Qual a taxa mundial de gravidez na adolescência?

Perguntado por: Teresa Fabiana Fernandes de Oliveira  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (58 avaliações)

Quando analisamos a fecundidade específica na adolescência, no entanto, o país está acima da média mundial: são 53 adolescentes grávidas a cada mil, enquanto no mundo são 41, o que demonstra um “rejuvenescimento da fecundidade”.

Qual o país com mais gravidez na adolescência?

O país que apresenta o maior índice é a Venezuela (80,9), enquanto o Chile se afirma historicamente como o país com o menor índice com somente 49,3 bebês nascidos a cada mil meninas.

Quantos casos de gravidez na adolescência no Brasil?

A taxa de gestação na adolescência no Brasil é alta, com 400 mil casos/ano. Quanto à faixa etária, os dados revelam que em 2014 nasceram 28.244 filhos de meninas entre 10 e 14 anos e 534.364 crianças de mães com idade entre 15 e 19 anos. Esses dados são significativos e requerem medidas urgentes.

Como calcular taxa de gravidez na adolescência?

Soma do número de nascidos vivos de mães adolescentes de 10 a 19 anos residentes em determinado local e período dividido pelo número de nascidos vivos de mães residentes no mesmo local e período, multiplicado por cem.

Qual a taxa de gravidez adolescente na América Latina?

A taxa mundial de gravidez adolescente é estimada em 46 nascimentos para cada mil meninas entre 15 e 19 anos, enquanto a taxa na América Latina e no Caribe é de 65,5 nascimentos. No Brasil, a taxa é de 68,4 nascimentos. “As taxas de fertilidade entre adolescentes continuam sendo altas.

Taxa de gravidez adolescente no Brasil está acima da média mundial

44 questões relacionadas encontradas

Porque a taxa de gravidez na adolescência no Brasil?

Entre as causas de maternidade precoce estão os elevados índices de casamentos infantis, organizados pelas próprias famílias, a extrema pobreza, violência sexual e falta de acesso aos métodos anticoncepcionais.

Quais regiões do país com maior taxa de gravidez na adolescência explique o porquê?

A região com mais filhos de mães adolescentes é a Nordeste (180.072 – 32%), seguida da Região Sudeste (179.213 – 32%). A Região Norte vem em terceiro lugar com 81.427 (14%) nascidos vivos de mães entre 10 e 19 anos, seguida da Região Sul (62.475 – 11%) e da Centro-Oeste (43.342 – 8%).

Qual a porcentagem de gravidez na adolescência no Brasil em 2021?

Proporção de Gravidez na Adolescência de 10 a 19 anos, entre as Regiões de Saúde, residentes do Estado Maranhão, 2009 a 2020. No tocante ao número de gravidez por faixa etária, no ano de 2020, os dados do Conecta SUS (2021) expressam que 94% acontece entre 15 a 19 anos, correspondendo a 21.676 mães adolescentes.

Qual é a porcentagem de uma gravidez?

Um casal considerado saudável, que não apresenta nenhum problema de fertilidade, tem uma chance de, aproximadamente, 17% de chance de engravidar, por cada ciclo fértil feminino. Quando a mulher possui até 35 anos de idade, as chances de gravidez após 3 meses de tentativa são, em média, de 57%.

O que fazer para evitar a gravidez na adolescência?

Principais formas de prevenção
  1. Camisinha.
  2. Pílula anticoncepcional.
  3. Implantes (DIU Hormonal, de Cobre e Implante subcutâneo)
  4. Pílula do dia seguinte.
  5. Métodos naturais (tabelinha)

Quantas adolescentes morrem por gravidez?

A saúde das jovens é prejudicada pela gestação na adolescência. Cerca de 70 mil adolescentes morrem anualmente de causas relacionadas à gravidez e ao parto em países em desenvolvimento.

Quantos casos de gravidez na adolescência foram registrados no Brasil em apenas um ano?

No entanto, os dados ainda preocupam, já que em apenas um ano foram registrados 21 mil casos de meninas grávidas no Brasil com menos de 15 anos de idade.

O que leva as adolescentes a engravidar?

