Qual a transitividade do verbo precisar?

Perguntado por: Vera Amorim de Castro  |  Última atualização: 8. Mai 2025
Pontuação: 4.7/5 (41 avaliações)

O verbo precisar, quando significa 'ter necessidade de alguma coisa', é transitivo indirecto e rege um complemento oblíquo introduzido pela preposição de. Este complemento pode ser um grupo nominal (ex.: eu preciso de mais trabalho) ou um verbo no infinitivo (ex.: eu preciso de trabalhar mais).

Qual a regência do verbo precisar?

Quanto ao verbo “precisar”, usualmente, na linguagem relativa ao português contemporâneo, duas colocações são admitidas: - No caso de o complemento ser um substantivo ou pronome, o correto é usarmos a preposição. Assim sendo, ele se classifica como transitivo indireto.

Qual a regência do verbo necessitar?

Objeto indireto: necessitar seguido da preposição de: Exemplo: Joana precisa de sua ajuda.

Como saber a transitividade de um verbo?

Resumo sobre transitividade verbal

O verbo transitivo direto liga-se diretamente ao seu objeto. O verbo transitivo indireto liga-se ao objeto por meio de preposição. O verbo transitivo direto e indireto tem dois objetos: liga-se a um deles diretamente e ao outro por meio de preposição.

Como saber se é um verbo intransitivo?

Verbos intransitivos são aqueles que não precisam de complemento, já que o significado da ação verbal é completo sozinho. O verbo intransitivo é, por si só, o próprio predicado da oração, já que não precisa de nenhum elemento ou complemento. Veja: Eu dormi.

502 - REGÊNCIA VERBAL | PRECISAR = NECESSITAR - VTI - DE

20 questões relacionadas encontradas

Quais são os verbo intransitivo?

Os principais verbos intransitivos são:
  • Verbo nascer;
  • Verbo morrer;
  • Verbo viver;
  • Verbo voltar;
  • Verbo chegar;
  • Verbo andar;
  • Verbo chorar;
  • Verbo cair;

Como diferenciar o verbo transitivo do Intransitivo?

Verbos transitivos são verbos que precisam de complementos verbais para completar o seu sentido. Têm um significado incompleto. Verbos intransitivos são verbos que não precisam de complementos verbais para completar o seu sentido.

Como descobrir verbo transitivo indireto?

O verbo é transitivo indireto quando o complemento está ligado ao verbo de forma indireta. Neste caso, o uso da preposição é obrigatória. São aqueles que necessitam de um objeto indireto para dar sentido a uma frase. Sem o objeto indireto ela fica incompleta.

Qual é o verbo de necessita?

necessitar (verbo) -

Como saber se o verbo precisa de preposição?

Como quem gosta, gosta de alguém ou de alguma coisa, o verbo pede a preposição de. Se o objeto é precedido de uma preposição, ele é indireto e o verbo, consequentemente, transitivo indireto. Veremos mais alguns exemplos de verbo transitivo indireto a seguir.

Precisa ou precisar?

Em todos os demais casos, brasileiros e portugueses concordam: “precisar” é transitivo indireto. Dizemos “Preciso de dinheiro”, “Seu texto precisa de uma boa revisão”.

Precisa de ir ou precisa ir?

O verbo precisar pede a preposição de: quem precisa, precisa de alguma coisa.

Precisa de precisar?

A forma precisapode ser [feminino singular de preciso] , [segunda pessoa singular do imperativo de precisar] ou [terceira pessoa singular do presente do indicativo de precisar] .

Quando é VTI?

Os Verbos Transitivos Indiretos (VTI) são aqueles que precisam de uma preposição para mediar o verbo com seu complemento, ou seja, a regência verbal pede um complemento que seja um objeto indireto.

Foi é um verbo transitivo indireto?

O verbo ir, atuando como verbo transitivo indireto, necessita de um objeto indireto para completar o seu sentido. Estabelece a regência verbal através do uso de uma preposição.

Qual frase apresenta um verbo transitivo indireto?

Diferentemente dos transitivos diretos, os transitivos indiretos exigem preposição. Esse complemento recebe o nome de objeto indireto. Exemplo: Acredito na sua boa vontade.

Quem chega chega em ou chega a?

Erro: Chegamos em São Paulo, ontem. Forma correta: Chegamos a São Paulo, ontem. Explicação: o verbo exige a preposição a. Quem chega, chega a algum lugar, ou a alguma coisa.

Qual é a regência do verbo esquecer?

Quando se apresentam nas formas pronominais, os verbos "esquecer e lembrar" são transitivos indiretos, pedindo a preposição "de". Exemplos: "Com a pressa de sair de casa, eu me esqueci do fogão ligado."

Sou é um verbo intransitivo?

Os verbos ser e estar são sempre intransitivos. Para compreendermos esta intrasitividade, é preciso termos a noção do que é isso de verbo transitivo e de verbo intransitivo. Suponhamos a seguinte frase: O João deu o bolo à Maria.

O que faz um verbo ser intransitivo?

* Os verbos, ser, estar, permanecer, ficar e continuar classificar-se-ão como intransitivos quando indicarem posição do sujeito em um dado lugar.

Artigo anterior
O que falar para o noivo no dia do casamento?
Artigo seguinte
Como criar um ícone de uma página da web?