Qual a teoria adotada pelo Código de Defesa do Consumidor?
Perguntado por: Vitória Iris Campos Pereira Esteves | Última atualização: 30. Juli 2024Pontuação: 4.4/5 (25 avaliações)
Adotada pelo art. 2º do CDC; Teoria Maximalista (objetiva): consumidor é o destinatário fático, não importando a destinação econômica do bem. Ou seja, não importa o fato de ser ou não destinatário final do produto ou serviço.
Qual a teoria adotada pelo STJ para conceituar consumidor?
A determinação da qualidade de consumidor deve, em regra, ser feita mediante aplicação da teoria finalista, que, numa exegese restritiva do art. 2º do CDC, considera destinatário final tão somente o destinatário fático e econômico do bem ou serviço, seja ele pessoa física ou jurídica.
Qual a teoria da responsabilidade adotada pelo CDC?
Tema atualizado em 27/4/2020. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, o fornecedor de produtos ou serviços possui responsabilidade objetiva (arts. 12 e 14), ou seja, deve responder por prejuízos causados a terceiros independentemente da existência de culpa.
Qual a teoria adotada pelo CDC?
O STJ, no entanto, adota a teoria finalista mitigada, segundo a qual o sistema protetivo do CDC pode ser aplicado no caso de quem, mesmo adquirindo produtos ou serviços para o desenvolvimento de sua atividade empresarial, ostenta vulnerabilidade técnica ou fática diante do fornecedor.
Qual é a teoria adotada pelo Código de Defesa do Consumidor?
Todavia, a jurisprudência tem adotado, majoritariamente, a Teoria Finalista (mitigada) para definição do conceito de consumidor, com foco na vulnerabilidade deste e na condição de destinatário final do produto ou serviço.
Qual é a teoria adotada pelo Código Penal brasileiro?
Qual o princípio mais importante do Código de Defesa do Consumidor?
Princípio da Boa-Fé Objetiva
Mostra que o fornecedor deve ter conduta ética e respeito aos direitos do consumidor. Em síntese, cumprir as boas práticas nas relações de consumo.
Quais são os 4 princípios do Código de Defesa do Consumidor?
Em 15 de março de 1962, o presidente dos Estados Unidos erigiu a proteção e defesa do consumidor como Política Nacional de Estado, fixando quatro princípios básicos que foram reconhecidos pelo ordenamento jurídico pátrio, são eles: direito de ser informado, de ser ouvido, de escolha, e à segurança.
Quais são as teorias acerca do destinatário final e de consumidor?
O artigo 2º, "caput", do Código de Defesa do Consumidor dispõe que: "consumidor é toda pessoa física ou jurídica que adquire ou utiliza produto ou serviço como destinatário final". Acerca da expressão "destinatário final" nesse conceito, formaram-se na doutrina duas teorias, quais sejam: a Maximalista e a Finalista.
São princípios básicos do consumidor contidos no CDC?
Iniciativa direta; Incentivos à criação e desenvolvimento de associações representativas; Presença do Estado no mercado de consumo; Garantia dos produtos e serviços com padrões adequados de qualidade, segurança, durabilidade e desempenho.
Por que se diz que o CDC é uma Lei principiológica?
O Código de Defesa do Consumidor (lei nº 8.078 de 11 de setembro de 1990) é lei principiológica, significa dizer que toda a defesa do consumidor é, na prática, a efetiva aplicação de um princípio contemplado no CDC. Pela leitura do referido código, observa-se que toda a sua redação sofreu influência do art.
Quais os dois tipos de responsabilidade previstos no CDC?
Desse modo, no CDC, a tradicional responsabilidade civil com base na culpa cede espaço à responsabilidade objetiva, direcionada no resultado e na vítima.
Quando a responsabilidade é subjetiva no CDC?
Conforme mendonça (2018) para que a responsabilidade civil seja considerada subjetiva é preciso que estejam presentes 4 elementos, sendo eles: a conduta; o dano e a causalidade entre este e aquela e se provar a existência do elemento anímico, a culpa.
O que é a teoria finalista mitigada CDC?
A teoria finalista faz interpretação restritiva da figura do consumidor para alcançar somente aqueles que necessitam de proteção e que sejam os destinatários fáticos e econômicos do bem ou do serviço.
Onde não se aplica o Código de Defesa do Consumidor?
Não incide o Código de Defesa do Consumidor (CDC) quando a parte não é destinatária final econômica do produto/serviço e, além disso, não possui qualquer vulnerabilidade frente à fabricante.
Como surgiu a teoria do consumidor?
Este campo surgiu na década de 60, por meio da influência de escritores como Ferber (1958), Katona (1960), Howard (1963), Newman (1963) e Engel (1968), que visavam a identificar as variáveis que rodeiam o consumidor, bem como as suas atitudes inconstantes perante diferentes produtos.
Quais são os três elementos básicos do Direito do Consumidor?
Toda relação de consumo deve ter obrigatoriamente três elementos, o elemento subjetivo, que é a relação entre o consumidor e o fornecedor, o objetivo (o produto ou serviço) e finalístico – o consumidor deve ser o destinatário final.
Quais são as principais características do Código de Defesa do Consumidor?
Suas normas objetivam regularizar as relações de consumo, protegendo o consumidor de prejuízos na aquisição de produtos e serviços. Desta forma, os consumidores com ciência de seus direitos, através de reclamações ou comprovação do não cumprimento do CDC, poderão acionar os órgãos de defesa (como o Procon e o Idec).
Quais são os três direitos básicos do consumidor?
- Direito à segurança. Garantia contra produtos ou serviços que possam ser nocivos à vida ou à saúde.
- Direito à escolha. ...
- Direito à informação. ...
- Direito à ser ouvido. ...
- Direito à indenização. ...
- Direito à educação para o consumo. ...
- Direito a um meio ambiente saudável.
Qual o entendimento do STJ sobre a teoria finalista?
O STJ, adotando o conceito de consumidor da teoria finalista mitigada, considera que a pessoa jurídica pode ser consumidora quando adquirir o produto ou serviço como destinatária final, utilizando-o para atender a uma necessidade sua, não de seus clientes.
Quais são as 3 três bases teóricas do estudo do comportamento do consumidor?
Entre os principais fatores que influenciam o comportamento do consumidor podemos citar: Fatores culturais. Fatores sociais. Pessoais (momento)
Em quais etapas se divide a análise da teoria do consumidor?
As 5 etapas são reconhecimento do problemas, busca de informações, avaliação de alternativas, decisão de compra e avaliação pós-compra.
O que é Código de Defesa do Consumidor exemplos?
O Código de Defesa do Consumidor (Lei 8078/1990) é o dispositivo legal que dispõe sobre os direitos e deveres dos consumidores, bem como, determina regras e procedimentos para guiar as relações de consumo no Brasil.
Qual a natureza do direito do consumidor?
A natureza jurídica das normas consumeristas é de ordem pública, cogentes e de caráter social.
São princípios básicos expressos no art 4º do Código de Defesa do Consumidor?
Reconhecimento da vulnerabilidade do consumidor no mercado de consumo. Racionalização e melhoria dos serviços públicos. Estudo constante das modificações do mercado de consumo. Manutenção de assistência jurídica, integral e gratuita para o consumidor carente.
Qual a teoria adotada pelo STJ para conceituar consumidor?
A determinação da qualidade de consumidor deve, em regra, ser feita mediante aplicação da teoria finalista, que, numa exegese restritiva do art. 2º do CDC, considera destinatário final tão somente o destinatário fático e econômico do bem ou serviço, seja ele pessoa física ou jurídica.
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