Qual das alternativas abaixo apresenta características da sociedade do Egito Antigo?

Perguntado por: Alexandre Lourenço  |  Última atualização: 9. Januar 2022
Pontuação: 4.9/5 (30 avaliações)

Questão 3. Qual das alternativas abaixo apresenta características da sociedade do Egito Antigo? Os escribas tinham muito poder na sociedade egípcia, mais do que o faraó, pois sabiam ler e escrever. Os sacerdotes tinham pouca importância social, pois a religião não era muito valorizada pela sociedade egípcia.

Quais as características da sociedade do Egito antigo?

A sociedade egípcia é caracterizada por ser completamente hierárquica, onde a possibilidade da mobilidade social é quase nula. Cada “classe social” possuía suas funções perante o estado, sendo quem tinha menos poder deveria obedecer quem estava acima.

Quais os nomes dos integrantes da sociedade egípcia?

A população do antigo Egito era dividida em classes sociais. A primeira era constituída pelos membros da família real. Depois, os sacerdotes, os nobres, os escribas, os guerreiros, os mercadores e os artesões. Os lavradores, operários e servos faziam parte da classe baixa da população.

Por que os egípcios Mumificavam os corpos dos Faraos e pirâmides?

Os egípcios desenvolveram avançadas técnicas de mumificação para a preservação dos corpos, pois acreditavam na imortalidade e no retorno à vida após a morte. ... Para os egípcios, a morte seria passageira e a vida retornaria para o corpo, porém o retorno à vida aconteceria somente se o corpo do moribundo fosse conservado.

Quais são os principais legados deixados pela civilização egípcia para a humanidade?

Quais os principais legados deixados pela civilização egípcia para a humanidade? Democracia, graças ao sistema político no Egito Antigo (sistema de eleições diretas). Conhecimentos marítimos, em função da construção de grandes embarcações capazes de navegar por todos os oceanos.

Estudo dos aspectos e características da sociedade do Egito antigo

32 questões relacionadas encontradas

Quais os principais legado?

Legado Romano - Sua Pesquisa.

Qual legado a civilização egípcia deixou para a posteridade?

Por esse motivo, ficaram conhecidos pela criação do processo de mumificação de faraós e importantes nomes do império, além da construção das famosas pirâmides do Egito que, na crença egípcia, eram os túmulos e a “segunda casa” dos faraós.

Qual a relação entre a mumificação e as pirâmides do Egito?

Os egípcios, povos politeístas, acreditavam na vida eterna após a morte, em que o espírito do falecido voltava para tomar seu corpo. Para abrigar o cadáver, construíram as pirâmides. E para preservar o corpo (enquanto o espírito não retornava) inventaram a mumificação.

Qual o motivo pelo qual os faraós eram mumificados?

A mumificação é uma técnica usada para preservar humanos e animais. Os egípcios acreditavam que se tratava de um processo essencial para assegurar a passagem do morto para a outra vida, por isso, quando um egípcio morria, os embalsamadores recolhiam o corpo para um local próprio, onde procediam à mumificação.

Qual é a importância das pirâmides?

As pirâmides do Egito são importantes monumentos do Egito Antigo. As estruturas feitas de pedra calcária foram construídas para guardar os corpos dos faraós, que, na época, eram vistos pela civilização egípcia como uma espécie de divindade escolhida para serem mediadores entre deuses egípcios e humanos.

Qual é o nome dos integrantes da sociedade egípcia governaram o Egito com autoridade máxima?

O faraó era a autoridade máxima, considerado como um deus que habitava na terra. Os sacerdotes, os militares e os escribas ganharam, lentamente, importância nesta sociedade. Os artesãos, camponeses e os pequenos comerciantes sustentavam a sociedade egípcia através do seu trabalho e dos impostos que pagavam.

Qual o nome dos integrantes da sociedade inca?

A sociedade inca era dividida em três grupos, que se organizavam hierarquicamente formando uma pirâmide: na base ficavam os yanaconas, que eram escravos selecionados para proteger seus senhores; na parte do meio da pirâmide ficavam os nobres que eram membros da família do Inca ou descendentes dos chefes de clãs; e os ...

