Qual artigo fala sobre pirataria?
Perguntado por: Álvaro Alexandre Gonçalves de Antunes | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 4.9/5 (46 avaliações)
Pirataria é crime e está previsto no art. 184 do Código Penal, com pena de até quatro anos de prisão, além do pagamento de multa.
O que diz o artigo 184 do Código Penal?
"Art. 184. Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa.
Qual o artigo sobre pirataria?
Não obstante, o Código Penal prevê em seu artigo 184 a prática de um crime relacionado a essa conduta comumente conhecida como “pirataria”. Trata-se da violação de direitos de autor e daqueles que lhe são conexos, ou seja, a violação dos direitos autorais, por si só, já é crime.
O que diz a Constituição sobre pirataria?
Legislação. O comércio, a exposição à venda, ou a distribuição de pirataria é um crime no Brasil. A Constituição Brasileira, em seu Artigo 5º, garante a livre expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença.
Qual lei proíbe a pirataria?
Foi publicada, em 2/7/2003, a Lei nº 10.695, que altera o Código Penal e o Código de Processo Penal no que diz respeito aos crimes de violação de direito de autor e dos direitos conexos, sendo considerada como a nova arma para o combate à pirataria.
DEBATE SOBRE A PIRATARIA DE CONTEÚDO - FELIPE CASTANHARI E IBERÊ Flow Podcast
O que diz o artigo 186 do Código Penal?
Nos termos do art. 186 do Código Penal , a ação procede-se somente mediante representação, e, não tendo havido a representação no prazo de seis meses, o Ministério Público é parte ilegítima para a propositura da ação, devendo ser declarada a decadência.
O que é artigo 185?
Art. 185. O acusado que comparecer perante a autoridade judiciária, no curso do processo penal, será qualificado e interrogado na presença de seu defensor, constituído ou nomeado.
O que caracteriza crime de pirataria?
O crime da pirataria se refere principalmente à violação de direitos autorais, conforme consta no artigo 184 do Código Penal brasileiro.
O que diz a legislação federal sobre o plágio?
Além de ser uma atitude antiética, o plágio em trabalhos acadêmicos é crime. A Lei 9.610, de 1998, foi criada para regular os direitos autorais tanto artísticos quanto acadêmicos.
Quais são os tipos de pirataria?
- Falsificação. Este tipo de pirataria é a duplicação, a distribuição ou a venda ilegal de materiais com copyright, cuja intenção é imitar o produto original. ...
- Pirataria na Internet. ...
- Pirataria feita pelo usuário final. ...
- Uso excessivo do cliente-servidor. ...
- Instalação no disco rígido.
Qual o crime de pirataria?
Pirataria ou pirataria moderna, como alguns denominam, é a prática de vender ou distribuir produtos sem a expressa autorização dos proprietários de uma marca ou produto. A pirataria é considerada crime contra o direito autoral, a pena para este delito pode chegar a quatro anos de reclusão e multa.
É crime baixar conteúdo pirata?
Antes era visto como caçar agulha em palheiro ir atrás de quem fez um download, mas hoje o volume está gritante! Então sim, você comete crime e sim você poderá receber uma notificação extrajudicial solicitando valores à título de indenização por violação de direitos autorais.
É crime assistir pirataria?
Aí é crime e esse crime está previsto no artigo 184 do Código Penal, a depender do tipo de conduta que a pessoa tenha, com pena que varia de 3 meses de detenção a 4 anos de reclusão e multa.
O que é uma obra de domínio público?
“Cair em domínio público” é uma expressão usada para dizer que uma obra pode ser reproduzida, distribuída, traduzida, publicada ou adaptada sem a necessidade de autorização. Funciona assim: todo artista é dono da obra que produz.
Qual o valor da multa de direitos autorais?
A Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados aprovou projeto que pune a fraude em direitos autorais com multa de R$ 1 mil a R$ 50 mil.
Porque o plágio é crime?
O plágio é uma prática comum no dia a dia e é ilegal, pois a lei considera uma violação ao direito autoral. Assim, o ato de plagiar envolve a apropriação de uma informação ou algo que não é seu, mas sim do autor original.
Como a lei encara o plágio e qual a punição?
“Em direito de autor, plágio (advirta-se, desde logo) não se confunde com o crime previsto no art. 185, conhecido como usurpação de nome ou pseudônimo alheio, sujeito à pena de detenção variando de seis meses a dois anos e multa. Com efeito, no plágio há a figura da usurpação, mas da essência criativa da obra.
Qual o número da lei do plágio?
L9610. LEI Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. Altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências.
Como o plágio é visto no Brasil?
“Os principais casos de plágio que tivemos acesso são cópias de pequenos trechos sem a devida citação. O aluno não vê problema nisso. Na minha experiência pessoal, cerca de 40% dos trabalhos avaliados tinham alguma irregularidade nesse sentido”, diz o professor Rickson Coelho Mesquita.
Quais os maiores exemplos de pirataria que acontecem hoje?
- CD e DVD. CDs e DVDs encabeçam a lista de produtos piratas mais consumidos no Brasil desde que a Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomercio-RJ) iniciou estudos anuais sobre o assunto, em 2006. ...
- Óculos. ...
- Roupas. ...
- Tênis. ...
- Equipamentos eletrônicos.
Qual a punição para pirataria?
No caso da pirataria, por exemplo, a punição para o infrator é de seis meses a dois anos de detenção, além do pagamento de multa que pode chegar a 2 mil vezes o valor de cada cópia de software "pirateado". No momento, há uma nova Lei de Software em tramitação, que dobra essa penalidade.
Quais são os produtos mais pirateados?
- Brinquedos (17,3%)
- Relógios (16,3%)
- Programas de computador (13,3%)
- TV por assinatura (11,2%)
- Cigarros (10,2%)
- Perfumes (9,2%)
- Artigos esportivos (7,1%).
O que é o artigo 201?
201 - Sempre que possível, o ofendido será qualificado e perguntado sobre as circunstâncias da infração, quem seja ou presuma ser o seu autor, as provas que possa indicar, tomando-se por termo as suas declarações.
Quem interroga o réu?
Interrogatório: é ato processual, no qual o juiz ouve o acusado, perguntando acerca dos fatos que lhe são imputados, dando a este último oportunidade para que, se quiser, deles defenda, pois, optando pelo silêncio, o réu estará assegurado constitucionalmente, não sendo tomado como prova.
O que é confissão no processo penal?
Ao ato de assumir a responsabilidade penal de um fato delituoso, dá-se o nome de confissão. ... Destarte, a confissão nada mais é que a aceitação pela parte passiva da persecução penal dos fatos delituosos que lhe são desfavoravelmente imputados, vale dizer, é o reconhecimento da imputação que lhe é feita.
O que é o polo de um ímã?
Como editar o texto no WhatsApp?