Qual contribuição de Vygotsky para a pesquisa do desenvolvimento infantil?

Perguntado por: Melissa Leonor Torres Jesus  |  Última atualização: 29. April 2022
Pontuação: 4.4/5 (42 avaliações)

Vygotsky foi um clássico do pensamento pedagógico, um marco para a educação, deixando vários legados, sendo eles: interação social, a linguagem como ferramenta cultural, a importância dos recursos culturais presentes no ambiente e a interação docente-educando.

Qual a contribuição de Vygotsky para a análise do desenvolvimento infantil?

Os estudos de Vigotski sobre o desenvolvimento humano e, especificamente, sobre o desenvolvimento infantil fazem uma contribuição central para orientar a construção desses novos conhecimentos: orientam uma nova compreensão e um novo olhar sobre a criança, sobre a infância e sobre a educação da infância.

O quê Vygotsky fala sobre o desenvolvimento infantil?

A teoria de Vygotsky aponta que a criança nasce com funções psicológicas elementares e que com o aprendizado da cultura e as experiências adquiridas, essas funções tornam-se funções psicológicas superiores, que são o comportamento consciente, a ação proposital, capacidade de planejamento e pensamento abstrato.

Quem foi Vygotsky e qual a sua importância para o estudo do desenvolvimento humano?

A teoria de aprendizagem de Vygotsky — psicólogo bielorrusso que morreu há mais de 80 anos — tem uma ênfase importante no papel das relações sociais no desenvolvimento intelectual. ... Afinal, a base de seus estudos é a psicologia evolutiva e a perspectiva usada para concebê-los é a da função social do professor.

Como o meio na Perspectiva de Vygotsky pode influenciar no desenvolvimento infantil?

Vigotski lembra que, com o crescimento físico e psicológico, o meio dela se expande, ou seja, novos elementos e aspectos desse crescimento ocupam a cena produzindo novos efeitos. Mas isso ocorre porque a criança passa a ter outras necessidades que as condições anteriores do meio não satisfazem.

PIAGET, VYGOTSKY E WALLON | CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS

35 questões relacionadas encontradas

Qual é o meio que influencia no comportamento e no modo de pensar das crianças?

Contexto de pesquisa

Embora muitos estudos tenham mostrado relações ente os pensamentos e as ações dos pais, é cada vez maior o número de estudos que se voltam para a maneira como o pensamento dos pais influencia o comportamento dos filhos, sendo as ações o elemento de conexão.

Como a teoria de Vygotsky pode ser aplicada na sala de aula?

Veja exemplos de como aplicar a teoria na rotina de sala de aula: Estimule a interação entre colegas: ainda que a mediação do professor seja um dos principais pontos destacados pela teoria, a interação da criança com seus pares não deve ser negligenciada.

Como Vygotsky entende o homem e seu desenvolvimento?

Vygotsky entende o homem e seu desenvolvimento numa perspectiva sociocultural, ou seja, percebe que o homem se constitui na interação com o meio em que está inserido (RESENDE, 2009). Por isso, sua teoria ganhou o nome de socioconstrutivismo, sendo também denominada sociointeracionismo.

Qual a importância de Vygotsky para a educação?

Vygotsky foi um clássico do pensamento pedagógico, um marco para a educação, deixando vários legados, sendo eles: interação social, a linguagem como ferramenta cultural, a importância dos recursos culturais presentes no ambiente e a interação docente-educando.

Quais são as principais ideias de Vygotsky?

Resumo: os pilares básicos do pensamento de Vygotsky
  • O cérebro é um sistema aberto, pois é mutável. ...
  • O funcionamento psicológico tem como base as relações sociais, dentro de um contexto histórico e cultural;
  • A cultura é parte essencial do processo de construção da natureza humana;

O que Jean Piaget e Lev Vygotsky falam sobre as 4 fases do desenvolvimento infantil?

A teoria de Piaget considera que o desenvolvimento infantil consiste em quatro fases no que diz respeito à cognição: sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal.

Qual é para Vygotsky o elemento chave do desenvolvimento e da aprendizagem?

A linguagem é um signo mediador por excelência por isso Vygotsky a confere um papel de destaque no processo de pensamento. Sendo esta uma capacidade exclusiva da humanidade. Através da fala podemos organizar as atividades práticas e das funções psicológicas.

Qual foi uma das maiores contribuições de Vygotsky?

