Qual a teoria de Wallon para desenvolvimento?

Perguntado por: Álvaro Macedo  |  Última atualização: 5. April 2022
Pontuação: 5/5 (73 avaliações)

A teoria psicogenética de Wallon baseava-se na premissa de que a criança deveria ser entendida de uma forma holística, completa. A pessoa deveria ser compreendida em seus aspectos biológico, afetivo, social e intelectual. Por isso que essa teoria era comumente chamada de Teoria da Psicogênese da Pessoa Completa.

Quais são as fases de desenvolvimento de Wallon?

Em cada estágio de desenvolvimento (Wallon propõe os seguintes estágios: impulsivo-emocional — 0 a 1 ano; sensório-motor e projetivo — 1 a 3 anos; personalismo — 3 a 6 anos; categorial — 6 a 11 anos; puberdade e adolescência — 11 anos em diante), um dos conjuntos predomina; isto é, fica mais em evidência, embora os ...

Qual a linha de pensamento de Wallon?

Wallon defende que o processo de evolução depende tanto da capacidade biológica do sujeito quanto do ambiente, que o afeta de alguma forma. Ele nasce com um equipamento orgânico, que lhe dá determinados recursos, mas é o meio que vai permitir que essas potencialidades se desenvolvam.

Quais são os principais aspectos a serem considerados no desenvolvimento Segundo a teoria de Wallon?

Quais são os principais aspectos a serem considerados no desenvolvimento segundo a teoria de Wallon? Resposta Selecionada: afetividade, cognição, motricidade. Resposta Correta: afetividade, cognição, motricidade.

Quais são as principais ideias de Wallon?

Wallon foi o primeiro a levar não só o corpo da criança mas também suas emoções para dentro da sala de aula. Fundamentou suas ideias em quatro elementos básicos que se comunicam o tempo todo: a afetividade, o movimento, a inteligência e a formação do eu (leia mais no quadro abaixo) como pessoa.

HENRI WALLON (1) - AFETIVIDADE E INTELIGÊNCIA | TEORIA PSICOGENÉTICA

39 questões relacionadas encontradas

Quais são os principais conceitos de Wallon?

A teoria psicogenética de Wallon baseava-se na premissa de que a criança deveria ser entendida de uma forma holística, completa. A pessoa deveria ser compreendida em seus aspectos biológico, afetivo, social e intelectual. Por isso que essa teoria era comumente chamada de Teoria da Psicogênese da Pessoa Completa.

Qual o conceito de aprendizagem para Wallon?

Wallon, na sua Teoria dos Estágios, explica que no estágio impulsivo-emocional: O recurso da aprendizagem é a fusão com os outros. O processo ensino-aprendizagem exige respostas corporais, contatos epidérmicos, daí a importância de se ligar ao seu cuidador, que segure, carregue, embale.

O que é inteligência para Wallon?

Para Wallon, a relação entre afetividade e inteligência é de alternância, podendo as primeiras emoções criar estruturações cognitivas e para Vygotsky, estas relações são de complementaridade, estando as emoções entendidas no âmbito das funções mentais, das quais o pensamento faz parte.

Qual a importância da teoria de Wallon para a educação?

Wallon trouxe importantes contribuições sobre o desenvolvimento infantil, destacando os comportamentos e pensamentos singulares que o caracterizam. Sua compreensão é da criança como uma “pessoa completo”, constituída partir de três campos funcionais: a dimensão afetiva, a cognitiva e a motora.

Em qual estágio de desenvolvimento você se encontra Segundo Wallon?

Estágio Categorial:

Segundo Wallon, a criança desenvolve suas capacidades de memória e atenção voluntária e "seletiva", neste estágio a criança começa a abstrair conceitos concretos e começa o processo de categorização mental onde a criança tem um salto em seu desenvolvimento humano.

Quanto ao desenvolvimento de consciência de Henri Wallon?

QUESTÃO 2 Quanto ao desenvolvimento da consciência, Henri Wallon a ) acredita ser uma questão central a ser trabalhada quando se trata de desenvolvimento da criança. b ) diz ser uma questão importante, porém não é passível de estudo. c ) não se preocupa com essa questão e centra-se na questão dos estágios.

Qual a importância da teoria de Wallon?

A Teoria da Afetividade de Wallon, nesse sentido, nos serve para questionar qualquer forma de ensino que não leve em consideração a compleição afetiva, social e política da educação, onde “todas as crianças, sejam quais forem suas origens familiares, sociais, étnicas, tem direito igual ao desenvolvimento máximo que sua ...

