Qual a transitividade do verbo comentar?

Perguntado por: Guilherme Salvador Teixeira Figueiredo  |  Última atualização: 7. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (36 avaliações)

Significado de Comentar
verbo transitivo direto Fazer ficar compreensível, claro; compreender algo através de uma argumentação escrita ou falada: ela comentou os trajes de gala. ... verbo transitivo direto e bitransitivo Iniciar uma conversa sobre algo ou alguém em específico; discutir: comentou aquela notícia com a mãe.

Qual a transitividade do verbo usar?

Significado de Usar

verbo transitivo direto, transitivo indireto e bitransitivo Utilizar ou fazer uso de alguma coisa; empregar: usava gestos para se comunicar; usar das economias para viver; usar o dinheiro como desculpa para ser arrogante.

Qual é o verbo de comentar?

comentar (verbo) -

Qual a transitividade verbal do verbo responder?

O verbo responder atua como um verbo transitivo direto, estabelecendo regência sem a presença de uma preposição, quando o complemento se referir à própria resposta dada, aquilo que foi dito.

Qual a transitividade do verbo escutar?

Significado de Escutar

verbo transitivo Ouvir com atenção. Dar atenção a. /. ... verbo intransitivo Prestar atenção, para ouvir alguma coisa: pode falar, que eu escuto. Etimologia (origem da palavra escutar).

Transitividade Verbal [Prof Noslen]

17 questões relacionadas encontradas

O que é transitividade verbal 7 ano?

Gramática. A transitividade verbal é a relação estabelecida entre o verbo e outros termos da oração, caracterizando-o como transitivo direto, transitivo indireto ou bitransitivo. ... O sentido do verbo viajaram, por exemplo, não necessita de nenhum outro complemento, pois está contido no próprio verbo.

Como identificar um verbo transitivo indireto?

O verbo é transitivo indireto quando o complemento está ligado ao verbo de forma indireta. Neste caso, o uso da preposição é obrigatória. São aqueles que necessitam de um objeto indireto para dar sentido a uma frase. Sem o objeto indireto ela fica incompleta.

Como identificar o verbo intransitivo?

Verbos Intransitivos são aqueles que não necessitam de complemento porque têm sentido completo. Por esse motivo, eles conseguem formar o predicado sozinhos. Exemplos: Carmem morreu.

Qual o sentido do verbo responder?

a) Quando o verbo responder possui o sentido de “dar resposta”, “dizer ou escrever em resposta”, é um verbo transitivo que exige: um objeto indireto em relação à pergunta.

Esta verbo?

O verbo estar é um verbo irregular. Na sua conjugação, há alterações no radical e nas terminações, como: eles estão, que ele esteja, se eu estivesse.

E comentem ou comentam?

Comentem vem do verbo comentar. O mesmo que: esclareçam, expliquem, parafraseiem, critiquem, elucidem, interpretem, analisem, glosem.

Como conjugar o verbo partir?

Conjugação do verbo: partir
  1. Presente. eu. parto. tu. partes. ele/ ela/ você ...
  2. Pretérito Imperfeito. eu. partia. tu. partias. ele/ ela/ você ...
  3. Futuro. eu. partirei. tu. partirás. ele/ ela/ você ...
  4. Presente. que eu. parta. que tu. partas. ...
  5. Futuro. se eu. partir. se tu. partires. ...
  6. Pessoal. eu. partir. tu. partires. ...
  7. eu. partiria. tu. partirias. ele/ ela/ você

O que é verbo transitivo direto exemplos?

Verbos transitivos diretos (VTD) são os verbos que precisam de um complemento para fazer sentido. Esse complemento, chamado de objeto direto, se liga ao verbo sem preposição obrigatória: O povo ama o prefeito. ... Objeto direto: meu bolo predileto)

Qual a diferença entre o objeto direto e indireto?

O objeto indireto necessita de uma preposição para concluir o sentido de um verbo transitivo. O objeto direto pode usar preposição para completar o sentido de um verbo transitivo de forma facultativa.

Como usar regencia verbal e nominal?

A regência nominal indica a relação que um nome (termo regente) estabelece com o seu complemento (termo regido) através do uso de uma preposição.
...
Regência verbal com preposição
  1. O funcionário não se lembrou da reunião.
  2. Ninguém simpatiza com ele.
  3. Você não respondeu à minha pergunta.

Faz é um verbo intransitivo?

Verbo fazer como verbo intransitivo

Como verbo intransitivo, o verbo fazer apresenta um sentido completo, não necessitando de complementos verbais: Ela fala, mas não faz.

Esta é verbo intransitivo?

Intransitivo. Quando o verbo estar vier acompanhado de um adjunto adverbial de lugar, ele funcionará como verbo intransitivo, ou seja, aquele que tem sentido completo e não demanda objeto direto nem indireto. Vejamos alguns exemplos: Paulo estava no trabalho.

O que é um verbo transitivo indireto exemplos?

Quando o verbo exige dois complementos, um com e outro sem preposição, ele é classificado como verbo transitivo direto e indireto. Exemplos: Deu a notícia aos familiares. Perdoou as ofensas dos vizinhos.

O que é transitivo indireto exemplos?

São verbos que se ligam ao complemento por meio de uma preposição. Por exemplo, o verbo obedecer exige a preposição a, pois “quem obedece, obedece A algo/ A alguém”. ... Quando, porém, for usado um pronome oblíquo átono como objeto indireto, ela desaparecerá: “Obedeço a eles” = “Obedeço-lhes”.

Quais são os verbos transitivos indireto?

Verbos transitivos indiretos são verbos que necessitam de um objeto indireto para completar o seu sentido, permanecendo com sentido incompleto sem esse complemento. Um verbo transitivo indireto necessita obrigatoriamente de uma preposição para estabelecer regência verbal com o objeto indireto.

O que é transitividade verbal 8 ano?

A transitividade verbal é o processo por meio do qual a ação verbal se transmite (ou transita) a outros termos da oração que atuam como seus complementos (os objetos).

O que é complemento verbal e exemplos?

Falar de complemento verbal é falar de objeto direto e objeto indireto. Veja exemplos de frases com complementos verbais: Aviões podem voar porque possuem asas. ... Dentro dessa classificação, há o objeto direto preposicionado, objeto direto + indireto, objeto indireto pleonástico e objeto direto pleonástico.

O que é um verbo transitivo direto e indireto?

Portanto, de maneira resumida, o verbo transitivo direto exige um objeto direto, isto é, exige um completo não preposicionado. Já o verbo transitivo indireto demanda um objeto indireto, o que nos mostra que o seu complemento deve ser antecedido por uma preposição.

Artigo anterior
Quais são as três características fundamentais para o sucesso de um cuidador?
Artigo seguinte
O que pode causar a queima da placa-mãe?