Qual a transitividade do verbo ir?

Perguntado por: Manuel Simão Moreira  |  Última atualização: 9. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (67 avaliações)

O verbo ir, atuando como verbo transitivo indireto, necessita de um objeto indireto para completar o seu sentido. Estabelece a regência verbal através do uso de uma preposição.

Qual é a transitividade do verbo vir e ir?

Significado de Vir

verbo transitivo indireto e intransitivo Caminhar-se em direção a: os cães vêm à margem da praia; escutava o barulho do navio que vinha. ... verbo transitivo indireto Ser a razão de; possuir como motivo; originar: sua tristeza vem do divórcio.

Foi é um verbo transitivo?

Veja como eles se classificam em relação a sua transitividade. A primeira forma verbal, “fui”, é complementada por “à escola”, ou seja, por um termo introduzido por preposição, também chamado de objeto indireto. ... Por isso, trata-se de um verbo transitivo direto e de um objeto direto.

É transitivo ou intransitivo?

Verbos transitivos são verbos que precisam de complementos verbais para completar o seu sentido. Têm um significado incompleto. Verbos intransitivos são verbos que não precisam de complementos verbais para completar o seu sentido.

Quais são verbos Intransitivos?

Verbos que não precisam de complemento

Os verbos intransitivos têm a capacidade de apresentar o sentido completo de uma ação. As ações propagadas pelos verbos intransitivos têm início e fim no próprio sujeito, não sendo necessário complementos verbais para completar o seu sentido.

#VDD01 - REGÊNCIA DO VERBO IR

21 questões relacionadas encontradas

Quais são os verbos transitivos?

Os verbos transitivos são aqueles que vêm acompanhado de objeto, isto é, complemento. Esse objeto é o ser em que termina ou para onde se dirige a ação verbal que vem do sujeito. Os verbos transitivos podem ser diretos, indiretos ou diretos e indiretos.

Como é classificada a forma verbal foi?

A palavra foi é flexão verbal dos verbos: IR, SER.

O que é verbo transitivo Cite 5 Exemplos?

Os verbos transitivos diretos e indiretos são aqueles que exigem dois complementos, um dos quais sem e outro com preposição obrigatória. Exemplo: Carlos ofereceu chocolates à Milena. ... À Milena é um complemento, por sua vez, com preposição, logo, indireto.

O que é transitividade verbal 7 ano?

Gramática. A transitividade verbal é a relação estabelecida entre o verbo e outros termos da oração, caracterizando-o como transitivo direto, transitivo indireto ou bitransitivo. ... O sentido do verbo viajaram, por exemplo, não necessita de nenhum outro complemento, pois está contido no próprio verbo.

O que é verbo transitivo direto e indireto exemplos?

Os Verbos Transitivos Diretos e Indiretos são aqueles que necessitam de dois complementos: um sem preposição (objeto direto) e um com preposição (objeto indireto). Exemplos: Apresentou as condolências aos familiares. Emprestei a coleção à minha colega.

O que é um verbo transitivo indireto exemplos?

São verbos que se ligam ao complemento por meio de uma preposição. O complemento é denominado de objeto indireto. Por exemplo, o verbo obedecer exige a preposição a, pois “quem obedece, obedece A algo/ A alguém”. ...

O que é um nome transitivo?

Assim, podemos dizer que os nomes “acesso”, “obediente” e “longe” são nomes transitivos, os quais exigem o termo complemento nominal.

Teve É verbo?

O verbo ter é um verbo extremamente irregular. Quando conjugado, apresenta diversas alterações no radical e nas terminações. Apresenta vários radicais distintos: eu tenho, eu tinha, eu tive, eu terei. Também as formas no presente do indicativo tem (singular) e têm (plural) costumam causar dúvidas.

Foram é verbo?

A palavra é uma conjugação do verbo ir e também do verbo ser na 3ª pessoa do plural do pretérito perfeito do indicativo (forma mais utilizada em conversas informais) ou do pretérito mais-que-perfeito do indicativo: Eles foram. Elas foram. Vocês foram.

Quais são todas as preposições?

As preposições podem ser classificadas em essenciais e acidentais. As preposições essenciais são aquelas palavras que só funcionam como preposições: a, ante, após até, com, contra, de, desde, em, entre, para, per, perante, por, sem, sob, sobre, trás.

Quais são as preposições em inglês?

Além das preposições em inglês apresentadas acima, outras poderão aparecer em textos de provas de vestibular, teste de inglês para nivelamento e concursos. São elas: Of, From, Out, By, Against, About, During, Like, Without, With, Through, Before, After, Under, Between e Among.

Quando se usa era e foi?

Foi é a forma conjugada do verbo ser na 3. ª pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo. Deverá ser usado quando o sujeito for ele, ela, você: Foi ele.

Como identificar o verbo intransitivo?

Verbos Intransitivos são aqueles que não necessitam de complemento porque têm sentido completo. Por esse motivo, eles conseguem formar o predicado sozinhos. Exemplos: Carmem morreu.

O que é um termo Preposicionado?

É um termo preposicionado que indica o elemento ao qual se destina ação verbal. Completa o sentido de um verbo transitivo indireto. Exemplos de objeto indireto: O filho não obedeceu ao pai.

O que é adjunto adnominal exemplos?

Indica agente, posse ou espécie; Tem valor ativo (ex: Quando falo “o carro do Pedro”, quero dizer que Pedro tem um carro, ou seja, o adjunto adnominal exerce uma influência sobre o substantivo); É um termo dispensável. Sua retirada da oração não prejudica o sentido geral.

O que é ser ávida?

Ávido é um adjetivo na língua portuguesa, referente ao que se deseja com muita intensidade, ou seja, uma vontade extremamente forte de conquistar, ganhar ou fazer algo. Etimologicamente, a palavra "ávido" surgiu a partir do latim avidus, que significa "avidez", "desejo" ou "cobiça". ... O feminino de ávido é ávida.

O que é objeto indireto exemplos?

O objeto indireto é um tipo de Complemento Verbal. Diferentemente do Objeto Direto, o qual vincula-se ao Verbo diretamente, o Objeto Indireto integra-se aos sentidos dos Verbos Transitivos Indiretos através de uma Preposição. Veja o exemplo: Ricardo gosta de cerveja.

O que é transitivo direto exemplos?

Verbos transitivos diretos (VTD) são os verbos que precisam de um complemento para fazer sentido. Esse complemento, chamado de objeto direto, se liga ao verbo sem preposição obrigatória: O povo ama o prefeito. ... Objeto direto: meu bolo predileto)

Artigo anterior
Porque estudar técnica vocal?
Artigo seguinte
Como identificar os tipos de clientes?