Qual alternativa contempla uma vantagem do estudo de coorte?

Perguntado por: Cristiana Érika Nunes Amorim Henriques  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (49 avaliações)

Vantagens dos estudos de coorte: Permitem o cálculo direto das taxas de incidência e o do risco relativo. Os estudos de coorte são a melhor alternativa aos estudos experimentais, que são, muitas vezes, inviáveis em investigação médica.

Quais são as vantagens do estudo de coorte?

Uma grande vantagem dos estudos de coorte é a capacidade de avaliar múltiplos desfechos. Os pesquisadores das coortes em estudo são livres para estudar mais de um desfecho, desde que os sujeitos em estudo estejam livres de cada desfecho de inte- resse quando o estudo começou.

Qual alternativa contempla uma desvantagem do estudo de coorte?

Enviada em 24/03/2020 05:11 4) Qual alternativa contempla uma desvantagem do estudo de coorte? d) Tem custos elevados e requer um longo período de tempo para sua realização. RESPOSTA CORRETA Essa é uma desvantagem do estudo de coorte por acompanhar as pessoas ao longo do tempo.

Qual alternativa contempla uma vantagem do estudo de caso-controle?

Vantagens: Bom para avaliar doenças com longo período de latência. Permite explorar simultaneamente múltiplas exposições com possível associação com a doença em estudo.

Quais as vantagens do estudo de caso-controle?

Vantagens dos estudos caso-controle

Os estudos de caso-controle podem ser úteis para estudar os processos em que o período de tempo compreendido entre a exposição e o desenvolvimento da doença é particularmente longo e se os dados anteriores sobre a exposição estão dispo- níveis ou podem ser facilmente obtidos.

Epi Estudos Epidemiológicos Estudos de coorte

43 questões relacionadas encontradas

Quais as vantagens sobre o estudo de caso-controle na saúde coletiva?

Vantagens - Estudos de caso-controle são particularmente adequados para avaliação de doenças raras constituindo-se em método rápido, prático e de baixo custo para testar o efeito e interação de um grande número de fatores que se relacionam com o evento estudado.

Qual a principal questão do estudo de caso-controle?

O estudo caso-controle é um estudo observacional retrospectivo, isto é, os dados são coletados a partir de informações do passado, através da análise de registros, entrevistas e assim por diante. O objetivo desse estudo é identificar a freqüência com que ocorrem as exposições nos diferentes grupos (casos e controles).

Quais das seguintes é uma vantagem referente ao delineamento de caso controle?

Resposta: letra a. (18) Quais das seguintes é uma vantagem referente ao delineamento de caso-controle? a) O viés quanto à avaliação da exposição ao fator de interesse é minimizada.

Qual a principal diferença entre estudo de caso controle e estudo de coorte?

As principais diferenças entre os estudos seccionais, caso- controle e de coorte residem na forma de seleção de participantes para o estudo e na capacidade de mensuração da exposição no passado, como será visto a seguir.

São vantagens da utilização de amostras em estudos epidemiológicos?

Vantagens: premite estudo da relação entre doença e sistemas de produção. Desvantagens: população é pequena não representativa.
...
Também permite que a amostra seja representativa da população que está a ser investigada.
  • Amostragem aleatória simples.(AA) ...
  • Amostragem sistemática.(AS) ...
  • Amostragem estratificada.(AE)

O que é uma desvantagem de um estudo de coorte em comparação a um ensaio clínico?

Desvantagens dos estudos de coorte

têm uma longa latência. Os estudos de coorte podem ser ineficientes se o desfecho é raro ou a doença tem um longo período de latência4. Exemplo: Investigadores querem investigar se o uso de talco na infância aumenta o risco de câncer de ovário na vida adulta.

São desvantagens dos estudos prospectivos?

