Qual a relevância da troponina como biomarcador da necrose miocárdica?

Perguntado por: Miguel Sérgio de Faria  |  Última atualização: 14. Juli 2024
Pontuação: 4.1/5 (31 avaliações)

A troponina é considerada o padrão ouro para o diagnóstico do infarto do miocárdio (HENRY,2008). O diagnóstico de cardiopatia, pela importância clínica associada, tem sensibilidade absoluta para o diagnóstico de IAM.

Qual o principal marcador de necrose miocárdica?

A mioglobina é um marcador precoce de necrose miocárdica, precedendo a liberação de CK-MB, porém, não é específica para o músculo cardíaco e pode ser liberada em diversas condições, como dano muscular esquelético, distrofia muscular, insuficiência renal, uremia grave, choque, trauma e após cirurgias.

Qual a importância da troponina?

A troponina I mostrou que é eficaz para predizer o risco de mortalidade e de eventos cardíacos em pacientes com angina instável, para estimar o tamanho do infarto após reperfusão e por ser um marcador específico de lesão cardíaca durante a cirurgia de revascularização miocárdica [6].

O que é troponina e por que seus níveis sanguíneos elevados indicam dano cardíaco?

A troponina, de fato, é uma enzima cardioespecífica liberada em situações de injúria miocárdica, porém ela possui diversas causas para o seu aumento não relacionadas com doenças coronarianas e infarto agudo do miocárdio (IAM). Antes de se desesperar, sempre pense nas possíveis etiologias de alteração enzimática.

Quais troponinas são utilizadas para o diagnóstico do infarto do miocárdio?

Atualmente, para diagnóstico de IAM, a Sociedade Brasileira de Cardiologia sugere a utilização das troponinas T e I e da CK-MB massa como marcadores de lesão miocárdica.

Principal marcador bioquímico para diagnóstico do Infarto Agudo do Miocárdio? | Dr. Victor Proença

28 questões relacionadas encontradas

Qual o marcador que primeiro aparece no infarto?

Mioglobina é o marcador cardíaco que mais precocemente se altera no infarto agudo do miocárdio › Artigos | Fleury Medicina e Saúde. Cliente? Clique aqui para trocar de perfil.

O que indica o exame de troponina?

A troponina é o principal marcador bioquímico utilizado para confirmar o infarto. Sua concentração no sangue começa a elevar de 4 a 8 horas após o infarto e volta à concentração normal após cerca de 10 dias, podendo indicar ao médico quando aconteceu o infarto.

O que acontece quando a troponina está alta?

A elevação da troponina com aumento de desfechos cardiovasculares adversos foi demonstrada em pacientes com insuficiência cardíaca (IC), insuficiência renal, hemorragia gastrintestinal, sepse, doenças respiratórias, embolia pulmonar, hemorragia subaracnoideia e acidente vascular cerebral. > >>

O que pode causar o aumento da troponina?

Existem ainda diversas causas de elevação de troponina que, infelizmente, não conseguimos detalhar aqui, entre elas: exercício físico intenso, trauma, cardioversão/desfibrilação, hemorragia gastrointestinal alta, queimadura, rabdomiólise e AVC.

O que causa a elevação da troponina?

Procedimentos Cardíacos: Intervenções médicas como angioplastia coronária, cirurgia cardíaca ou cardioversão elétrica podem causar um aumento temporário nos níveis de troponina.

Qual o valor da troponina que indica infarto?

A Definição Universal de Infarto do Miocárdio recomenda a detecção de curva de troponina acima do limite superior do percentil 99.

O que fazer para baixar a troponina?

O que deve ser feito agora?
  1. Curvar a troponina.
  2. Iniciar aspirina e clopidogrel.
  3. Agendar um cateterismo.
  4. Nenhuma das alternativas.

O que é troponina e qual sua função?

Troponina é um complexo de proteínas que atua, em conjunto com outras proteínas, na contração muscular e esquelética. A troponina é constituída por três tipos diferentes de proteínas (troponina tipo I, troponina tipo C e troponina T) que são codificadas por diferentes genes.

Qual o melhor marcador de infarto?

Atualmente, devido à sua alta especificidade e sensibilidade para detectar necrose miocárdica, as troponinas (Tn) são consideradas os biomarcadores padrão ouro para o diagnóstico e avaliação de risco em pacientes com IAM.

Quais os três marcadores mais utilizados após o infarto agudo do miocárdio?

Concluiu-se que os marcadores bioquímicos mais utilizados de imediato frente a um infarto agudo do miocárdio são: a mioglobina, troponina I e a fração CK-MB, existindo também outros tipos como Aspartatoaminotransferase (AST) e a Lactato desidrogenase (LDH).

Qual o limite da troponina?

Os resultados do teste de troponina I foram considerados positivos se o nível fosse superior ao limite de referência (> 0,059 ng/mL) usado no laboratório do PS. Os resultados dos ensaios de CK-MB e mioglobina foram considerados normais quando <3,6 ng/mL e 9–82 ng/mL, respectivamente.

Pode ter infarto com troponina negativa?

Um único nível negativo de troponina cardíaca, em conjunto com dados do eletrocardiograma e julgamento clínico, pode descartar infarto agudo do miocárdio com segurança em pacientes que se apresentam em serviços de emergê ncia com dor torácica de suspeita.

Quais os tipos de troponina?

Troponinas são proteínas estruturais envolvidas no processo de contração das fibras musculares esqueléticas e cardíacas. O complexo troponina é composto por três proteínas: troponina T, troponina I e troponina C.

Quando repetir a troponina?

3ª Hora: Repetir dosagem de troponina pelo menos uma vez, de 3 a 6h após a primeira dosagem, caso esta seja normal ou discretamente elevada.

Onde fica a troponina?

A troponina é uma proteína presente no miócito que participa fisiologicamente na contratilidade cardíaca.

Qual o valor da troponina?

A faixa de ensaio do método é de 0,1 a 50,0 ng/ml. A sensibilidade analítica do ensaio é de 0,1 ng/ml, sendo que todos os valores abaixo deste são referidos como < 0,1 ng/ml pelo analisador. O valor de referência para normalidade estabelecido pelo laboratório é menor do que 0,5 ng/ml.

Como ler resultado de troponina?

O resultado do teste rápido de troponina I em pessoas saudáveis é negativo, uma vez que a quantidade proteínas de troponina liberadas no sangue é baixa, sendo pouco ou não detectável. E quando o resultado é positivo, significa que há alguma alteração ou lesões que afetam o funcionamento cardíaco.

Quando a troponina é positiva?

A troponina positiva é comumente relacionada à Síndrome coronariana, mas também pode estar elevada em outras condições agudas, bem como em doenças crônicas. Além disso, os níveis de troponina em pacientes com mal-estar crônico estão diretamente relacionados ao prognóstico.

Como é medida a troponina?

Você pode checar a unidade de medida naquela troponina. Se o resultado está sendo dado em nanogramas por litro, ou seja, ng/L, isso aí mostra que a troponina é ultrassensível, já se a unidade de medidas for nanogramas por ml, ou seja, ng/mL, a troponina que você tem no seu serviço é a convencional.

Qual a melhor troponina?

A definição de troponina positiva que proporcionou melhor acurácia prognóstica foi TnI-as > 0,055 mg / L e TnT-c > 0,010 mg / L, com sensibilidade de 90% e especificidade de 52% para ambos os ensaios.

Artigo anterior
O que faz o Damon vira humano?
Artigo seguinte
Onde fica lixeira do celular MOTO G?