Qual a taxa de ferritina ideal?

Perguntado por: Mara Íris de Carneiro  |  Última atualização: 6. April 2022
Pontuação: 4.4/5 (6 avaliações)

Os níveis normais de ferritina variam entre 50 a 300 mg. Quando ultrapassam 1000 mg, a situação deve ser investigada por um médico. Porém, mesmo com o nível elevado, o paciente não precisa, necessariamente, afastar-se de alimentos ricos em ferro.

Qual é o nível normal de ferritina?

As concentrações de ferritina sérica se correlacionam aos depósitos totais de ferro do corpo. A variação normal, na maioria dos laboratórios, é 30 a 300 ng/mL (67,4 a 674.1 pmol/L), e a média é 88 ng/mL (197,7 pmol/L) em homens e 49 ng/mL (110,1 pmol/L) i em mulheres.

Qual nível de ferritina é preocupante?

A presença de uma ferritina> 200 a 300 ng / mL em homens ou> 150 a 200 ng / mL em mulheres é sugestiva da presença de sobrecarga de ferro [4]. Ferritina sérica elevada em associação com saturação de transferrina alta é geralmente um sinal de sobrecarga de ferro (hemossiderose e hemocromatose) 3.

Qual o nível de ferritina ideal para mulher?

Normalmente, em indivíduos saudáveis o valor de referência da ferritina sérica é de 23 a 336 ng/mL em homens e de 11 a 306 ng/mL em mulheres, podendo variar de acordo com o laboratório.

Quanto de ferritina é considerado anemia?

Resultados: Dentre as crianças avaliadas, 25% apresentaram anemia, definida por níveis de hemoglobina inferiores a 11,5 g/dL, e 18% apresentaram níveis de ferritina inferiores a 7 µg/L, o que caracteriza deficiência de ferro.

EXAMES: Ferritina, porque o ferro é tão importante em nosso sangue?

20 questões relacionadas encontradas

Qual o perigo da ferritina alta?

O excesso de ferro no organismo pode se acumular em vários órgãos, resultando em complicações como, por exemplo, aumento da gordura no fígado, diabetes, artrite, cirrose, palpitações cardíacas, e mais. Esse acúmulo também pode acelerar o processo de envelhecimento devido ao acúmulo de radicais livres nas células.

Qual remédio para ferritina alta?

EXJADE contém uma substância ativa chamada deferasirox. É um agente quelante de ferro usado para remover o excesso de ferro do corpo (também chamado de sobrecarga de ferro). EXJADE se liga ao ferro em excesso, o qual é eliminado principalmente através das fezes.

Qual tipo de câncer aumenta a ferritina?

Muitas doenças crônicas podem levar ao aumento da ferritina sérica , como as infecções crônicas , doenças inflamatórias crônicas ( por exemplo artrite reumatóide e doença renal ) e também neoplasias como linfomas , leucemias , câncer da mama .

O que causa a ferritina alta?

A ferritina é uma proteína produzida no fígado e que atua no armazenamento de ferro no corpo, por isso, quando está alta, indica que há excesso do mineral. Sendo assim, a ferritina alta está relacionada ao aumento da presença de ferro na corrente sanguínea.

Como baixar ferritina rapidamente?

-Fazer uso de fitatos (sementes), fibras, pectina (maçã, pêra, etc), cálcio (leite e derivados), taninos encontrados nos chás e café, e oxalatos presente no chocolate amargo para diminuir a absorção do ferro. -Procurar tomar chá verde antes ou depois das refeições para diminuir a absorção de ferro.

O que causa o excesso de ferro no organismo?

O excesso de ferro no sangue pode acontecer devido à anemia prolongada, transfusão de sangue constantes, alcoolismo, talassemia, uso excessivo de suplemento de ferro ou hemocromatose, que é uma doença genética que leva ao aumento da absorção de ferro no intestino, que pode levar a mudanças no tom da pele.

Qual o chá para baixar a ferritina?

O chá verde contém antioxidantes poderosos que se ligam ao ferro e previnem a absorção do mineral. Se estiver planejando consumir uma refeição rica em ferro, beba uma xícara de chá verde com a comida para diminuir os efeitos do excesso de ferritina.

Como acabar com a ferritina?

-Evitar o consumo de alimentos ricos em vitamina C (morango, kiwi, acerola, laranja, limão, etc) em conjunto com alimentos ricos em ferro, pois ela auxilia na absorção do mineral; -Evitar as verduras verde-escura (brócolis, couve folha, rúcula, espinafre, alface, cheiro verde, etc.).

Quem tem ferritina alta pode comer ovo?

Evitar alimentos ricos em ferro (carne vermelha, gema de ovo, feijão, ervilha, salsa);

Quem tem ferritina alta pode comer carne de frango?

Estimular o paciente a comer devagar e preservar o fracionamento das refeições ao dia; Evitar alimentos ricos em ferro ex: fígado, carnes vermelhas, miúdos de galinha.

Quais os legumes que não contém ferro?

Legumes. Os nabos e rabanetes possuem um baixo teor de ferro.

Quem tem ferritina alta pode tomar suco de uva?

Como você pode ver, a quantidade de ferro nos alimentos de origem animal é bem maior e, além disso, a absorção do ferro heme ótima. Portanto, não limite seu consumo de feijões e verduras ou legumes e, sim, limite seu consumo de carne vermelha e de frutas ou sucos de fruta cítricos com as refeições.

Qual a diferença entre ferritina baixa e anemia?

“A diminuição da ferritina no organismo ocorre precocemente, ou seja, antes mesmo da deficiência de ferro, que caracteriza a anemia ferropriva. Dessa forma, quando a ferritina aparece diminuída no exame laboratorial, não quer dizer que o paciente tem anemia, mas pode vir a ter.

Quando é considerado anemia?

Diagnóstico de Anemia

Um indivíduo está com anemia quando: Mulheres: menor que 12g/dl. Homens: menor que 13g/d. Crianças de 6 a 60 meses: abaixo de 11,0 g/dl.

Quem tem ferritina baixa tem anemia?

A ferritina baixa é mais comum entre as mulheres e pode levar ao desenvolvimento de um quadro de anemia, portanto, os sintomas das duas condições são similares. Ou seja, a baixa da ferritina pode causar, por exemplo, a sensação de fraqueza e falta de disposição (fadiga).

Artigo anterior
Porque a banana rouba energia?
Artigo seguinte
Qual a cultura do Estado de Santa Catarina?