Os estudos prospectivos apresentam as seguintes desvantagens: custo elevado; extensa duração; elevado nº de indivíduos acompanhados; modificações na composição dos grupos selecionados; dificuldade de manter a uniformidade do trabalho; perda de acompanhamento, com modificação na composição dos grupos iniciais.

Qual é a definição de estudo de coorte?

Estudos de coorte fazem parte do grupo de estudos observacionais de cunho epidemiológico que se propõem a observar, em uma população previamente definida, qual será a incidência de determinada doença ou fenômeno relacionado à saúde ou doença.

São vantagens dos estudos retrospectivos?

Esses tipos de estudos apresentam como vantagens a possibilidade de se mensurar vários fatores de exposição e desfechos, tanto primários como secundários, aplicam-se tanto para desfechos relativamente frequentes e fatores de exposição raros.

O que é coorte na enfermagem?

Uma coorte consiste em um grupo de pessoas consideradas sadias quanto à doença que se quer investigar e que, em relação a alguns critérios, é um grupo homogêneo. Entretanto, quanto à variável de investigação, o grupo é heterogêneo.

Como avaliar um estudo de coorte?

Para definir se um estudo de coorte possui validade interna, avalia-se a presença de vieses de seleção e informação, a qualidade do seguimento dos sujeitos de pesquisa e a presença de fatores de confusão.

Quais são os tipos de estudos?

As pesquisas observacionais podem ser conduzidas sob a forma de quatro tipos de estudo, conforme o delineamento. São eles: série de casos, estudo de corte transversal, estudo de coorte e estudo caso-controle (FONTELLES, 2009).

Quais são os principais tipos de estudos analíticos?

Estudos analíticos são aqueles delineados para examinar a existência de associação entre uma exposição e uma doença ou condição relacionada à saúde. Os principais delineamentos de estudos analíticos são: a) ecológico; b) seccional (transversal); c) caso-controle (caso-referência); e d) coorte (prospectivo).

Quais são os principais tipos de estudos epidemiológicos?

Tipos de estudos epidemiológicos
  • Estudos observacionais.
  • Delineamentos observacionais analíticos.
  • Estudos de caso-controle.
  • Estudo de coorte.

Quais são os passos para elaboração de um estudo caso-controle?

* * * Desenho básico E NE E NE Casos Controles * * * Passos para a elaboração de um estudo caso-controle 1) Selecionar uma amostra de uma população de pessoas com a doença (casos) 2) Selecionar uma amostra de uma população sob risco sem doença (controles) 3) Medir (em geral, não diretamente) as variáveis preditoras * * ...

Qual o principal objetivo da investigação de epidemias?

O objetivo principal de uma investigação epidemiológica de campo durante a ocorrência de um surto é a identificação dos fatores associados a doença na população.

Qual o delineamento de estudo que permite calcular a razão de prevalência?

O risco relativo (RR) e a razão de prevalência (RP) são medidas de associação que visam mensurar a relação de um desfecho binário e variáveis de exposição em estudos com delineamento coorte e transversal, respectivamente.

Que tipo de estudo é o relato de caso?

Compreende-se “relato de caso” a modalidade de estudo na área biomédica com delineamento descritivo, sem grupo controle, de caráter narrativo e reflexivo, cujos dados são provenientes da prática cotidiana ou da atividade profissional.

O que é um estudo de relato de caso?

Definição. O relato de caso refere-se a apresentação oral e/ou escrita de um caso clínico. No qual, os detalhes da apresentação clínica, das condutas (diagnósticas e terapêuticas) e da evolução são apresentados em detalhes. O relato de caso deve ser claro, preciso e objetivo na forma de redação e de apresentação.

Que tipo de estudo e relato de caso?

O relato de caso é o estudo que mais se identifica com o médico clínico. ... Geralmente, são a primeira fonte de evidências para novas terapias (cirúrgicas ou clínicas) e para detecção de efeitos adversos raros de medicamentos1.

Artigo anterior
O que é o agro 40?
Artigo seguinte
Quanto tempo leva para se ter um AVC?