O quê Wallon destaca no processo de aprendizagem da criança?

Wallon buscando compreender o psiquismo humano volta sua atenção para a criança e assim enfocando o desenvolvimento em seus domínios afetivo, cognitivo e motor, procurando mostrar quais são as fases do desenvolvimento e o vínculo entre cada campo funcional e suas implicações em um todo na criança.

Qual é o papel do professor para Wallon?

Ocupa uma função ímpar e privilegiada no desenvolvimento da criança e pode contribuir para o sucesso ou o fracasso do aluno na escola. Ele pode estabelecer vínculos afetivos muito fortes com e entre os alunos. Conclui-se, portanto, que o professor contagia e é contagiado pelos alunos. Wallon (1971, p.

É conceito de aprendizagem significativa?

A aprendizagem significativa ocorre quando uma nova ideia se relaciona aos conhecimentos prévios, em uma situação relevante para o estudante, proposta pelo professor. Nesse processo, o estudante amplia e atualiza a informação anterior, atribuindo novos significados a seus conhecimentos.

São conceitos centrais no estudo do desenvolvimento para Henri Wallon?

A teoria de Henri Wallon trabalha com o conceito de que o processo de aprendizado é constituído pela dialética. Nesse caminho, fica desaconselhado indicar verdades absolutas sobre o modo como a gente aprende. ... Assim, Henri indica o estudo do indivíduo por completo ao juntar suas partes afetivas, motoras e cognitivas.

Quais foram as principais contribuições de Wallon no estudo da psicomotricidade?

Seu estudo sobre o desenvolvimento cognitivo foi centrado na psicogênese da pessoa completa, mas seu estudo se deu a partir do desenvolvimento psíquico da criança. ... Wallon acreditava que a cognição está alicerçada ao que ele deu o nome de campos funcionais: o movimento, a afetividade, a inteligência e a pessoa.

Qual a importância da afetividade na vida do ser humano?

A afetividade tem um papel determinante no processo de aprendizagem do ser humano, porque está presente em todas as áreas da vida, influenciando eminentemente o crescimento cognitivo. A afetividade potencializa o ser humano a revelar os seus sentimentos em relação a outros seres e objetos.

Quanto ao desenvolvimento da consciência?

A consciência não está dada a priori, ela se desenvolve a partir das apropriações culturais. A consciência é composta pelas funções psicológicas superiores, que formam um sistema psicológico complexamente inter-relacionado. Conclui-se que o processo de humanização é essencialmente um processo educativo.

Qual é a contribuição mais importante da psicologia do desenvolvimento?

Qual a importância da Psicologia do Desenvolvimento? Ao estudar e identificar diferentes aspectos das fases da vida, a Psicologia do Desenvolvimento apoia a construção e aperfeiçoamento do indivíduo em cada uma delas.

Qual o termo usado na psicologia para designar a pessoa humana como consciente de si?

Portanto, o termo “ego” veio das áreas da psicologia e da psicanálise, usado especificamente para explicar como funciona a mente em suas formas de impulsividade e controle e consciência e inconsciência humana.

Quando ocorre o estágio impulsivo-emocional para Wallon?

Wallon (1995

Estágio impulsivo-emocional (0 a 1 ano). Estágio sensório-motor e projetivo (1 a 3 anos). Estágio personalista (3 a 6 anos). Estágio categorial (6 a 11 anos).

O quê Wallon fala sobre emoções?

Wallon afirma que a emoção é a exteriorização da afetividade: é um fato fisiológico nos seus componentes humorais e motores e, ao mesmo tempo, um comportamento social na sua função de adaptação do ser humano ao seu meio.

Qual o termo usado na psicologia para designar a pessoa humana como consciente de si Eu é que ajuda a não agir pelos impostos?

Antes de tentar encontrar respostas para isso, é preciso entender do que se trata o ego. De acordo com o tcheco Sigmund Freud, médico neurologista considerado o pai da psicanálise (campo clínico que estuda a psique humana), existem níveis de consciência entre as diferentes entidades que formam a mente humana.

O que o ensino da Psicologia busca?

ATUALMENTE, O ENSINO DA PSICOLOGIA BUSCA: entender o comportamento humano. estudar o comportamento social. estabelecer um critério sistematizado para analisar os fenômenos humanos inseridos na realidade cotidiana. ... SEGUNDO ELE, o grande condicionante do comportamento humano e do animal seriam os fatores biológicos.

Artigo anterior
O que é a 2 conjugação?
Artigo seguinte
Foi detectado que os cookies do seu browser pode estar desabilitados iPhone?