Qual artigo da CLT fala sobre terceirização?
Perguntado por: Renato Assunção de Sá | Última atualização: 24. Juni 2025Pontuação: 4.3/5 (53 avaliações)
Indiretamente, a terceirização foi tratada: (i) pelo artigo 455 da CLT, que permitia a subcontratação de operários pelo empreiteiro principal; e (ii) pelo artigo 10, do Decreto-lei 200/1967, que regulava a terceirização no setor público.
O que diz a CLT sobre a terceirização?
5º-A da Lei 6.019/1974, com redação dada pela Lei 13.467/2017). Portanto, reitera-se a previsão de que a contratante (tomadora) pode terceirizar quaisquer de suas atividades, inclusive a sua atividade principal, perdendo relevância a diferenciação entre atividades-fim e atividades-meio.
O que diz a Lei trabalhista de 2017 sobre as terceirizadas?
Com o advento das leis 13.429 (terceirização) e 13.467 (reforma trabalhista) em 2017, ficou claro que as empresas podem terceirizar qualquer atividade, desde que garantam as devidas proteções aos trabalhadores envolvidos no processo.
Quais são as novas regras da lei da terceirização trabalhista Lei nº 13.429 2017?
- A terceirização é permitida para qualquer atividade e em todos os setores. ...
- Qualquer que seja o ramo da empresa tomadora de serviços, não existe vínculo de emprego entre ela e os colaboradores contratados pelas empresas de trabalho temporário.
Qual a Lei que regulamenta a terceirização?
As empresas contratantes têm de garantir, para os trabalhadores terceirizados, as mesmas condições de alimentação, transporte, formação, segurança e serviços de saúde no trabalho. Fonte: Projeto de Lei no 6.787/2016 (Brasil, 2004).
O QUE DÁ MAIS DINHEIRO: PJ OU CLT? VALE DEIXAR A CARTEIRA ASSINADA PARA EMPREENDER? COM PLANILHA!
O que muda com a nova Lei da Terceirização?
Agora não haverá mais restrições: será possível contratar qualquer tipo de serviço para qualquer que seja a finalidade da empresa — não importando se trata-se de uma atividade secundária ou primária.
O que é terceirização e quais situações são permitidas?
Terceirização é a contratação de serviços por meio de empresa, intermediária (interposta) entre o tomador de serviços e a mão-de-obra, mediante contrato de prestação de serviços. A relação de emprego se faz entre o trabalhador e a empresa prestadora de serviços, e não diretamente com o contratante (tomador) destes.
Foi aprovada a lei da terceirização?
A Lei 13.429, de 2017, sancionada pelo ex-presidente Michel Temer em 31 de março daquele ano, trata do trabalho temporário nas empresas urbanas e das relações de trabalho na empresa de prestação de serviços a terceiros.
Quantas horas um terceirizado pode trabalhar?
– Terceirizados têm jornadas de trabalho definidas
Seja no regime normal (44 horas semanais) ou parcial de tempo (26 horas semanais), os trabalhadores terceirizados também precisam registrar o ponto, sob a responsabilidade da prestadora.
O que o funcionário terceirizado não tem direito?
Outros direitos não obrigatórios por lei, eventualmente fornecidos pelos empregadores aos seus funcionários, como vale-alimentação, Participação nos Lucros e Resultados (PLR) e plano de saúde e/ou odontológico não são obrigatórios aos terceirizados.
O que é a terceirização de serviços?
O que é terceirização? Terceirização é a contratação de empresa para a realização de serviços específicos dentro do processo produtivo da empresa contratante.
O que a lei n º 13.467 2017 mudou e com isso permitiu um aumento na oferta de serviços terceirizados?
A Lei 13.429/2017 também conhecida como nova lei da terceirização trouxe muitas alterações neste tipo de subcontratação, passando a permitir a terceirização da área-fim, aumentou o período de contratação do trabalho temporário, autorizou a “quarteirização” ou a terceirização da terceirização e traz ainda dispositivos ...
