Qual a teoria adotada no concurso de pessoas?

Perguntado por: Rodrigo Rui Martins Jesus  |  Última atualização: 28. August 2024
Pontuação: 4.3/5 (46 avaliações)

O Código Penal, quanto ao concurso de pessoas, adotou a teoria monista, também conhecida como unitária, em que, havendo pluralidade de agentes e convergência de vontades para a prática da mesma infração penal, todos os que contribuem para o crime incidem nas penas a ele cominadas, ainda que não tenham praticado o ...

Quais as teorias do concurso de pessoas?

Existem três teorias principais que tratam do concurso de pessoas: a teoria monista, dualista e pluralista. Uma dessas teorias é adotada como regra, enquanto as demais são tidas como exceção.

Qual a teoria adotada no Brasil para o concurso de pessoas?

No que diz respeito à autoria mediata, contudo, aplica-se a teoria do domínio do fato. Tendo nossa legislação adotado a teoria restritiva no que diz respeito ao concurso de pessoas, pode-se dizer que as formas de concurso de pessoas são a coautoria e a participação.

Qual é o conceito de concurso de pessoas?

No âmbito do Direito Penal, o concurso de pessoas, ou concurso de agentes, refere-se à participação de dois ou mais indivíduos, seja de maneira consciente, seja voluntária, na colaboração da prática de uma infração penal.

Quais são os tipos de concurso de pessoas?

Existem 2 grandes modalidades de concurso de pessoas: coautoria e a participação.

VEDA 9. CONCURSO DE PESSOAS | TEORIA MONISTA E EXCEÇÃO PLURALISTA

43 questões relacionadas encontradas

Qual a teoria adotada pelo Código Penal para lugar do crime?

para definir o lugar do crime praticado pelo traficante, o Código Penal brasileiro adota o princípio da ubiquidade. CP, Art. 6º – Considera-se praticado o crime no lugar em que ocorreu a ação ou omissão, no todo ou em parte, bem como onde se produziu ou deveria produzir-se o resultado.

Qual a teoria da conduta adotada pelo Código Penal?

Qual teoria (da conduta) foi seguida pelo nosso Código Penal? Para a doutrina tradicional, nosso Código adotou a teoria finalista. O Código Penal Militar, a seu turno, é declaradamente causalista, tratando dolo e culpa como elementos da culpabilidade (art.

Quanto ao concurso de pessoas é correto afirmar que?

é necessária a presença no local do comparsa para a configuração do concurso de agentes. é necessário o ajuste prévio no concurso de pessoas. o Direito Penal brasileiro adotou a teoria unitária.

Qual a exceção da teoria monista?

Por fim, apesar do Código penal ter adotada a teoria monista, esta comporta algumas exceções, como por exemplo a corrupção ativa e passava: aquele que oferece responde pelo art. 333 do CP e aquele que recebe sendo funcionário publico comete crime contra o art. 317 do CP.

Quando há concurso de pessoas?

O concurso de pessoas ocorre quando, no delito, concorrem duas ou mais pessoas para sua efetivação. E para que se possa utilizar de suas regras, é necessário que se esteja diante de uma infração penal capaz de ser praticada por uma pessoa, mas que admita o concurso de pessoas – os chamados crimes unissubjetivos.

São elementos caracterizadores do concurso de pessoas?

De modo geral, há cinco elementos indispensáveis à existência do concurso de pessoas: a) pluralidade de participantes e de condutas; b) relevância causal de cada conduta; c) vínculo ou liame subjetivo entre os participantes; d) identidade da infração penal ou de fato.

Quais os 3 elementos da teoria do crime?

Principais elementos da Teoria do Crime

Como foi dito no tópico anterior, o crime na legislação penal tem três elementos principais: o típico, ilícito e culpável.

Quais crimes não admitem o concurso de pessoas?

Admite-se concurso de pessoas em crimes culposos? Para a doutrina brasileira, apenas a coautoria é admitida em crimes culposos. A participação não é admitida pois, nos crimes culposos, o agente possui dever objetivo de cuidado e, se ele o descumpre, na verdade, está agindo como autor, e não como partícipe.

Quanto ao concurso de pessoas é incorreto afirmar?

Quanto ao concurso de pessoas, é incorreto afirmar: A pena pode ser diminuída de um sexto a um terço nos casos em que a participação for de menor importância. O ajuste, a determinação ou instigação e o auxílio, salvo disposição expressa em contrário, não são puníveis, se o crime não chega, pelo menos, a ser tentado.

O que diz o artigo 77 do Código Penal?

1. A suspensão condicional da pena constitui medida penal substitutiva e deve ser necessariamente aplicada no lugar da pena privativa de liberdade quando presentes os requisitos objetivos e subjetivos previstos pelo art.

O que diz o artigo 124 do Código Penal?

“Art. 124 - Provocar aborto em si mesma ou consentir que outrem o provoque: Pena - reclusão, de três a seis anos.” (NR).

Qual a teoria adotada no Brasil a dualista ou monista?

“A Constituição Federal de 1988 ado- ta o dualismo ao fazer a incorporação do Direito Internacional no Direito Interno, pelo menos em um setor determinado, ao estabelecer que os direitos do homem consagrados em tratados internacionais fazem parte do Direito Interno.”

O que é teoria monista e dualista?

O dualismo mente-corpo é a teoria que diz que a mente e o corpo são duas substâncias diferentes. O monismo é a teoria que diz que a mente e o corpo são, na realidade, uma única substância.

Quem criou a teoria monista?

A teoria monista ou unitária de Karl Larenz defende que só haveria um direito da personalidade específico: o direito ao nome.

Qual o conceito exato da expressão concurso público?

Conceito de concurso público

Concurso público é o procedimento administrativo que tem por fim aferir as aptidões pessoais e selecionar os melhores candidatos ao provimento de cargos e funções públicas.

Porque as pessoas fazem concurso público?

Estabilidade e remuneração são alguns dos motivos para prestar concurso público.

Quantas perguntas preciso acertar para passar no concurso público?

Para começar essa pergunta é subjetiva pois cada edital de concurso tem suas especificações, mas, geralmente para passar em um concurso público de 40 questões, você precisará acertar pelo menos metade das questões. Isso significa que você pode errar até 20 questões e ainda assim passar no concurso.

O que é crime em concurso de pessoas?

Conceito de Concurso de Pessoas – Resumo

Podemos conceituar concurso de pessoas como a colaboração de dois ou mais agentes para a prática de um delito ou contravenção penal. No Código Penal podemos encontrar o concurso de pessoas nos arts. 29 a 31, sendo que o art.

O que é a teoria tripartite?

A teoria tripartida entende que o conceito analítico de crime é o fato típico, ilícito e culpável, sendo a culpabilidade um elemento constitutivo de crime, visto que sem a culpabilidade não há crime.

O que é a teoria da ubiquidade?

3) Teoria da Ubiquidade (ou Mista): é a fusão das duas anteriores. Lugar do crime é tanto aquele em que se produziu (ou deveria ter se produzido) o resultado, bem como onde foi praticada a ação ou omissão.

Artigo anterior
O que acontece depois do ofício Requisitorio?
Artigo seguinte
Como calcular deslocamento e distância percorrida?