Qual a textura da rocha?

Perguntado por: Vítor Gonçalo Cunha  |  Última atualização: 10. April 2022
Pontuação: 5/5 (58 avaliações)

A textura de uma rocha refere-se ao tamanho, forma, disposição, contatos e arranjo ou organização de seus componentes minerais e, se existirem, vítreos.

Como se classifica a textura das rochas?

Muito grossa: cristais entre 3 e 10 cm. Grossa: cristais entre 1 e 3 cm. Média: cristais entre 1 e 10 mm. Fina: cristais entre 0,1 e 1 mm.

Qual é a textura das rochas ígneas?

Os cristais individuais numa rocha ígnea afanítica não são distinguíveis sem recurso a ampliação. Exemplos de rochas com textura afanítica incluem o basalto, o andesito e o riolito; Fanerítica (phaner = visível) — texturas típicas das rochas ígneas intrusivas que cristalizaram lentamente abaixo da superfície.

Qual a textura das rochas magmáticas?

A textura das rochas magmáticas se define pelo tamanho dos grãos minerais que as constituem e pelas relações espaciais entre eles. Se os grãos têm aproximadamente o mesmo diâmetro, a rocha é equigranular; do contrário, é inequigranular.

Qual a textura da rocha metamórfica?

A textura da rocha metamórfica é definida pelo tamanho, forma, distribuição e orientação dos novos minerais cristalizados ou dos minerais recristalizados. A textura muda de acordo com o grau metamórfico, ou seja, com as condições relativas de pressão e temperatura.

Texturas e Estruturas das Rochas Metamórficas. Profa Maria Giovana Parisi. IGC/UFMG

25 questões relacionadas encontradas

Qual é a característica da rocha metamórfica?

Uma característica típica das rochas metamórficas é a foliação (xistosidade), estrutura paralela que produz partição mais ou menos plana na rocha. O conjunto de rochas metamórficas de qualquer composição que tenham se formado nos mesmos intervalos de pressão e temperatura constitui uma fácies metamórfica.

O que caracteriza uma rocha metamórfica?

As rochas metamórficas são rochas originadas de outros tipos de rochas que, longe de seus locais de formação e submetidas à pressão e temperaturas diferenciadas, transformaram-se e modificaram suas características em um processo denominado por metamorfismo.

Quais são as características das rochas magmáticas?

As rochas ígneas ou magmáticas originam-se da solidificação do magma. As Rochas Ígneas ou Magmáticas são aqueles tipos de formações rochosas que se originam no interior da Terra, onde é muito quente, o que faz com que, inicialmente, elas permaneçam sob a forma de magma.

Como são as rochas magmáticas?

ígneas ou magmáticas: são rochas formadas pelo esfriamento e solidificação de elementos endógenos, no caso, o magma pastoso. São exemplos de rochas magmáticas: granito, basalto, diorito e andesito.

Como resultam as rochas magmáticas?

Rocha resultante da consolidação dos magmas. As rochas plutónicas ou intrusivas são as que se formaram por consolidação do magma em profundidade. ... Em geral, o arrefecimento é lento e ocorre a cristalização de todos os seus minerais.

Como identificar rochas ígneas?

As rochas ígneas costumam ser maciças, ter boa resistência mecânica e cristais bem formados. Proporcionam bom polimento e são, por isso, muito valiosas como rochas ornamentais. Para reconhecer se a rocha é intrusiva ou extrusiva é necessário avaliar a textura.

O que é textura e cristal?

Textura Cristal é um efeito decorativo sofisticado e moderno. Proporciona acabamentos com pedras naturais. Pode ser usada em superfícies externas e internas de alvenaria. reboco e concreto.

Quais os tipos de rochas ígneas?

Rochas ígneas ou magmáticas
  • Rochas ígneas extrusivas ou vulcânicas. Essas rochas são formadas na superfície terrestre ou em áreas oceânicas e se solidificam a partir do resfriamento da lava expelida pelos vulcões. ...
  • Rochas ígneas intrusivas ou plutônicas. ...
  • Gnaisse. ...
  • Ardósia. ...
  • Mármore.

Quais são os três principais tipos de rochas?

Nessa divisão, existem três tipos principais: as rochas ígneas ou magmáticas, as rochas metamórficas e as rochas sedimentares.

O que significa basalto e arenito?

Basalto. 3 - Rochas Sedimentares: são rochas formadas pela deposição de sedimentos transportados pela água, ou pelo vento, tais como o arenito (figura 4), o calcário (figura 5), e o folhelho (figura 6).

O que é textura granular?

Estrutura também designada por granular, normalmente relacionada com rochas intrusivas, que são compostas por minerais granulosos que se distinguem à vista desarmada.

Como se formam as rochas magmáticas?

Originam-se da solidificação do magma no interior da crosta terrestre ou quando a lava sai do manto, através de uma erupção vulcânica. Quando o magma se resfria lentamente no interior da crosta transformando-se em rocha ocorre o processo chamado de intrusão. A rocha magmática produzida recebe o nome de intrusiva.

O que é uma rocha Extrusiva?

As rochas extrusivas – também chamadas de vulcânicas ou afaníticas – são aquelas que se formam nas camadas mais altas ou na superfície da Terra, geralmente pela expulsão do magma em forma de lava pelos vulcões.

Como se formam as rochas magmáticas e as sedimentares?

As rochas magmáticas foram formadas de magma, as sedimentares pela deposição de sedimentos e posterior compressão destes, e as rochas metamórficas por qualquer uma das primeiras duas categorias e posteriormente modificadas pelos efeitos de temperatura e pressão.

Quais são as características da rocha?

As rochas são aglomerados de partículas consolidados, resultantes da agregação e união natural dos minerais que as compõem. A forma e os tipos de minerais que compõem as rochas interferem diretamente em sua estrutura (aspectos gerais externos) e em sua textura (aspectos referentes à composição detalhada).

Quais são os caracteres macroscópicos das rochas magmáticas ou ígneas?

As rochas ígneas ou magmáticas são aquelas que se formam pelo resfriamento e consolidação do magma. Fundamentalmente, elas caracterizam-se pela ausência de fósseis, e podem ser classificadas segundo sua composição mineralógica, cor, textura, granulometria e estrutura, entre outras.

Quais os tipos de rochas e suas características?

Os três tipos de rocha existentes são as: rochas magmáticas, rochas sedimentares e rochas metamórficas. Lembre-se que rocha é um agregado natural formado por um ou mais minerais. Seu processo de formação é contínuo e as primeiras rochas surgiram após a formação e resfriamento da Terra.

Como podem ser classificadas as rochas metamórficas?

Classificação. Segundo sua origem, as rochas metamórficas são classificadas de duas maneiras: Parametamórfica: quando ela surge de uma rocha sedimentar. Ortometamórfica: quando ela surge de uma rocha magmática.

Quais são os fatores de formação das rochas metamórficas?

Os dois principais fatores que determinam o processo de metamorfismo das rochas são a temperatura e a pressão, além de alguns outros elementos, como a composição da rocha original, a presença de fluidos e o tempo de duração do processo em si.

Como se formam as rochas metamórficas dê exemplos?

Muitas rochas metamórficas se formam quando rochas de outro tipo são submetidas a intensas pressões ou elevadas temperaturas. Quando, por exemplo, por mudanças ocorridas na crosta, uma rocha magmática é empurrada para regiões mais profundas e de maior pressão e temperatura, alterando a organização dos minerais.

Artigo anterior
Quem inventou o éter?
Artigo seguinte
Quanto tempo um bebê pode ficar embaixo da água?