Qual CFOP para remessa para conserto dentro do Estado?

Perguntado por: Samuel Carlos Anjos  |  Última atualização: 29. September 2024
Pontuação: 4.7/5 (57 avaliações)

Nas operações de remessa para conserto ou reparo, a natureza da operação a ser utilizada é o CFOP 5.915 se dentro do Estado, quando enviado para outra Unidade da Federação deverá ser utilizado o CFOP 6.915.

Qual o CFOP de remessa para conserto dentro do Estado?

CFOP 5915 - Remessa de mercadoria ou bem para conserto ou reparo.

Qual a diferença entre CFOP 5915 e 6915?

Para operações de envio para conserto ou reparo, utiliza-se o CFOP 5.915 quando realizado dentro do mesmo estado e o CFOP 6.915 quando enviado para outra unidade da federação.

Quando posso usar o CFOP 5915?

O CFOP 5915 deve ser usado apenas em casos específicos, como quando um produto precisa ser devolvido para reparo ou conserto. Mas, caso esse código seja incluído indevidamente na nota fiscal, é necessário inutilizar a nota e emitir uma nova com as informações corretas.

Quando devo usar o CFOP 6915?

XV do Art. 5º do RICMS/MT, com CST 41 e CFOP 6915. 6.915 - Remessa de mercadoria ou bem para conserto ou reparo. Classificam-se neste código as remessas de mercadorias ou bens para conserto ou reparo.

COMO EMITIR NOTA FISCAL DE REMESSA DE CONSERTO PASSO A PASSO

20 questões relacionadas encontradas

Qual a diferença entre CFOP 6915 e 6949?

Por ser uma operação não tributada (REMESSA), não é devido o ICMS-ST para o CFOP 6915 - Remessa de mercadoria ou bem para conserto ou reparo. Sobre o 6949, depende da operação, mas o CFOP não é de costume usado para retenção do ICM-ST. Disponha!

O que é o CFOP 6916?

Classificam-se neste código as remessas em devolução de mercadorias ou bens recebidos para conserto ou reparo.

Quando usar remessa para conserto?

A Nota de Remessa de Conserto deve ser emitida quando uma mercadoria precisar de reparos ou quando possuir algum defeito que deva ser consertado.

Como emitir uma nota fiscal de remessa para conserto?

Nota Fiscal de Remessa para conserto

Pode ser utilizada uma nota fiscal de remessa para acompanhamento de mercadorias/bens. Após cadastrar a natureza de operação, salve e insira a nota de remessa no menu Vendas > Notas Fiscais > Incluir Nota Fiscal, e insira a natureza criada para este tipo de remessa.

Quando devo usar o CFOP 5916?

CFOP 5916: Código utilizado em notas de saída, com o intuito de identificar operações de envio de produtos recebidos para conserto. Lembrando que códigos CFOP que começam com o número 5 representam notas de saída estadual então, essa operação representa a saída de um bem ou mercadoria dentro do mesmo estado.

Qual o CFOP de retorno de remessa para conserto?

CFOP 5916 - Retorno de mercadoria ou bem recebido para conserto ou reparo.

Quem emite nota de remessa para conserto?

Ao enviar um ativo imobilizado para realização de ajustes, a empresa deve emitir a nota fiscal de remessa de mercadoria ou bem para conserto ou reparo.

Qual o ICMS para remessa de conserto?

O ICMS não incide sobre a remessa e retorno para conserto de bens de usuário final, integrantes do seu ativo imobilizado, bem como sobre a remessa e retorno de partes e peças adquiridas pelo proprietário do equipamento para serem empregadas no referido conserto (artigo 7º, incisos IX e X, do RICMS/2000).

Qual CFOP de saída para 5910?

5900 - Outras saídas de mercadorias ou prestações de serviços › 5910 - Remessa em bonificação, doação ou brinde.

Quando utilizar o CFOP 5917?

Códigos Fiscais de Operações e Prestações - CFOP 5917 - Remessa de mercadoria em consignação mercantil ou industrial - Cosmos.

Qual CFOP de entrada para 5914?

CFOP: Use 5914 / 6914 para mercadorias normais e 5415 / 6415 para mercadorias sujeitas a substituição tributária. Como esta é uma operação não tributada, você deverá usar o CSOSN 400 para o Simples Nacional ou então o CST 41 para os regimes normais.

O que é nota de remessa para conserto?

Essa nota trata-se daquela que falamos por aqui, o documento emitido quando um item sai de uma empresa para sua produtora de origem para ser reparado. Existe pelo menos uma pequena regra para esta nota ser efetivada: o retorno do item deve ocorrer em pelo menos 180 dias.

Qual o NCM de remessa para conserto?

NCM 49111010 - Que contenham informações relativas ao funcionamento, manutenção, reparo ou utilização de máquinas, aparelhos, veículos e outras mercadorias de origem extrazona.

Qual o CFOP de remessa?

O CFOP para simples remessa é o 5.949, e ele é utilizado para indicar operações em que não há a transferência de propriedade, como remessas para conserto, retorno de mercadorias em garantia, entre outros casos semelhantes.

Qual o CFOP para nota fiscal de simples remessa?

O CFOP utilizado para a remessa é 5949 (Outras saídas) para dentro do Estado ou 6949 para interestadual e não permite envio para o exterior, por se tratar de exportação.

O que é o CFOP 6915?

CFOP 6915 - Remessa de mercadoria ou bem para conserto ou reparo.

Quando usar o CFOP 6913?

6913 - Retorno de mercadoria ou bem recebido para demonstração ou mostruário. Classificam-se neste código as remessas em devolução de mercadorias ou bens recebidos para demonstração ou mostruário.

O que é CFOP 6918?

CFOP 6918 Devolução de mercadoria recebida em consignação mercantil ou industrial.

Qual CFOP substitui o 6949?

Boa tarde! Caso haja devolução de produto, o CFOP a utilizar é o 6.201.

Artigo anterior
O que mais vende no dropshipping?
Artigo seguinte
Qual bactéria tem no açaí?