Qual a vida útil do câmbio I-motion?

Perguntado por: Gaspar Samuel Sousa de Borges  |  Última atualização: 15. Januar 2022
Pontuação: 4.2/5 (38 avaliações)

Câmbios automatizados, como GSR (ex-Dualogic) da Fiat e I-Motion, da Volkswagen, necessitam de manutenção a cada 60.000 ou 70.000 km. Já os automáticos, de fato, são projetados para aguentar 200.000 km - alguns modelos é necessária a troca do óleo da transmissão.

Quando trocar o óleo do câmbio I-motion?

Quando substituir o fluido hidráulico dos câmbios automatizados I-Motion e Dualogic?
  • Fluído “sujo”;
  • Viscosidade alterada;
  • Contaminação por água;
  • Quando houver vazamentos;
  • Contaminação por desgaste de componentes internos.

Quanto tempo dura um câmbio I-motion?

“Automatizados como Dualogic, Easytronic e I-Motion têm o sistema de embreagem [disco, platô e atuador] mais frágil que o dos câmbios manuais comuns. Pela nossa experiência, a durabilidade média da embreagem dos automatizados é de 50.000 km, quando roda na cidade, a 100.000 km, quando se concentra em estradas.

Qual o problema do câmbio I-motion?

Pelo seu sistema repleto de componentes responsáveis pelo funcionamento dos engates, qualquer defeito em algum deles pode ocasionar o mau funcionamento do câmbio I-Motion. O problema mais comum presente no câmbio I-Motion é justamente a dificuldade ou até mesmo impossibilidade de engatar as marchas.

O que é o câmbio I-motion?

O que são câmbios automatizados

Que vem a ser um câmbio manual normal, porém sem o pedal da embreagem e sem a alavanca de mudanças, porque tem um computador que se encarrega de passar as marchas para o motorista.

Dicas e cuidados câmbio I-Motion

36 questões relacionadas encontradas

Quais carros têm câmbio I-motion?

Gol, Voyage, Up, Fox, CrossFox, SpaceFox. Os seis modelos já tiveram o câmbio I-Motion, o automatizado de embreagem simples, que vira história a partir de agora. Com as mudanças na linha 2020 do subcompacto Up, a transmissão deixa de ser oferecida pela Volkswagen no Brasil.

Quantas marchas tem o câmbio I-motion?

A Volkswagen, que abandonou o I-Motion em 2019 nos Fox e Up!, agora está concentrada no câmbio automático de seis marchas, presente até mesmo em Gol e Voyage.

Porque o câmbio Powershift é ruim?

Foram tantos problemas, que aqui no Brasil ele ganhou o apelido de powershit. Os principais são a dificuldade de passar marchas, trepidações ao arrancar, e ele esquenta tanto que às vezes acende um alerta no painel: “Pare o carro e espere o câmbio esfriar”.

Quanto tempo dura uma embreagem automática?

Contudo, enquanto os dispositivos robotizados têm intervalos de manutenção a cada 60.000 ou 70.000 km, os conjuntos automáticos já são projetados para durar mais de 200.000 km.

Qual a vida útil de um câmbio Dualogic?

Câmbios automatizados, como GSR (ex-Dualogic) da Fiat e I-Motion, da Volkswagen, necessitam de manutenção a cada 60.000 ou 70.000 km. Já os automáticos, de fato, são projetados para aguentar 200.000 km - alguns modelos é necessária a troca do óleo da transmissão.

Quanto custa uma revisão no câmbio automático?

O custo de reparo de uma transmissão automática é bem mais elevado que de uma mecânica. Num carro mais usado, pode chegar perto do valor do próprio veículo. Um reparo completo de um câmbio automático “simples”, como o de quatro marchas do Honda Civic 1.7 (2005), custa em torno de R$ 4 mil.

Quantos litros de óleo no câmbio I-motion?

2 Litros Oleo Cambio Imotion Gol Voyage Saveiro G5 G6 Origin.

Como saber se o óleo do câmbio automático está bom?

Outra forma de analisar as condições de um automóvel automático é verificar o nível de óleo do câmbio. Ele não deve ter alteração na cor (deve ter tons avermelhados), não pode apresentar qualquer tipo de resíduo e ainda não pode contar com cheiro de queimado.

O que é um câmbio robotizado?

O câmbio robotizado é uma evolução da embreagem automática que surgiu no final da década de 90. ... Assim, o carro não tinha o pedal da embreagem, mas a seleção da marcha era feita da mesma forma que no câmbio manual. No início dos anos 2000, o sistema evoluiu para o formato que temos hoje de câmbio robotizado.

Qual o melhor câmbio automatizado I-motion ou Dualogic?

As trocas manuais no i-Motion são feitas mais rapidamente, enquanto no Dualogic, é preciso movimentar a alavanca de acordo com o tempo de processamento do sistema.

Qual Fox tem câmbio automático?

Volkswagen Fox 1.6 Mi Prime 8v Flex 4p Automatizado | Webmotors.

Qual a diferença entre o câmbio automático E o câmbio Dualogic?

Trata-se de um sistema que automatiza a troca de marcha da caixa de câmbio manual. Dentre as vantagens do câmbio Dualogic estão o menor consumo de energia, e, consequentemente, de emissão de poluentes no meio ambiente, e a potência do motor mantida durante as trocas de marchas, que podem ser manuais ou automáticas.

Como usar o câmbio automatizado?

Para dirigir um veículo com câmbio automático basta pisar no pedal do freio e mover a alavanca do câmbio para a posição "D". Assim que o motorista solta o pedal do freio o carro já começa a se movimentar.

Tem como mudar o câmbio automático para manual?

A resposta, a princípio, é sim. Considerando apenas a parte mecânica do sistema, genericamente seria possível a um profissional especializado adaptar as peças de um veículo com câmbio manual em um veículo com câmbio automatizado, instalando o pedal de embreagem e a alavanca manual.

Quais carros usam câmbio Dualogic?

O monovolume foi seguido pelo Fiat Stilo Dualogic e Volkswagen Polo I-Motion, mas coube à fabricante italiana o uso mais amplo do sistema, que equipou Palio, Grand Siena, Mobi e até Strada. E é no Cronos 2020 que o câmbio automatizado se despediu — talvez pra sempre — do Brasil.

Artigo anterior
Qual o youtuber mais famoso do Brasil 2021?
Artigo seguinte
Qual é a importância do oxigênio para os seres vivos?