Qual aliança que Abraão faz com Deus?

Perguntado por: Henrique Wilson Cruz Vicente  |  Última atualização: 19. Mai 2025
Pontuação: 4.3/5 (55 avaliações)

A aliança que Deus fez com Abraão funciona como um pacto incondicional, ou seja, não depende do cumprimento de condições por parte de Abraão ou de seus descendentes. Deus prometeu abençoar Abraão e sua descendência, tornando-os uma grande nação e dando-lhes a terra de Canaã como herança.

Qual foi a aliança feita entre Deus e Abraão?

Gênesis 17:9–14—Circuncisão

O sinal do convênio que Deus fez com Abraão foi a circuncisão. A circuncisão simboliza pureza perante Deus e também é um lembrete simbólico das promessas que o Senhor fez a Abraão com respeito a sua posteridade. Você pode ler mais sobre a circuncisão no Guia para Estudo das Escrituras.

Quem fez aliança com Deus na Bíblia?

Moisés pegou sangue e o espalhou sobre o povo dizendo: 'Este é o sangue da aliança que Javé fez com vocês através de todas essas cláusulas'” (Ex 24, 7- 8). E que ficou representada pela Arca da Aliança.

Qual foi a primeira aliança de Deus com o seu povo?

A primeira aliança de Deus foi estabelecida com Noé: “Eu estabeleço a minha aliança com vocês e com seus descendentes” (Gn 9,9). A segunda aliança foi com Abraão (Gn 12-25), Deus fez uma promessa e ele saiu em busca de uma terra nova; depois Deus fez aliança com Jacó, mantendo a promessa feita a Abraão (Gn 25 e 27).

Qual a promessa de Deus para Abraão e Sara?

O Senhor também prometeu a Abraão e Sara que em sua velhice eles teriam um filho e que o nome dele deveria ser Isaque.

A Aliança de Deus com Abrão - Rev. Augustus Nicodemus (Gênesis 15.8-21)

40 questões relacionadas encontradas

Quais são os três propósitos que Deus teve com Abraão e sua família?

Deus teve para com Abraão e sua família depois dele (ver Gl 3:29) um triplo propósito: (1) que fossem os recebedores e guardiões da verdade a respeito do reino de Deus, que havia sido perdida na história anterior da humanidade; (2) que fossem o canal por meio do qual o Redentor entraria na História; e (3) que fossem, ...

Como foi o chamado de Deus a Abraão e qual seu propósito?

Abraão servia a um Deus que tem poder para trazer à existência tudo aquilo que não existe. Abraão lutou contra a esperança, pois vivia de acordo com o que o Senhor lhe prometera e, por isso, foi chamado o pai da fé, porque foi além da sua limitação. Ele creu, mesmo quando não havia nenhuma esperança.

Quais são as 4 alianças de Deus?

Existem oito alianças na Bíblia, feitas entre Deus e a humanidade:
  • A Aliança Edênica (Gn 1.28-30; 2.15-17)
  • A Aliança Adâmica (Gn 3.14-19)
  • A Aliança Noaica (Gn 8.20-9.17)
  • A Aliança Abraâmica (Gn 12.1-3; etc.)
  • A Aliança Mosaica (Êx 20-23; Dt)
  • A Aliança Davídica (2Sm 7.4-17)
  • A Aliança da Terra de Israel (Dt 30.1-10)

Quantas alianças Deus fez com Abraão?

Através da Bíblia, através da sua história de relacionamento com o homem, Deus fez sete alianças.

Qual foi a segunda aliança de Deus?

A segunda aliança foi feita como Abrão que, a partir daí passou a chamar-se Abraão (Gn 17, 4-5). E assim se manifestou Deus : “E a aliança que eu faço com você e seus futuros descendentes, e que vocês devem observar, é a seguinte: circuncidem a carne do prepúcio.

Qual foi a promessa feita a Abraão?

Gênesis 21 contém a história de como a promessa de Deus a Abraão e Sara de que ela teria um filho foi cumprida. Os eventos de Gênesis 21 aconteceram quando Abraão tinha cem anos de idade e Sara tinha noventa. Haverá alguma dúvida de que o nascimento desse filho foi um milagre e uma bênção de Deus?

Quantas são as alianças de Deus?

Deste modo, as nove alianças podem ser divididas em duas seções distintas: anteriores e posteriores ao exílio do Egito e ao recebimento das leis no Sinai. As primeiras cinco alianças, todas contidas no livro de Gênesis, apresentam fundamentalmente uma relação “triádica” entre Deus, o povo e a terra.

