Qual a validade de um contrato de confissão de dívida?

Perguntado por: Luciana Érica Sousa Anjos  |  Última atualização: 1. April 2022
Pontuação: 4.8/5 (57 avaliações)

De acordo com a decisão do magistrado: “A confissão de dívida vale por si só. O artigo 585, inciso II, do CPC, faz menção tão somente a documento particular assinado pelo devedor e por duas testemunhas.

Como funciona contrato de confissão de dívida?

Esse documento de confissão de dívidas é um acordo legal entre quem deve e seu credor. Ou seja, é um contrato, onde o devedor reconhece a dívida e promete quitá-la. Dessa forma, o objetivo dele é dar garantias ao cobrador e ao inadimplente. O benefício para o credor é a certeza que o débito será pago.

Como anular um contrato de confissão de dívida?

Mas se você já assinou o documento, é possível solicitar ao advogado que faça a análise desse contrato. Se for o caso, pode-se entrar com ação na Justiça, pedindo a nulidade da escritura de confissão e uma nova negociação de pagamento de acordo com as leis.

Sou obrigado a assinar termo de confissao de dívida?

Conforme a Resolução Normativa 414, caso a distribuidora comprove uma irregularidade na medição do consumo de energia, ela deve informar ao consumidor, bem como os critério utilizados na cobrança do consumo devido e não faturado. ...

Como emitir termo de confissão de dívida pública?

Como montar um termo de confissão de dívida?
  1. Valor total da dívida que o devedor está confessando a assumir, juntamente com a origem desse débito e as datas de quando eram para ter sido pagos.
  2. Forma de pagamento. ...
  3. A quarta parte do contrato deve conter uma cláusula penal.

O QUE É TERMO DE CONFISSÃO DE DÍVIDA?

36 questões relacionadas encontradas

Quem pode ser testemunha em contrato de confissão de dívida?

Podem ser testemunhas de um contrato qualquer pessoa maior de 16 anos de idade, que não tenha interesse no contrato, não seja amigo, inimigo ou parente de qualquer uma das partes. Isto é o que está descrito de maneira técnica no art. 228 do Código Civil.

Quem não pode servir de testemunha?

A TESTEMUNHA

Qualquer pessoa, a princípio, pode ser testemunha, com exceção das pessoas incapazes, impedidas ou suspeitas (art. 447). Cumpre ressaltar que o Código Civil, em seu art.

Quem são as testemunhas de um contrato?

As testemunhas servem para comprovar que o contrato foi celebrado de forma livre pelas partes, caso uma delas venha a questioná-lo. Mas nem todos os contratos necessitam de assinaturas de testemunhas para terem validade jurídica.

Quais contratos precisam de testemunhas?

I – a letra de câmbio, a nota promissória, a duplicata, a debênture e o cheque; II – a escritura pública ou outro documento público assinado pelo devedor; III – o documento particular assinado pelo devedor e por 2 (duas) testemunhas; Por isso, aconselha-se sempre utilizar a assinatura das duas testemunhas.

É necessário ter testemunha em contrato?

A legislação civil não exige a assinatura de testemunhas para a validade do contrato. ... Qualquer pessoa pode ser testemunha de um contrato, desde que seja civilmente capaz.

Quando se faz necessária a presença de testemunhas?

Portanto, a presença das testemunhas no ato da assinatura é indispensável, mas, não é necessário que eles assinam no ato o documento. Eles tem que estar presentes no ato, mas se por algum motivo não possam assinar contemporaneamente com o devedor, em nada alerta a executividade do título.

É obrigatório ter testemunha no contrato de aluguel?

O contrato de locação é título executivo extrajudicial, por conter crédito decorrente de aluguel, na forma do disposto no artigo 585 , IV, do CPC , não sendo exigível a presença de testemunhas no contrato.

Quem está impedido de depor como testemunha?

Todas as pessoas podem depor como testemunhas em um processo judicial, exceto: as incapazes, as impedidas ou as suspeitas.

São impedidos de depor como testemunhas?

Podem depor como testemunhas todas as pessoas, exceto as incapazes, impedidas ou suspeitas (art. 405 , caput, do CPC ).

Quem são as pessoas que não podem ser consideradas testemunhas e por quê?

447, § 4º, CPC/2015). Em verdade, as pessoas menores, impedidas ou suspeitas não são consideradas como testemunha. Nesses casos elas serão ouvidas na condição de informantes. ... O número de testemunhas não pode ser superior a dez, sendo três, no máximo, para a prova de cada fato.

Como fazer um termo de responsabilidade de dívida?

(nome do(a) devedor(a)), (nacionalidade), (estado civil), (profissão), inscrito(a) no CPF sob o nº (informar) e no RG nº (informar), residente e domiciliado(a) à (endereço), me comprometo a pagar à (nome do(a) credor), (nacionalidade), (estado civil), (profissão), inscrito(a) no CPF sob o nº (informar) e no RG nº ( ...

Quem assina o termo de confissão de dívida?

4 – O termo como um título extrajudicial

Esse fundamento legal está vinculado ao fato de ser um documento particular assinado pelo devedor e por duas testemunhas. Logo, com o não cumprimento da parte devedora nasce o direito do credor de executar a dívida judicialmente.

Artigo anterior
Qual o personagem que mais morre no Dragon Ball?
Artigo seguinte
Qual a quantidade de cocaína para uma overdose?