Qual CFOP utilizar para devolução de mercadoria 5949?
Perguntado por: Mauro Domingues Barbosa | Última atualização: 18. April 2025Pontuação: 4.4/5 (63 avaliações)
Regra Tributaria - CFOP 5949 - Remessa ou retorno de locação de bens. O CFOP nestes casos é o mesmo utilizado para “Outra saída de mercadoria ou prestação de serviço não especificado"afinal, trata-se de uma operação sem incidência dos impostos, desde que condicionada ao retorno do bem ao estabelecimento de origem.
Qual o CFOP de devolução do 5949?
Nesse contexto, ao emitir a nota de saída, é recomendável utilizar o CFOP 5949 para transações entre empresas dentro do mesmo estado. Para operações interestaduais, o CFOP apropriado é o 6949, enquanto para transações internacionais, o CFOP indicado é o 7949.
Quando se usa o CFOP 5949?
O que é CFOP 5949
Como explicamos inicialmente, o CFOP 5949 corresponde a “Outra saída de mercadoria ou prestação de serviços não especificada”. Assim, é usado em operações de remessa ou no retorno e locação de bens.
Qual o CFOP de devolução de simples remessa?
1. Emitir documento fiscal de devolução (CFOP 5.410), referenciando o documento fiscal de recebimento e adotando o mesmo tratamento tributário daquele bem/mercadoria inicialmente entregue.
Qual o CFOP usado para devolução de mercadoria?
O CFOP será um CFOP especifico para devolução de mercadoria vendida ao cliente, nesse caso o CFOP 1202 (dentro do estado) ou 2202 (fora do estado) com a Natureza da Operação "Devolução de venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros".
CFOP 5949 - Como e quando utilizar
Qual o CFOP de retorno para 6949?
Havendo devolução de mercadoria recebida como amostra no CFOP 6949, na devolução utilizará este mesmo CFOP (6949), debitando os impostos quando for o caso. Caso seu cliente for do Simples Nacional, tais impostos deverão constar no corpo da NF. Hugo.
Como emitir uma nota fiscal de devolução de mercadoria?
- Informe a finalidade do documento a ser gerado;
- Escolha a opção “nota de saída”;
- Nas notas referenciadas, insira a chave de acesso da NF de compra;
- Preencha as informações do fornecedor;
- Preencha as informações do produto;
- Insira as informações referentes à tributação;
Como saber qual CFOP devo usar?
Para consultar o código CFOP na NFe emitida é bem simples. Normalmente, todas as documentos auxiliares eletrônicos (DANFe) possuem um layout bem parecido. Para localizar o código, busque na área de “natureza da operação”. É comum encontrar o CFOP próximo a este campo, na parte superior da nota fiscal.
Qual a natureza da operação para devolução de mercadoria?
A operação de Devolução existe para registrar a invalidação de uma compra ou venda. Desse modo, ela garante a não incidência dos impostos cobrados na operação original, bem como o transporte de volta do produto ao emissor/vendedor.
Qual o código para devolução de Nota Fiscal Eletrônica?
O CFOP 5202 é um código usado em notas fiscais e outros documentos semelhantes para identificar uma operação como de devolução de compra para comercialização.
Quando usar CFOP de simples remessa?
- Quando os produtos precisarem sair do seu estabelecimento em caráter permanente ou momentâneo;
- Quando uma mercadoria não vendida que não possui nota fiscal, como amostras grátis, por exemplo, estiver sendo transportada até o seu estabelecimento;
O que é o CFOP 1949?
CFOP 1949 Outra entrada de mercadoria ou prestação de serviço não especificada. 1949 - Outra entrada de mercadoria ou prestação de serviço não especificada Classificam-se neste código as outras entradas de mercadorias ou prestações de serviços que não tenham sido especificadas nos códigos anteriores.
O que é o CFOP 5929?
O CFOP5929 é usado para " Lançamento efetuado em decorrência de emissão de documento fiscal relativo a operação ou prestação também registrada em equipamento Emissor de Cupom Fiscal - ECF ".
Qual é o NCM do CFOP 5949?
5949 - Outra saída de mercadoria ou prestação de serviço não especificado Classificam-se neste código as outras saídas de mercadorias ou prestações de serviços que não tenham sido especificados nos códigos anteriores.
Qual CFOP de retorno do 5924?
CFOP › 5000 - Saídas ou prestações de serviços para o Estado › 5900 - Outras saídas de mercadorias ou prestações de serviços › 5924 - Remessa para industrialização por conta e ordem do adquirente da mercadoria, quando esta não transitar pelo estabelecimento do adquirente.
Quais são os 4 tipos de devolução?
- Introdução. Os arts. ...
- Devolução Efetuada por não Contribuinte. ...
- Devolução Efetuada por Contribuinte. ...
- Retorno de Mercadoria não Entregue ao Destinatário.
Como fazer CFOP de devolução?
- Código 1: entrada e/ou aquisições de serviços dentro do Estado;
- Código 2: entrada e/ou aquisições de serviços de outros Estados;
- Código 3: entrada e/ou aquisições de serviços do exterior.
Qual o CFOP de devolução de venda para não contribuinte?
CFOP 6107 - Venda de produção do estabelecimento, destinada a não contribuinte.
Qual CFOP usar na nota fiscal?
Sempre que você precisar emitir uma nota fiscal para dar saída em alguma mercadoria (uma venda, por exemplo), você irá utilizar um CFOP que inicie com '5', '6' ou '7'. Sempre pense na sua empresa nesse momento.
Pode colocar dois CFOP na mesma nota fiscal?
Pode ter mais de um CFOP na mesma nota? Pode. Para cada item de NF-e é possível ter um CFOP próprio desde que os CFOPs sejam de natureza igual ou semelhante.
Qual o CFOP de devolução de venda para entrega futura?
DEVOLUÇÃO CFOP 5922 – Lançamento efetuado a título de simples faturamento decorrente de venda para entrega futura – ICMS – .:: SEFAZ – MT ::.
Como funciona a devolução de um produto?
De acordo com o artigo 49, o consumidor pode desistir do produto ou serviço no período de sete dias. Lembrando que essa desistência pode acontecer por qualquer motivo. Sendo assim, mesmo que o produto não tenha nenhum tipo de avaria ou mau funcionamento, o cliente pode desistir da compra sem sofrer nenhuma penalização.
Como funciona a nota de devolução?
O que é uma nota fiscal de devolução? A Nota Fiscal de Devolução tem o objetivo de anular o processo de compra ou a própria nota fiscal. Ou seja, quando a venda não é concluída ou existe a necessidade de anular uma nota fiscal que já passou do prazo de cancelamento, é necessária a emissão da NFe de Devolução.
Quando emitir nota fiscal de devolução?
A nota fiscal de devolução registra a volta de um item à empresa. Isso é comum quando o cliente desiste da compra ou quando há defeito no produto. Ela é útil para a loja ajustar o estoque e atualizar as informações fiscais.
Quando se usa CFOP 6949?
O código CFOP 6949 é aplicado sempre que uma situação não se encaixar nos demais códigos. Como por exemplo: Atividades não convencionais e inovadoras que ainda não estão presentes na planilha CFOP. Vale lembrar que o CFOP 6949 é válido apenas para transações interestaduais.
Qual é a décima parte do mês de junho?
Como fazer referência de artigo com 4 autores?