Qual CFOP de devolução fora do Estado?

Perguntado por: Filipe Vasco Santos  |  Última atualização: 23. November 2024
Pontuação: 4.2/5 (9 avaliações)

O CFOP de devolução para ele é o 5202, que indica devolução de compra para comercialização, caso a operação aconteça dentro do mesmo estado. Para transações interestaduais, o CFOP de devolução de compra para comercialização é o 6202 e, para transações internacionais, 7202.

Qual o CFOP de devolução para 6404?

CFOP 5.413 ou 6.413 - Referente a devolução de mercadoria adquirida com CFOP 5405/6403/6404, por exemplo.

Qual o CFOP de devolução para 6202?

Classificam-se neste código as devoluções de mercadorias adquiridas para serem comercializadas, cujas entradas tenham sido classificadas como “Compra para comercialização”.

Como saber qual CFOP de devolução usar?

No CFOP de devolução, a operação deverá refletir a classificação da nota de origem. Assim, o CFOP de devolução 1.201 é aplicável se a nota de saída tiver sido classificada como “venda de produção do estabelecimento”.

Qual o CFOP de devolução para 6102?

Qual CFOP para devolução 6102? A identificação das devoluções são indicadas pelo segundo dígito do CFOP em formato x2xx. Para o CFOP6102, o código de devolução correspondente é o 6202, isso sinaliza uma devolução de mercadoria destinada à comercialização e que teve sua entrada já registrada em uma empresa.

Como Emitir Nota Fiscal de Devolução e outras remessas - Emissor Gratuito SEBRAE

19 questões relacionadas encontradas

Qual CFOP 5.102 devolução?

Se a NF a ser devolvida foi emitida com CFOP 5.101 ou 5.102, devolver com CFOP 5.202 – DENTRO DO ESTADO DE SÃO PAULO SEM TRIBUTAÇÃO SUBSTITUIÇÃO.

Qual a diferença do CFOP 5202 e 6202?

O CFOP 5202 é um dos CFOPs de devolução mais utilizados no Brasil. Mas é preciso ter atenção na hora de emitir a nota, pois ele só deve ser utilizado quando a operação acontecer entre empresas do mesmo estado. Para operações interestaduais, o CFOP de devolução de compras para comercialização a ser utilizado é o 6202.

Qual o CFOP de devolução para 6201?

CFOP › 6000 - Saídas ou prestações de serviços para outros Estados › 6200 - Devoluções de compras para industrialização, comercialização ou anulações de valores › 6201 - Devolução de compra para industrialização.

Como emitir uma nota fiscal de devolução?

Como fazer nota de devolução emitida pelo destinatário? No momento da devolução, o destinatário deve preencher o campo “finalidade” com a indicação da NF de devolução. Também é necessário registrar informações como data, número e série da nota fiscal original da compra e o motivo da devolução.

Tem ICMS na nota de devolução?

De acordo com a resolução CGSN 94 (Comitê Gestor do Simples Nacional), as empresas optantes precisam realizar anotação no campo próprio, o ICMS (Imposto de Circulação de Mercadorias) nas notas de devolução do modelo 1, 1A ou avulsa.

Como fica o ICMS na devolução de compra?

O contribuinte do ICMS deve emitir a Nota Fiscal referente à devolução parcial da mercadoria, com destaque do ICMS, e deverá estornar proporcionalmente o crédito do imposto da operação anterior referente à parcela da mercadoria devolvida.

Qual o CFOP de devolução de simples remessa?

6913 - Retorno de mercadoria ou bem recebido para demonstração ou mostruário. Classificam-se neste código as remessas em devolução de mercadorias ou bens recebidos para demonstração ou mostruário.

Quando usar 6403 e 6404?

O CFOP 6403 é usado nas operações de venda interestadual que se encaixam no esquema de substituição tributária, na qual o contribuinte que vende atua como contribuinte substituto na operação. Já o CFOP 6404 é aplicado nos registros de saída de vendas interestaduais, quando o produto já reteve ICMS ST anteriormente.

Quando usar CFOP 6404 e 6102?

Se o produto não tiver ST nem no estado de orgime (independente que se tenha ST ou nao no estado de destino) será CST 000 CFOP 6102 (fazer difal). Mas se o produto tiver ST no estado de origem ´(independente que se tenha ST ou nao no estado de destino) será CST 060 CFOP 6404 (fazer difal).

Qual o CFOP de devolução para 6101?

Se a venda foi feita usando o CFOP 6101, ao registrar a entrada da mercadoria devolvida na Nota Fiscal, é preciso utilizar o CFOP 2201, que significa “devolução de venda de produção do estabelecimento”.

Qual CFOP para devolução 5401?

CFOP 5401 - Venda de produção do estabelecimento em operação com produto sujeito ao regime de substituição tributária, na condição de contribuinte substituto.

O que é o CFOP 6201?

CFOP 6201 - Devolução de compra para industrialização ou produção rural.

O que significa o CFOP 6201?

Classificam-se neste código as devoluções de mercadorias adquiridas para serem utilizadas em processo de industrialização ou produção rural, cujas entradas tenham sido classificadas como 2.201 – Compra para industrialização ou produção rural.

Quais são os 4 tipos de devolução?

  • Introdução. Os arts. ...
  • Devolução Efetuada por não Contribuinte. ...
  • Devolução Efetuada por Contribuinte. ...
  • Retorno de Mercadoria não Entregue ao Destinatário.

Quando usar 5202?

O CFOP 5202, por outro lado, é utilizado quando ocorre a devolução de uma venda de mercadoria que foi adquirida ou recebida de terceiros. Aqui, não há a especificação de que a mercadoria esteja sujeita ao regime de substituição tributária.

Quando se usa o CFOP 6949?

Venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros. Venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros. Agora, falando mais especificamente do código CFOP 6949, ele deverá ser utilizado sempre que as operações interestaduais não se enquadrem em nenhum dos códigos CFOP mais utilizados.

Qual a diferença do CFOP 5.102 e 5108?

O CFOP (Código Fiscal de Operações e Prestações) foi criado pela SEFAZ e é um código que identifica a natureza de circulação de mercadorias e serviços de transporte intermunicipais, interestaduais e internacionais. Já o 5102 é o número que identifica que a mercadoria foi adquirida ou recebida de terceiros.

Qual CFOP de devolução 6109?

O CFOP 6109 é utilizado para identificar a devolução de uma venda de produção própria.

O que significa CFOP 5.102 e 5405?

O CFOP de revenda pode ser 5405 para remessa de mercadoria por conta e ordem de terceiros ou 5102 para venda de mercadoria adquirida de terceiros. A escolha depende do contexto específico da operação.

Artigo anterior
O que é bom comer para o bebê ganhar peso na gestação?
Artigo seguinte
Quantos m2 rende 1 litro de tinta?