Uma das maiores contribuições de Vygotsky à teoria da educação foi o que ele denominou de zona de desenvolvimento proximal, que é a amplitude entre o nível de capacidade cognitiva observável, ou o desempenho da criança onde ela está no momento presente, em termos cognitivos, e a capacidade latente, a competência que ...

Quem foi lev semenovich Vygotsky e quais contribuições de sua teoria a educação?

Lev Vygotsky (1896-1934) foi um grande psicólogo russo que percorreu por diversos âmbitos da educação, além de produzir diversos trabalhos científicos, principalmente relacionados ao trabalho intelectual, na qual foi pioneiro no desenvolvimento intelectual das crianças, que acontece a partir da interação com meio ...

Qual a importância da teoria de Vygotsky?

Vygotsky atribui importância a linguagem, pois além da função comunicativa, ela é essencial no processo de transição do interpessoal em intramental; na formação do pensamento e da consciência; na organização e planejamento da ação; na regulação do comportamento e, em todas as demais funções psíquicas superiores do ...

Qual o principal legado de Vygotsky para a compreensão do aprendizado e dos processos educativos?

Ele concluiu que a qualidade do processo de aprendizagem dependia da interação entre meio e indivíduo. O sujeito adquire conhecimento a partir das relações interpessoais de troca com o seu meio, mesmo as características individuais são resultado da construção da sua relação com o outro coletivo.

Quais as contribuições de Vygotsky para a alfabetização?

O conceito de desenvolvimento e aprendizagem em Vygotsky é fundamental para a alfabetização de adultos porque deixa claro que a aquisição da escrita não se processa espontaneamente em ambientes culturais. Há necessidade da intervenção intencional, sistematizada, do profissional alfabetizador, em ambiente escolar.

Quais são as três maneiras de se ver a relação desenvolvimento aprendizagem apontadas por Vigotsky e como ele vê essa relação?

Sua obra mais difundida e marcante é o livro “Psicologia pedagógica”. Para Lev Vygotsky, as três maneiras de se ver a relação de desenvolvimento aprendizado são elencadas como: a Zona de desenvolvimento proximal (ZDP), Nível de desenvolvimento real (NDR), Nível de desenvolvimento potencial (NDP).

Qual é o conceito de Vygotsky?

Para Vygotsky, a cultura molda o psicológico, isto é, Determina a maneira de pensar. Pessoas de diferentes culturas têm diferentes perfis psicológicos. As funções psicológicas de uma pessoa são desenvolvidas ao longo do tempo e mediadas pelo social, através de símbolos criados pela cultura.

O quê Vygotsky quis dizer ao afirmar que o ensino deve se adiantar ao desenvolvimento?

O ensino, para Vygotsky, deve se antecipar ao que o aluno ainda não sabe nem é capaz de aprender sozinho, porque, na relação entre aprendizado e desenvolvimento, o primeiro vem antes.

Qual o papel do professor na teoria de Vygotsky?

Foi nesse sentido que Vigotski concebeu o papel do professor em sua abordagem teórica. Na obra “Psicologia Pedagógica”, publicada em 1924, o autor já elucidava o papel do professor. Ele “é o organizador do meio social educativo, o regulador e controlador de suas interações com o educando” (p. 76).

Como a teoria da mediação de Vygotsky pode contribuir no contexto da educação profissional?

Portanto, acredita-se que as teorias de Vygotsky podem contribuir com práticas mais signifi- cativas na educação profissional, enfatizando uma perspectiva mais emancipadora dos sujeitos, que valoriza os conhecimentos prévios dos alunos, uma maior integração entre teoria e prática, valori- zação da diversidade cultural, ...

Como Psicologia da aprendizagem pode contribuir para o papel do professor?

Se o papel do professor é ensinar e o do aluno é aprender, a psicologia da aprendizagem tenta contribuir como uma ponte, para que este processo, que nós chamamos de ato pedagógico, tenha êxito.

O que influencia no desenvolvimento infantil?

Fatores extrinsecos e intrínsecos podem influenciar no desenvolvimento infantil, tais como: condições nutricionais, ambientais, a estimulação familiar, o padrão cultural, o nível educacional e socioeconômico da família.

Quais os aspectos influenciam no desenvolvimento infantil?

Os fatores que influenciam o desenvolvimento humano são: hereditariedade, crescimento orgânico, maturação neurofisiológica e meio. Hereditariedade: é a carga genética do indivíduo que será capaz de estabelecer a sua potencial, que poderá ou não se desenvolver.

Artigo anterior
O que é uma visão estratégica?
Artigo seguinte
Quem comeu o Titã blindado?