Como fatores determinantes para a gravidez na adolescência foram citados o início precoce da vida sexual, influência da mídia, família, falta de informações nas escolas e equipe de saúde, violência sexual, uso de preservativo, aspectos socioeconômicos e o pensamento mágico da adolescente e, como conseq¨ências foram ...

Que região do Brasil tem o maior número de casos de gravidez na adolescência?

Os Estados da região Norte possuem a maior porcentagem de adolescentes grávidas do país. Dos dez Estados que ocupam as primeiras posições no ranking da gravidez na adolescência, sete são da região amazônica e outros dois (Maranhão e Mato Grosso) fazem fronteira com a região.

Qual o percentual de adolescentes no Brasil?

O Brasil possui uma população de 210,1 milhões de pessoas, dos quais 53.759.457 têm menos de 18 anos de idade (Estimativa IBGE para 2019). Mais da metade de todas as crianças e adolescentes brasileiros são afrodescendentes e um terço dos cerca de 820 mil indígenas do País é criança.

É possível engravidar com apenas uma relação?

Qual o risco de engravidar numa relação sexual sem proteção? O risco de uma mulher engravidar numa relação sem proteção é de cerca de 20%, contudo, a probabilidade de engravidar diminui à medida que a mulher envelhece.

Qual é a idade ideal para ter o primeiro filho?

Do ponto de vista biológico, estudos científicos apontaram a faixa etária entre 20 a 29 anos como a ideal, já que mulheres abaixo ou acima dessa faixa etária estão mais suscetíveis a complicações ao engravidar.

Qual é a chance de engravidar na primeira vez?

Não é possível engravidar na primeira vez

Quem diz que as mulheres não podem engravidar na primeira vez em que fazem sexo está completamente enganado. Assim como qualquer outra relação sexual, ela envolve gametas, ciclos menstruais e a possibilidade da gravidez e das DSTs.

Qual o estado brasileiro apresenta maior índice de gravidez na adolescência é que se tem feito para Combatê-lo?

O Pará é o estado brasileiro com o maior índice de gravidez de jovens com idades entre 10 e 19 anos, de acordo com dados do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS). O levantamento do DATASUS mostra uma média de cerca de 2.600 partos por mês dentro da faixa etária no estado.

Por que a gravidez na adolescência é considerada de alto risco?

Dessa forma, toda gravidez em meninas entre 10 e 18 anos são consideradas de risco, pois há maior chance do bebê nascer com baixo peso, prematuro ou a mulher sofrer aborto espontâneo.

Porque é importante falar sobre a gravidez na adolescência?

A gravidez na adolescência é um problema de saúde pública devido aos riscos à saúde da mãe e do bebê, tais como prematuridade, anemia, aborto espontâneo, eclâmpsia, depressão pós-parto e outros, além de agravar problemas socioeconômicos já existentes.

É mais fácil engravidar na adolescência?

Segundo os dados mais recentes do Ministério da Saúde, divulgados em 2009, 290 mil adolescentes de 12 a 17 anos já tiveram filhos, o que representa 2,8% das meninas nessa faixa etária.

Quantos adolescentes engravidam por ano no Brasil?

Cerca de 1,1 milhão de adolescentes engravidam por ano no Brasil e esse número continua crescendo. Hoje, 65% das mulheres grávidas têm menos de 20 anos, segundo dados fornecidos pelo Hospital São Paulo, em estudo realizado entre 1996 e 1998.

Quais as principais causas da gravidez na adolescência Brainly?

As principais causas da gravidez precoce devem-se a vários fatores diferentes, mas podem incluir:
  • Primeira menstruação muito cedo;
  • Desinformação sobre gravidez e métodos contraceptivos;
  • Baixo nível financeiro e social;
  • Famílias com outros casos de gravidez precoce;
  • Conflitos e mau ambiente familiar.

Qual é a principal causa de morte de adolescentes gestantes?

Segundo o relatório Direito de toda mulher: como o planejamento familiar salva a vida de crianças, produzido pela ONG, a falta de acesso a métodos anticoncepcionais e a informações sobre planejamento familiar é a principal causa por trás do número de mortes de adolescentes.

Artigo anterior
Quais são os fatores que determinam a elasticidade-preço da demanda?
Artigo seguinte
Como receber o código do WhatsApp por e-mail?