais, além disso, como alguns xenobióticos têm a capacidade de induzir ou inibir a produção de certos citocromos P450, a exposição ou a utilização simultânea de ...

Quais são as proteínas que os fármacos atuam após a biotransformação?

Há quatro tipos principais de proteínas reguladoras que normalmente atuam como alvos farmacológicos primários: Receptores. Enzimas. Moléculas carregadoras (transportadoras)

Qual a importância clínica de indutores e inibidores enzimáticos?

Os agentes indutores costumam ser, eles mesmo, um substrato para as enzimas induzidas; por isso, o processo pode resultar no lento e gradual desenvolvimento de tolerância. - Inibição Enzimática:diminui o metabolismo e ,consequentemente, aumenta a ação de outros fármacos metabolizados pela enzima.

Qual a importância de estudar os receptores?

Esse conhecimento permite empregar os medicamentos de forma mais objetiva, melhorando o tratamento. Os receptores são macromoléculas que participam da sinalização química entre as células e no seu interior; podem estar localizados na membrana da superfície celular ou no citoplasma.

Qual a importância da farmacodinâmica?

A farmacodinâmica (dinâmica do medicamento) envolve a ação de um medicamento no organismo humano. A farmacodinâmica descreve as seguintes propriedades dos medicamentos: Efeitos terapêuticos (como alívio da dor e diminuição da pressão arterial) Efeitos colaterais (consulte Ação farmacológica.

São exemplos de oxidação?

São exemplos de situações em que ocorre oxidação:
  • Combustão. A combustão de uma material também é um indicativo de oxidação. ...
  • Algumas reações orgânicas. Em toda reação orgânica que ocorre na presença dos meios listados a seguir, ocorre o processo de oxidação: ...
  • Pilhas ou baterias. ...
  • Eletrólise.

Quais as 4 etapas da farmacocinética?

A farmacocinética se divide em absorção, distribuição, metabolização e excreção.

Quando ocorre hidrólise?

Hidrólise é a quebra de uma molécula maior em moléculas menores na presença de água. Hidrólise salina ocorre quando um sal apresenta cátion de base fraco ou ânion de ácido fraco. A hidrólise das proteínas degrada essas macromoléculas em unidades menores, os aminoácidos.

Artigo anterior
O que são nichos no marketing digital?
Artigo seguinte
Qual é a principal informação que os índices de liquidez transmitem?