Qual comprimido Você acha que se dissolveu por completo mais rapidamente o triturado ou inteiro?

Perguntado por: Mário Nunes  |  Última atualização: 28. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (7 avaliações)

Um exemplo é quando dissolvemos um comprimido efervescente triturado: ele se dissolve mais rapidamente do que se estivesse inteiro, isto acontece porque aumentamos a superfície de contato que reage com a água.

Que comprimido dissolve mais rapidamente porque?

Os antiácidos efervescentes quando triturados se dissolvem com uma velocidade maior do que se estiver em forma de comprimido inteiro, isto porque a superfície de contato fica maior para reagir com a água.

Qual comprimido foi dissolvido primeiro o triturado ou inteiro?

O comprimido triturado foi dissolvido primeiro e os alunos puderam concluir que a trituração do comprimido pode ser comparada a mastigação, pois triturar o alimento ajuda na digestão.

Quanto tempo um comprimido efervescente demora para se desfazer na água fria?

Observe na ilustração abaixo que o comprimido triturado demora apenas 28 segundos para terminar de reagir, enquanto que o comprimido inteiro demora 1 minuto e 4 segundos.

Porque o comprimido efervescente dissolve mais devagar na água gelada?

Porque o calor ajuda na reação. O comprimido é formado basicamente por carbonato, bicarbonato de sódio e um ácido. Quando colocadas na água, essas substâncias reagem. Como em qualquer outra combinação química, o calor acelera o processo.

Desmanche comprimido facilmente com seringa

28 questões relacionadas encontradas

O que acontece quando um comprimido efervescente é colocado na água?

A reação desses comprimidos com água produz e libera gás carbônico (CO2), responsável pela formação de bolhas e pela eructação (arroto) após a ingestão do medicamento.

Que etapa do experimento de Julia pode ser comparada à mastigação?

b) Que etapa do experimento de Júlia pode ser comparada à mastigação? Os alunos devem concluir que a trituração do comprimido pode ser comparada à mastigação.

Qual é a etapa do experimento pode ser comparada à mastigação?

b) Que etapa do experimento pode ser comparada a mastigação? A trituração do comprimido pode ser comparada a mastigação. ... Espera-se que os alunos concluam que triturar o alimento facilita a digestão, por isso, mastigar bem é importante.

Qual a relação entre a dissolução dos comprimidos efervescentes e o processo de mastigação e digestão?

Também foi observado que a mastigação é de suma importância para o processo da digestão, pois os alimentos que são mastigados corretamente tem uma digestão mais rápida, enquanto aqueles que não são bem mastigados resultam em uma digestão mais lenta. Este processo foi observado com os comprimidos efervescentes.

O que diminui a velocidade da reação?

Química. Os principais fatores que alteram a velocidade das reações são a superfície de contato, a temperatura, a concentração dos reagentes e o uso de catalisadores.

Porque o sal se dissolve mais rápido na água quente?

Quanto mais refinado for o sal, maior a superfície de contato do sal com a água. Um aumento da temperatura faz com que as partículas tenham maior energia cinética, o que facilita a dissolução. Dessa forma, o sal refinado em água quente terá dissolução mais rápida.

Quanto maior for a energia de ativação mais rápida será a reação?

Assim, quanto maior a energia de ativação, mais difícil será para que a reação ocorra e, consequentemente, ela se dará de forma mais lenta. O contrário também é verdadeiro, reações com uma menor energia de ativação ocorrem com maior velocidade.

Quais fatores influenciam no tempo de dissolução do comprimido efervescente?

Superfície de contato: um aumento da superfície de contato aumenta a velocidade da reação. Um exemplo é quando dissolvemos um comprimido efervescente triturado: ele se dissolve mais rapidamente do que se estivesse inteiro, isto acontece porque aumentamos a superfície de contato que reage com a água.

Qual a reação química do comprimido efervescente?

O comprimido efervescente, em contato com água, produz uma reação química que libera gás carbônico (as bolhas que vemos subir).

Que comparação podemos fazer entre a trituração dos comprimidos e a mastigação dos alimentos?

Para o professor: podemos observar que o comprimido triturado se dissolve bem mais rapidamente do que o inteiro. Isso, na digestão, faz referência ao tamanho dos alimentos. Quanto mais mastigarmos os alimentos, menores serão os pedaços e estes serão absorvidos pelo organismo com maior rapidez.

Qual é a relação entre o experimento é o que acontece com os alimentos da boca?

O sistema digestório ou digestivo dos seres humanos é composto por um conjunto de órgãos responsáveis pela ingestão, digestão e absorção dos alimentos. O intuito foi observar as reações químicas que simulam o que acontece ao ingerir um alimento. ...

O que acontece com um comprimido efervescente?

As fórmulas dos medicamentos efervescentes podem variar, mas em geral, são compostas pelo princípio ativo, um ácido orgânico e uma base carbonada. Ao entrar em contato com qualquer bebida com água, o remédio se dissolve e libera bolhas de gás carbônico.

Qual é a causa da efervescência observada?

Quando ocorre a liberação de gás de uma solução líquida, denominamos este efeito efervescência. Essa liberação é caracterizada por um espumejar ou estalido e pode ser observada, por exemplo, na adição de água oxigenada em um ferimento. Ela ocorre quando os reagentes não são substâncias gasosas.

Pode tomar vitamina C efervescente com água gelada?

Se colocamos dois comprimidos efervescentes inteiros, um em água fria e outro em água quente, o que está na água quente reagirá muito mais rápido. Isso ocorre porque o aumento da temperatura aumenta a energia cinética das moléculas, aumentando os números de colisões e, consequentemente, a velocidade da reação.

Quais são os fatores que afetam a velocidade de reação?

A velocidade das reações pode ser influenciada por diversos fatores, entre os principais estão: temperatura, concentração, superfície de contato e catalisadores.

O que você faria para aumentar a velocidade de dissolução de um comprimido efervescente em água?

O que você faria para aumentar a velocidade de dissolução de um comprimido efervescente em água? I) Usaria água gelada. II) Usaria água a temperatura ambiente. III) Dissolveria o comprimido inteiro.

Quais as duas condições fundamentais para que uma reação ocorra?

Algumas condições para a ocorrência de reações químicas são: afinidade entre os reagentes, contato entre eles, colisão efetiva entre suas moléculas e a energia de ativação.

Como a energia de ativação determina a velocidade de uma reação?

Quando há o contato e a colisão entre as moléculas dos reagentes, há a formação de um composto intermediário (antes da formação do produto), denominado complexo ativado. ... Assim, a colisão favorável, aliada à energia de ativação, é determinante para a velocidade da reação.

Quanto menor a energia de ativação maior a velocidade de reação e Vice-versa?

C.A. Quanto MENOR for a Energia de Ativação, MAIOR será a velocidade da reação, e vice-versa.

Qual é a consequência de uma energia de ativação elevada na velocidade de uma reação?

Quanto maior a energia de ativação, mais lenta é a reação, porque aumenta a dificuldade para que o processo ocorra. Quanto menor a energia de ativação, menor a “barreira” de energia, mais colisões efetivas e portanto uma reação mais rápida.

Artigo anterior
O que esperar da Faculdade de Artes Visuais?
Artigo seguinte
Quantos comprimidos de Fenergan por dia?