Qual a responsabilidade dos sócios na sociedade em conta de participação?

Perguntado por: Valentim Lucas Sousa Oliveira Figueiredo  |  Última atualização: 26. Juli 2024
Pontuação: 4.2/5 (14 avaliações)

326 - Na sociedade em conta de participação, o sócio ostensivo é o único que se obriga para com terceiro; os outros sócios ficam unicamente obrigados para com o mesmo sócio por todos os resultados das transações e obrigações sociais empreendidas nos termos precisos do contrato.

Qual a responsabilidade do sócio participante?

O sócio participante é considerado o investidor. Suas obrigações são com o sócio ostensivo, mas ele não ocupa-se das demandas de administração da sociedade, tampouco tem responsabilidade para com terceiros.

Qual o papel do sócio participante na sociedade em conta de participação?

Sócio participante ou oculto

Seria como um sócio oculto que apenas participa investindo recursos financeiros para sua manutenção. Também pode ter o papel de fiscalizar como será feito o uso do dinheiro.

Quem administra a sociedade em conta de participação?

A administração da SCP é exercida pela empresa revestida da condição de sócio ostensivo, ou então as empresas, pois nada obsta que haja vários sócios ostensivos, como também poderá haver vários sócios participantes.

Qual a natureza jurídica de uma sociedade em conta de participação?

A Sociedade em Conta de Participação não possui uma personalidade jurídica própria, portanto, se utiliza da personalidade jurídica do Sócio Ostensivo para praticar seus atos, não possuindo sequer nome empresarial.

SOCIEDADE EM CONTA DE PARTICIPAÇÃO

18 questões relacionadas encontradas

Qual legislação regulamenta as sociedades em conta de participação?

No Código Civil Brasileiro de 2002, A SCP está disciplinada no Título II- Da Sociedade, Subtítulo I- da Sociedade não Personificada, Capítulo II- Da Sociedade em Conta de Participação, Arts. 991 a 996.

Quais os riscos de uma SCP?

Risco fiscal e tributário: a SCP pode ser alvo de fiscalização e autuação por parte das autoridades fiscais, caso não cumpra as obrigações acessórias, como emissão de notas fiscais, escrituração contábil, declaração de impostos, etc.

Qual a responsabilidade do sócio participante oculto da sociedade em conta de participação?

Ao sócio oculto, portanto, cabe apenas aquilo que se foi assinado no contrato. Importante destacar que todos os seus dados são mantidos sob sigilo, logo, não se tem acesso a eles em caso de processo solidário, cabendo apenas à Receita Federal ter suas informações.

Quais categorias de sócios integram a sociedade em conta de participação?

A sociedade por conta de participação é formada por dois tipos de sócios: o sócio ostensivo e o sócio participante. Cada um dos sócios possui atuações específicas, sendo que o sócio participante assume o papel de “sócio oculto”.

Onde é feito o registro de sociedade em conta de participação?

Após a assinatura do contrato, aconselha-se realizar o arquivamento da SCP na junta comercial para evitar a confusão com sociedade em comum, além disso deverá ser efetuado o registro na Receita Federal que terá um novo CNPJ que deverá contabilizar os recursos aportados, bem como viabilizará a distribuição de lucros.

Quais as vantagens de uma sociedade SCP?

Uma das maiores vantagens da SCP é a questão da tributação sobre os dividendos. Como fica? A sociedade em conta de participação é modalidade de sociedade simples, não possuindo personalidade jurídica. Toda a responsabilidade perante terceiros será do sócio ostensivo, conforme destacamos em momento anterior.

Como sair de uma sociedade em conta de participação?

A dissolução da sociedade em conta de participação pode ocorrer por fim do prazo pactuado, conclusão do objetivo social, falência do sócio ostensivo e/ou do sócio participante, distrato social, falecimento de um dos sócios, resolução da sociedade em relação a um sócio, impossibilidade de preenchimento de seu fim.

O que é sócio ostensivo de sociedade em conta de participação?

