Qual CFOP para devolução de remessa para conserto?
Perguntado por: Artur Azevedo Assunção | Última atualização: 4. April 2025Pontuação: 4.6/5 (32 avaliações)
6916 - Retorno de mercadoria ou bem recebido para conserto ou reparo. Classificam-se neste código as remessas em devolução de mercadorias ou bens recebidos para conserto ou reparo.
Qual o CFOP de devolução de remessa para conserto?
CFOP 5916 - Retorno de mercadoria ou bem recebido para conserto ou reparo.
Qual CFOP para devolução 5915?
O CFOP 5915 é um código fiscal utilizado em transações que envolvem a devolução de produtos para reparo. Vamos exemplificar. Se um produto adquirido apresenta defeito e precisa ser consertado, a assistência técnica emite uma nota fiscal com o CFOP 5915 para atestar a devolução para ajustá-lo.
Qual CFOP de retorno para 5916?
Retorno de produto recebido para conserto ou reparo (CFOPs 5916 / 6916) Retorno de produto recebido para demonstração (CFOPs 5913 / 6913)
Qual o CFOP de devolução de remessa?
1. Emitir documento fiscal de devolução (CFOP 5.410), referenciando o documento fiscal de recebimento e adotando o mesmo tratamento tributário daquele bem/mercadoria inicialmente entregue.
Como Emitir Nota Fiscal de Devolução e outras remessas - Emissor Gratuito SEBRAE
Qual o CFOP de devolução de remessa para conserto fora do Estado?
Nas operações de remessa para conserto ou reparo, a natureza da operação a ser utilizada é o CFOP 5.915 se dentro do Estado, quando enviado para outra Unidade da Federação deverá ser utilizado o CFOP 6.915.
Qual o CFOP de devolução 5949?
O que é CFOP 5949
Assim, é usado em operações de remessa ou no retorno e locação de bens. O código 5949 não gera tributação de nenhum imposto, por isso é preciso estar atento. Uma vez que não é necessário informar os campos do ICMS, IPI, PIS e Cofins.
Como emitir uma nota de retorno de conserto?
A nota de retorno é uma nota de entrada, por isso, ela deve ser emitida no menu 'Suprimentos > Nota de Entrada'. Para informações mais detalhadas a respeito das informações que devem ser inseridas dentro dos campos, sugerimos que entre em contato com o seu contador.
Qual a diferença entre CFOP 5915 e 6915?
Para operações de envio para conserto ou reparo, utiliza-se o CFOP 5.915 quando realizado dentro do mesmo estado e o CFOP 6.915 quando enviado para outra unidade da federação.
Qual o CFOP de retorno para 5912?
CFOPs no Nível Anterior
5912 - Remessa de mercadoria ou bem para demonstração, mostruário ou treinamento. 5913 - Retorno de mercadoria ou bem recebido para demonstração ou mostruário. 5923 - Remessa de mercadoria por conta e ordem de terceiros, em venda à ordem ou em operações com armazém geral ou depósito fechado.
Como devolver uma nota de simples remessa?
- Na rotina 1301, clique o botão Novo;
- Informe a Filial, o Tipo entrada igual a 2 - Entrega futura e marque a opção Não na caixa NF P/Ent. Futura,
- Conclua normalmente o processo desejado.
Quando utilizar o CFOP 5919?
- 5000 - SAÍDAS OU PRESTAÇÕES DE SERVIÇOS PARA O ESTADO.
- 5900 - OUTRAS SAÍDAS DE MERCADORIAS OU PRESTAÇÕES DE SERVIÇOS.
O que é retorno de remessa?
Remessa e retorno de conserto
Esse tipo de nota fiscal é emitida quando algum produto apresenta algum defeito e é enviado a terceiros para reparos. Para esse tipo de movimentação há a isenção de impostos e o prazo máximo de retorno desses bens é de 180 dias.
Qual CFOP de saída para 5910?
5900 - Outras saídas de mercadorias ou prestações de serviços › 5910 - Remessa em bonificação, doação ou brinde.
Qual CFOP de entrada 5911?
Classificam-se neste código as remessas de mercadorias a título de amostra grátis.
Quando usar remessa para conserto?
A Nota de Remessa de Conserto deve ser emitida quando uma mercadoria precisar de reparos ou quando possuir algum defeito que deva ser consertado.
Como funciona nota de remessa para conserto?
O que é nota fiscal de remessa de mercadoria ou bem para conserto ou reparo? É uma nota fiscal específica que uma empresa emite para uma assistência técnica especializada ou para o próprio fabricante a fim de que se façam serviços de ajuste ou manutenção em um ativo imobilizado.
Quando devo usar o CFOP 6915?
6.915 - Remessa de mercadoria ou bem para conserto ou reparo. Classificam-se neste código as remessas de mercadorias ou bens para conserto ou reparo.
Como devolver uma nota com CFOP 6949?
Havendo devolução de mercadoria recebida como amostra no CFOP 6949, na devolução utilizará este mesmo CFOP (6949), debitando os impostos quando for o caso. Caso seu cliente for do Simples Nacional, tais impostos deverão constar no corpo da NF.
Quando usar CFOP 5949 e 6949?
- 5.949 - Outra saída de mercadoria ou prestação de serviço não especificado. Classificam-se neste código as outras saídas de mercadorias ou prestações de serviços que não tenham sido especificados nos códigos anteriores.
- 6.949 - Outra saída de mercadoria ou prestação de serviço não especificado.
Qual o CFOP de remessa?
Caso você não encontre um CFOP que se enquadre na operação, pode usar 5.949 (CFOP simples remessa dentro do estado) para registrar entradas e 6.949 (simples remessa fora do estado) para registrar saídas, um código que significa “outras saídas não especificadas”.
O que se enquadra no CFOP 5949?
O CFOP 5949 – Outra saída de mercadoria ou prestação de serviços não especificada, é aplicado nas operações de remessa ou retorno e locação de bens.
Qual a diferença de remessa e devolução?
Nota Fiscal de retorno
Como foi possível perceber, a diferença principal entre NF de remessa e de retorno é a movimentação da mercadoria. Se o produto for enviado para algum lugar, será emitida a nota fiscal de remessa. Caso o volume volte à sua origem, emitimos a nota de retorno.
Qual o prazo para retorno de nota fiscal de remessa para conserto?
O que é? Mercadoria ou bem destinados a conserto, reparo ou industrialização, total ou parcial, com suspensão da incidência de ICMS, deverá retornar no prazo de cento e oitenta dias, contado da respectiva remessa.
Qual o valor limite de isenção para aposentados ou pensionistas com mais de 65 anos?
Porque o Coringa tem um corte na boca?