Qual das organelas abaixo é responsável pela digestão intracelular?
Perguntado por: Duarte Paiva | Última atualização: 28. April 2022Pontuação: 4.1/5 (13 avaliações)
(Urca) Os lisossomos são organelas citoplasmáticas responsáveis pela digestão intracelular. Atuam como verdadeiras “máquinas” de desmonte de substâncias que são fagocitadas pela célula.
Qual organela é responsável pela respiração intracelular?
As mitocôndrias são organelas membranosas, ou seja, envolvidas por membrana, que ficam imersas no citoplasma das células. II. Tais organelas são responsáveis pela respiração celular. Esse fenômeno permite à célula obter a energia química contida nos alimentos absorvidos.
O que faz a digestão intracelular?
Digestão intracelular - tipo de digestão em que o ser vivo, utilizando expansões celulares de duração temporária, envolve partículas alimentares, formando vesículas fagocíticas para onde são lançadas enzimas. Formam-se assim vacúolos digestivos onde ocorre a digestão intracelular.
O que é mitocôndria e qual sua função?
As mitocôndrias são organelas celulares presentes praticamente em todas as células eucarióticas e responsáveis pelo processo de respiração celular. Elas são encontradas em maior número em células e nas regiões celulares em que há maior gasto energético.
Qual é a função do citoesqueleto?
Dentre as funções desses filamentos, destacamos a manutenção, bem como a alteração da forma da célula, movimentação da célula (movimento ameboide) e, no citoplasma (células vegetais), contração e divisão celular.
Aula9 - lisossomos (digestão intracelular - ação das enzimas digestivas)
Qual é a principal função do citoplasma?
O citoplasma possui como sua principal função a sustentação esquelética da célula por meio da estrutura de filamentos e túbulos proteicos.
Qual a função do citoesqueleto e que organismos o apresentam?
O citoesqueleto é uma rede complexa de fibras encontrada nas células eucariontes que as permite adotar diversos formatos e executar os mais variados movimentos. Ele é composto por três tipos de estruturas moleculares: os microtúbulos, os microfilamentos ou filamentos de actina e os filamentos intermediários.
Quais são os principais componentes do citoesqueleto e suas funções?
Os componentes do citoesqueleto são os microfilamentos, os filamentos intermediários e os microtúbulos. Os microfilamentos, também conhecidos como citoesqueleto de actina, formam uma estrutura complexa responsável pelo controle da forma celular, distribuição das proteínas de membrana e tráfego intracelular.
Qual a constituição dos componentes do citoesqueleto?
Nas células vegetais, o citoesqueleto, geralmente, é constituído pelos microtúbulos e filamentos de actina. Ainda que o filamento intermediário possa estar presente em algumas células, sua função e estrutura ainda são pouco estudadas.
Quais os tipos de citoesqueleto?
Nos eucariontes, existem três tipos de fibras proteicas no citoesqueleto: os microfilamentos, filamentos intermediários e microtúbulos.
Qual componente do citoesqueleto participa da mitose?
Os microtúbulos são formados por polímeros proteicos em formato de tubos, com aproximadamente 20 nanômetros de diâmetro. Entre suas funções, destacam-se: transporte de vesículas e organelas membranosas; formam cílios e flagelos; além de serem responsáveis, durante a mitose, pela formação dos fusos mitóticos.
Qual a função dos cloroplastos nas células vegetais?
Os cloroplastos são organelas celulares responsáveis, principalmente, pelo processo de fotossíntese.
Qual alternativa representa uma das funções do citoesqueleto?
Alternativa “e”.
(UFPEL) O citoesqueleto é formado por um conjunto de filamentos (actina, filamentos intermediários e microtúbulos) presentes no citoplasma das células. Ele é responsável por várias funções celulares e, por isso, é uma estrutura altamente dinâmica que se modifica conforme a necessidade das células.
O que é citoesqueleto como está estruturado?
O citoesqueleto é uma estrutura dinâmica que está presente no citoplasma das células. Ele se assemelha a uma rede, sendo formado por microtúbulos e microfilamentos (intermediários e de actina) constituídos de proteínas. Nos microtúbulos encontramos a proteína chamada de tubulina.
Quais são as principais características do citoplasma?
→ Características do citoplasma
O citoplasma é formado por um líquido viscoso que se deposita entre as organelas. Esse líquido é chamado de citosol ou matriz citoplasmática e é constituído de várias substâncias, como aminoácidos, proteínas, nutrientes, íons e água, a qual compõe cerca de 80% dessa solução.
Qual a função do citoplasma e núcleo?
Membrana Plasmática: película que reveste, protege e delimita a célula. Citoplasma: material líquido localizado entre a membrana e o núcleo. Núcleo: responsável pelo material genético. ... Parede celular: tem a função de proteger e sustentara célula.
O que é citoplasma da célula?
Citoplasma é o nome dado à região interna da célula, sendo, na célula eucarionte, localizada entre a membrana plasmática e a membrana do núcleo. Como a célula procarionte não possui núcleo definido, podemos dizer que o citoplasma é sua região interna.
Como a mitocôndria funciona?
As mitocôndrias funcionam como um sítio do processo de respiração celular. Esse processo metabólico extrai energia armazenada na glicose e também em outros combustíveis orgânicos, havendo decomposição desses combustíveis, na presença de oxigênio, em gás carbônico e água.
Qual é a importância das mitocôndrias?
A mitocôndria é comumente reconhecida pela sua capacidade de produção energética (ATP) em uma célula eucariótica, mas essa organela também apresenta um papel essencial em diversas outras funções vitais para a célula, como a sinalização celular a partir da produção de espécies reativas de oxigênio (HAMANAKA; CHANDEL, ...
O que produz a mitocôndria?
Mitocôndrias x produção de energia
A molécula de ATP representa a energia da célula e é produzida nas mitocôndrias através da chamada respiração celular, que utiliza a energia química encontrada em nutrientes. É como se fosse um depósito de energia usado nas reações químicas das células.
Quais são os animais que realizam a digestão intracelular?
Nos animais pluricelulares mais simples, como as esponjas, a digestão é exclusivamente intracelular e ocorre no interior de células especiais conhecidas como coanócitos e amebócitos. Nos celenterados e platelmintos, já existe uma cavidade digestiva incompleta, isto é, como uma única abertura - a boca.
Quem faz digestão extracorpórea?
2 – Digestão Extracelular
É aquela em que o processo de digestão ocorre totalmente no sistema digestório do animal. Nós, seres humanos, possuímos esse tipo de digestão. Órgãos como, por exemplo, estômago, fígado e intestino atuam nesse processo.
Qual a diferença entre a digestão intracelular e extracelular?
Diferentemente do que ocorre na digestão intracelular, na extracelular tudo o que é ingerido pelos seres é fragmentado dentro de órgãos, portanto as células não desempenham esse papel diretamente. Esse processo digestivo surgiu a medida que os seres vivos foram evoluindo e ficando mais complexos.
Como o Botox é eliminado do organismo?
Como desbloquear o cartão da Caixa pelo WhatsApp?