Qual a responsabilidade da empresa tomadora de serviços terceirizados?
A responsabilidade do tomador de serviços decorre de ato de terceiro, que contratou empregados e os disponibilizou a seu favor. E este terceiro, ao deixar de pagar verbas trabalhistas, comete ato ilícito, estando obrigado à reparação.
Como funciona a terceirização antes da reforma trabalhista?
Antes da Reforma Trabalhista, só era permitido terceirizar atividades secundárias, ou seja, atividades que não sejam diretamente ligadas à finalidade do negócio, mas oferecem suporte a ela.
Quem paga o salário do funcionário terceirizado?
A empresa contratante (tomadora de serviços) celebra um contrato de prestação de serviços terceirizados e paga à empresa terceirizada pelos serviços prestados, e esta, por sua vez, é responsável por remunerar seus empregados.
Quais são as garantias trabalhistas dos empregados terceirizados?
- Remuneração compatível com o mercado, atividades realizadas e horas trabalhadas;
- 13º salário;
- Férias;
- Descanso semanal remunerado;
- Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS);
- Contribuição ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS);
- Aviso prévio;
Sou terceirizado posso processar a empresa?
Por maioria, o TST decidiu que empregados terceirizados não podem processar apenas uma das empresas contratantes caso recorram à Justiça trabalhista em ação sobre terceirização de atividade-fim.
Como funciona a terceirização de uma empresa?
Terceirização do trabalho é o processo no qual uma empresa contrata outra empresa para realizar determinado serviço, em vez de contratar os funcionários individualmente. Quando se terceiriza um trabalho, portanto, é estabelecida a chamada relação B2B, ou business to business (empresa para empresa).
Qual a diferença entre terceirização e prestação de serviços?
O prestador de serviço, apenas ficará “alocado” no cliente para a execução das suas atividades. A terceirização ocorre, principalmente, com atividades que não fazem parte do escopo da empresa, como por exemplo, limpeza e segurança.
Por que a terceirização é ruim para o trabalhador?
Os críticos, por outro lado, afirmam que isso transferiria direitos para empresas menos qualificadas economicamente e haveria, portanto, maiores riscos de não pagamentos de salários e encargos, intensificando o processo de diminuição dos direitos dos trabalhadores.
Quais as leis que regulamentam a terceirização do trabalho no Brasil?
Essas atividades são conhecidas como atividade-meio. O empregado terceirizado tem direito ao regime da Consolidação das Leis de Trabalho (CLT), segundo consta na lei aprovada em 2017. Ou seja, todos os direitos trabalhistas estão garantidos: FGTS, abono salarial, férias, 13º salário, etc.
Quem é o responsável juridicamente pelo acidente no caso de funcionário terceirizado?
A responsabilidade do tomador de serviços por ato ilícito (acidente de trabalho) é solidária, mesmo no caso de terceirização por contrato de prestação de serviços. A responsabilidade solidária tem alicerce no campo do direito civil, alheia à questão da terceirização.
O que diz a Súmula 331 do TST?
Não cabe recurso ao Tribunal Superior do Trabalho, contra decisão em processo administrativo, proferida por Tribunal Regional do Trabalho, ainda que nele seja interessado magistrado.
O que é uma terceirização ilícita?
Já ilícita seria a terceirização que ocorresse na atividade-fim da tomadora, ou, nas hipóteses em que restasse configurada a subordinação estrutural do trabalhador com a empresa tomadora de serviços.
É possível terceirizar a Atividade-fim Há exceções?
Em uma das votações mais polêmicas de 2017, o Plenário da Câmara aprovou o Projeto de Lei 4302/98, que permite o uso da terceirização em todas as áreas (atividade-fim e atividade-meio) das empresas.
Quanto tempo leva para perder a gordura da barriga?
O que é uma autodeclaração de renda?