Sociedade em conta de participação – dever de prestar contas – sócio ostensivo. O sócio ostensivo é quem deve figurar no polo passivo da ação de prestação de contas de sociedade em conta de participação, por ser o único responsável pela gestão da empresa.

Quando o sócio responde solidariamente?

A responsabilidade solidária determina que os sócios são responsabilizados uns pelos outros, ou seja, o credor tem o direito de exigir de um ou de alguns sócios a satisfação do seu direito (responsabilidade solidária, art. 275).

O que é o sócio participante?

a) Sócio participante – é o sócio que se obriga exclusivamente ao sócio ostensivo, salvo no caso de participar ativamente nas negociações com terceiros. b) Sócio ostensivo – é o sócio que se obriga perante terceiros nas negociações.

Qual a responsabilidade do sócio administrador?

O sócio administrador assume a responsabilidade por todas as tarefas administrativas da empresa. Ele é o condutor das atividades diárias do negócio, responsável pela assinatura de documentos, representação legal da sociedade, obtenção de empréstimos e outras ações gerenciais.

Qual a diferença entre sociedade comum e sociedade em conta de participação?

Cumpre trazer à baila que a sociedade em comum ou de fato, se levada a registro passará a ter personalidade jurídica, ao contrário da Sociedade em conta de participação jamais adquirirá personalidade jurídica mesmo que o seu contrato social seja levado a registro.

Qual o capital social de uma SCP?

Como não há obrigatoriedade em sua forma, a SCP não possui necessidade de registro junto as Juntas Comerciais, fator que afasta a personalidade jurídica inerente das demais formas societárias. Quanto ao capital social, as SCP não possuem um patrimônio social.

Como saber se a empresa e SCP?

O patrimônio de uma SCP é formado pelo aporte de capital dos sócios. Como esse tipo de sociedade não possui direitos ou obrigações perante terceiros, o seu patrimônio se restringe ao sócio ostensivo. A conta de participação, por sua vez, é desprovida de formalidades e não possui personalidade jurídica.

Quem é considerado sócio oculto?

Gentil Pio explicou que sócio oculto ou de fato é aquele que não consta do quadro social formal da empresa, contudo está à frente do empreendimento, praticando atos de gestão e administração, sendo normalmente o destinatário final do total ou de parte dos lucros da atividade econômica, atuando como verdadeiro 'dono' da ...

Em que situação o sócio oculto será responsabilizado solidariamente com o sócio ostensivo?

Assim, em regra, segundo o Carf, o sócio oculto responde apenas perante o sócio ostensivo, salvo na hipótese de intervenção na relação do sócio ostensivo com o terceiro, caso em que a responsabilidade será solidária, conforme disciplina o parágrafo único do artigo 993.

Quando um sócio entra com dinheiro e outro com trabalho?

Na maioria das modalidades de sociedade, todas as partes envolvidas no empreendimento contribuem com dinheiro e, posteriormente, compartilham os lucros. Entretanto, o sócio de serviço é aquele que cumpre sua parte na parceria com trabalho.

Qual é o SCP mais perigoso de todos?

Keter 1) SCP-682 ''O Réptil Difícil-de-Destruir''. O mais malvado, destrutível e indestrutível, o responsável pela maiorias de…

Qual é o objetivo da SCP?

Sociedades em conta de participação são comuns quando investidores querem aplicar seu dinheiro diretamente em negócios que acreditam. Por isso, quando uma SCP é criada, o investidor assume o papel de um sócio “oculto” da empresa, o tal sócio participante.

Como declarar SCP no Imposto de Renda?

Informar o valor do investimento/aporte; Preencher o campo descrição da seguinte forma: Investimento na Sociedade em Conta de Participação (nome e CNPJ da SCP), que tem como sócia ostensiva a empresa [preencher razão social sócio ostensivo], inscrita no CNPJ sob o nº [preencher CNPJ sócio ostensivo].

Artigo anterior
Como são classificadas as cidades segundo a hierarquia urbana?
Artigo seguinte
Quais são os princípios da administração Segundo Fayol?