Como estava dividida a sociedade egípcia *?

sociedade egípcia era dividida em 7 níveis, que, de cima para baixo, eram: o faraó, a nobreza, os escribas, os soldados, os artesãos, camponeses e escravos.

Quais são as principais características do Egito?

Egito é um dos países que compõem o Continente Africano, além de ser parte do Oriente Médio. Possui o rio Nilo como uma das fontes de economia. ... Os habitantes tem como principal meio de sobrevivência o rio Nilo, responsável por gerar irrigação e contribuir na agricultura.

Quais as características sobre egípcia?

A sociedade egípcia era marcada por uma profunda religiosidade. Politeístas, adoravam diversos deuses: Amon-Ra, protetor dos faraós; Ptah, protetor dos artesãos; Thot, deus da ciência e protetor dos escribas; Ambis, protetor dos embalsamentos; Maat, deusa da justiça, entre outros.

Como era feita a mumificação dos faraós?

A técnica de mumificação mais comum começava com a retirada do cérebro, pelo nariz ou por uma abertura no crânio. Depois, era feito um corte na virilha esquerda, onde o embalsamador enfiava a mão para retirar todos os órgãos. ... O próximo passo era enfaixar o corpo, a começar pelos dedos dos pés ou das mãos.

Quem podia ser mumificado no Egito antigo?

Inicialmente, só o faraó podia ser mumificado. Após o Antigo Império, o privilégio foi estendido aos nobres e, pouco a pouco, a todos que pudessem pagar. Por ser um processo caro e demorado, praticavam-se mumificações mais simples, conforme os rendimentos da família do morto. Não era exclusiva aos seres humanos.

Como era o processo da mumificação?

Mumificação é o nome do processo aprimorado pelos egípcios em que retiram-se os principais órgãos, dificultando assim a sua decomposição. Geralmente, os corpos são colocados em sarcófagos de pedra e envoltos por faixas de algodão ou linho. Após o processo ser concluído são chamadas de múmias.

Qual a função da mumificação para a sociedade egípcia?

Os antigos egípcios, motivados por questões religiosas, conservavam o corpo de seus mortos através da mumificação. ... Desse modo, após a morte, buscando garantir sua existência, realizava-se a mumificação, ou seja, a preservação do corpo físico.

Quem estava enterrado nas pirâmides?

As pirâmides do Egito são túmulos construídos em pedra para abrigar os corpos dos faraós.

O que é mumificação Brainly?

Mumificação é o nome do processo aprimorado pelos egípcios em que retiram-se os principais órgãos, dificultando assim a sua decomposição. Geralmente, os corpos são colocados em sarcófagos de pedra e envoltos por faixas de algodão ou linho.

Qual legado do Egito?

Da Biblioteca e Farol de Alexandria à Grande Pirâmide de Gizé, os antigos egípcios produziram várias maravilhas do mundo, revolucionaram a arquitetura e a construção, criaram alguns dos primeiros sistemas de matemática e medicina do mundo e estabeleceram a linguagem e a arte que se espalham pelo mundo.

Qual a importância do Egito antigo para a humanidade?

Além de ser o grande centro político e tecnológico do mundo antigo, o Egito era considerado o celeiro do mundo. Alguns avanços culturais do antigo Egito costumam surpreender os pesquisadores até os dias de hoje.

Quais são as principais características da pintura egípcia?

Características da Pintura Egípcia

Ausência de três dimensões; Ausência de sombra; Utilização de cores convencionais.

Quais os legados de Roma nos dias de hoje?

O alfabeto, a numeração, os templos, os aquedutos e outros monumentos incríveis como o Coliseu e o Panteão fazem parte de um vasto legado deixado por este povo. Aqui mostramos as principais marcas deixadas por este império e que ainda perduram no mundo atual. Confira.

Artigo anterior
Como se escreve eles têm ou eles têm?
Artigo seguinte
Quando emitir DARF ações?