Qual artigo fala sobre o ônus da prova?

Perguntado por: Artur Santos Amorim  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (47 avaliações)

De acordo com o art. 373 do CPC, o ônus da prova incumbe: I – ao autor, quanto ao fato constitutivo de seu direito; II – ao réu, quanto à existência de fato impeditivo, modificativo ou extintivo do direito do autor.

O que diz o artigo 373 do CPC?

373 do CPC, ou seja, incumbe ao autor o ônus da prova quanto ao fato constitutivo de seu direito, e ao réu quanto à existência de fato impeditivo, modificativo ou extintivo do direito do autor.

Quando cabe ônus da prova?

373. O ônus da prova incumbe: ao autor, quanto ao fato constitutivo de seu direito; ao réu, quanto à existência de fato impeditivo, modificativo ou extintivo do direito do autor.

Qual artigo que fala sobre provas?

(1) Conforme o art. 370, Novo CPC, as provas podem ser produzidas de ofício ou a requerimento das partes. Portanto, o juiz poderá requerer a produção de prova judicial, caso entenda necessário ao julgamento, independentemente de pedido das partes.

Qual a regra legal sobre o ônus da prova?

Regra geral.

Pela regra atual, e que continua a valer de forma geral, o ônus da prova é distribuído da seguinte forma: ao autor cabe provar os fatos que ratificam o direito que afirma possuir, ao passo que ao réu cabe provar os fatos que extinguem, impedem ou modificam o direito do autor.

Ônus da Prova - Art. 156 do Código de Processo Penal

26 questões relacionadas encontradas

Quais as regras de distribuição do ônus da prova?

Teoria Dinâmica de Distribuição do Ônus da Prova consiste em retirar o peso da carga da prova de quem se encontra em evidente debilidade de suportá-lo, impondo-o sobre quem se encontra em melhores condições de produzir a prova essencial ao deslinde do litígio.

De quem é o ônus da prova no direito civil?

373 e parágrafos da Lei 13.105/2016 (Código de Processo Civil) verbis: “O ônus da prova incumbe: I – ao autor, quanto ao fato constitutivo do seu direito; II – ao réu, quanto à existência de fato impeditivo, modificativo ou extintivo do direito do autor.

O que significa o artigo 371?

O juiz apreciará a prova constante dos autos, independentemente do sujeito que a tiver promovido, e indicará na decisão as razões da formação de seu convencimento.

Quais os meios de provas previstos no CPC?

De acordo com o Código de Processo Civil, os meios de provas são: depoimento pessoal; confissão; exibição de documento ou coisa; prova documental; prova testemunhal; prova pericial e inspeção judicial.

O que são provas no processo civil?

Nesse sentido, o vocábulo prova, no processo civil, pode significar tanto a atividade que os sujeitos do processo realizam para demonstrar a existência dos fatos formadores de seus direitos que haverão de basear a convicção do julgador, quanto ao instrumento por meio do qual essa verificação se faz.

Quem alega tem o ônus de provar?

No ordenamento jurídico processual penal o ônus da prova cabe a quem alega o fato, devendo o advogado do paciente, em sede de hábeas corpus, colacionar à inicial cópia da decisão que entende por ilegal.

O que é ônus da prova e qual a sua finalidade?

O ônus da prova serve como guia das partes para que elas formem o processo e instruam seus argumentos, uma vez que a prova serve para guiar o magistrado e convencê-lo das alegações postas em discussão. O instituto do ônus da prova é muito comum no direito processual, tanto civil como penal.

Qual é a regra da distribuição do ônus da prova no CPC?

Distribuição estática do ônus da prova

O artigo 373, I e II, do CPC/15 consagrou, como regra, a distribuição estática, fazendo recair sobre o autor o ônus de comprovar os fatos constitutivos de seu direito e sobre o réu o de comprovar os fatos impeditivos, extintivos ou modificativos do direito do autor1.

O que é inversão do ônus da prova CPC?

Inversão do ônus da prova

A primeira situação de inversão da onerosidade apresentada pelo Novo CPC se dá nas situações onde há impossibilidade ou grande dificuldade da parte de apresentar provas de suas alegações, sendo mais fácil que a parte contrário apresente documentos comprovando o fato contrário: “Art.

O que é a inversão do ônus da prova?

"A inversão do ônus da prova é medida excepcional que não deve ser banalizada, aplicando-se somente quando verificada a dificuldade ou impossibilidade de o consumidor demonstrar, pelos meios ordinários, a prova do fato que pretende produzir, não podendo ser considerada como princípio absoluto.

Como impugnar a inversão do ônus da prova?

Portanto, distribuição dinâmica + inversão do ônus da prova podem ser atacadas imediatamente via agravo de instrumento, não devendo a parte aguardar o término do processo para impugnar via apelação.

Quais são os meios de provas disciplinados pelo CPC Código do Processo Civil?

Os disciplinados pelo Código são: o depoimento pessoal (arts. 342 a 347), confissão (arts. 348 a 354), exibição de documento ou coisa (arts. 355 a 363), prova documental (arts.

Quais são as espécies de prova?

As espécies de prova apresentadas expressamente em nossa legislação processual são o depoimento pessoal, confissão, prova documental, exibição de documento ou coisa, prova testemunhal, inspeção judicial e prova pericial.

Quais são os tipos de prova?

Vamos lá.
  • Prova objetiva. Esse é o tipo de avaliação mais comum em concursos e geralmente é a primeira fase do concurso - pode ser também a única, se houver outras. ...
  • Prova discursiva. ...
  • Prova prática. ...
  • Prova oral. ...
  • Avaliação de Títulos. ...
  • Teste Físico - TAF. ...
  • Exames médicos e avaliação psicológica. ...
  • Curso de Formação Profissional.

Quando o juiz ignora as provas?

O julgamento de uma ação sem a necessária produção de provas representa cerceamento de defesa e ofensa aos princípios constitucionais do contraditório, da ampla defesa e do devido processo legal. O entendimento é da 4ª Turma do Superior Tribunal de Justiça.

O que significa o princípio do livre convencimento motivado?

Significa que o juiz não mais fica preso ao formalismo da lei, antigo sistema da verdade legal, sendo que vai embasar suas decisões com base nas provas existentes nos autos, levando em conta sua livre convicção pessoal motivada.

O que é o princípio da persuasão racional do juiz?

Significa que o juiz forma o seu convencimento de maneira livre, embora tenha que fundamentar suas decisões no processo.

Como se dá a distribuição do ônus da prova no direito processual civil moderno?

3 A distribuição do ônus da prova

O artigo 333 do Adjetivo Civil em vigência define, como anteriormente comentado, a regra geral de distribuição do ônus da prova, cabendo ao autor fazer prova do fato que constituir seu direito e ao réu daquilo que lhe faça resistência.

Quais os objetivos da distribuição dinâmica do ônus da prova?

Sua finalidade é a formação da convicção em torno dos mesmos fatos. O destinatário é o juiz, pois é ele que deverá se convencer da verdade dos fatos para dar solução jurídica ao litígio.

Como ocorre a distribuição do ônus da prova no processo do trabalho?

O encargo do ônus da prova encontra-se previsto no art. 333 do Código de Processo Civil, o qual determina que ao autor incumbe o ônus probatório quanto aos fatos constitutivos de seu direito e ao réu o ônus quanto à existência de fato impeditivo, modificativo ou extintivo do direito do autor.

Artigo anterior
Como evitar a toxoplasmose na gravidez?
Artigo seguinte
Porque a barata sobrevive a uma bomba nuclear?