Qual foi a atitude de Abraão que confirmou a aliança?

A atitude foi a circuncisão de seu filho Ismael e todos os outros homem da sua casa,incluindo os escravos nascidos na sua casa e os que tinham sido comprados de estrangeiros após Abraão falar com Deus( está nos versículos 22-26 do capítulo 17).

O que é a aliança de Abraão?

A Aliança de Deus com Abraão funciona como um compromisso mútuo entre Deus e Abraão. Deus promete abençoar Abraão e seus descendentes, torná-los uma grande nação e dar-lhes uma terra para possuir. Em troca, Abraão e seus descendentes devem obedecer aos mandamentos de Deus e manter uma relação de fé e confiança nele.

Por que Abraão foi escolhido por Deus?

Pelo fato de que, em sua região e época em que ele vivia Abrão era o homem que mais tinha fé entre todo resto, mesmo que sendo em outros deuses. Então Deus viu que ele era a melhor opção para ser o patriarca do povo hebreu, para que no futuro ele fosse visto como um símbolo de fé e esperança em Yahweh.

Quais foram as três promessas que Deus fez a Abraão?

A promessa de Deus a Abraão
  • Descendência: Deus prometeu descendentes a Abraão (Gn 17.2-7). ...
  • Terra: Deus prometeu a Abraão que ele teria um lugar para morar (Gn 15.18-21; 17.8).
  • Nação: Deus prometeu a Abraão que ele seria pai de multidões, uma grande nação (Gn 12.2; 17.4).

O que é ter uma aliança com Deus?

A aliança de Deus conosco é uma expressão fundamental da vida cristã. Como em todo pacto, a aliança acontece por meio de uma entrega mútua, de um acordo de ambas as partes. Deus nos escolhe como seus filhos e promete abençoar nossas vidas em toda plenitude.

Quantas promessas foram feitas a Abraão?

Na Bíblia, podemos encontrar 7 promessas que Deus fez para a vida de Abraão. Esse personagem tem uma história muito especial e serve de exemplo para as pessoas que desejam ter a vida em Deus.

O que é a nova aliança com Deus?

Jesus dá novo rumo, novo sentido à história da salvação. Com ele, termina a Antiga Aliança (Antigo Testamento), que celebrava a libertação do povo de Israel da escravidão do Egito, e começa a Nova Aliança (Novo Testamento), a qual realiza a nossa libertação do pecado.

Qual o significado das três alianças?

Alianças de compromisso com três pedras representam o casal que sempre busca se reinventar e sair da rotina. O número 3 está relacionado à liberdade de expressão e alto astral. Pessoas que escolhem alianças com três pedras buscam sempre surpreender, de forma muito positiva, quem é especial na vida delas.

Porque três alianças?

A Tríplice Aliança foi um acordo militar que reuniu Alemanha, Áustria-Hungria e Itália entre 1882 e 1915. Por meio dessa aliança, os três países asseguravam oferecer cooperação mútua caso qualquer um deles fosse atacado por outro país europeu.

Qual o nome das duas alianças?

Durante a Segunda Guerra Mundial, os países lutaram como parceiros de uma das duas principais alianças: a do Eixo ou a dos Aliados.

O que Deus queria de Abraão?

Ele exigiu que Abraão se submetesse a essa provação porque queria dar-lhe glória, exaltação e honra; Ele pretendia torná-lo rei e sacerdote, compartilhando de Sua própria glória, poder e domínio.” (George Q. Cannon, Conference Report, abril de 1899, p. 66.)

Qual foi a fé de Abraão?

No meio de tantos povos politeístas, Abraão descobriu – ou melhor, recebeu a revelação do alto – que há um só Deus verdadeiro, que não há outro. A sua fé se espalhou, se firmou e continua até hoje naqueles que o seguem, naqueles que são cristãos.

O que Deus viu em Abraão?

Isaque já estava deitado amarrado sobre o altar quando um anjo do Senhor parou Abraão, e ele viu um carneiro preso em arbustos. Abraão recebeu um carneiro sacrificial, (ay'il em hebraico) – um carneiro adulto, com chifres. Então, 2.000 anos depois, Deus providenciou o cordeiro prometido (seh em hebraico).

Artigo anterior
Pode passar creme hidratante antes de descolorir os pelos?
Artigo seguinte
Qual o signo do Saturno?