Qual a relação existente entre a Fundação Nacional da qualidade FNQ E o Modelo de Excelência da gestão Meg?

Perguntado por: Renato Dinis de Carneiro  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (34 avaliações)

O Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) é o carro-chefe da FNQ para a concretização da sua missão, que é a de estimular e apoiar as organizações brasileiras no desenvolvimento e na evolução de sua gestão para que se tornem sustentáveis, cooperativas e gerem valor para a sociedade e outras partes interessadas.

Qual a relação entre o conceito de administração e os critérios de Excelência da FNQ?

Os Critérios de Excelência da FNQ incorporam em seus requisitos as técnicas mais atualizadas e bem-sucedidas de administração de organizações. ... Utilizando os Critérios de Excelência como referência, uma organização pode realizar uma auto-avaliação ou se candidatar ao Prêmio Nacional da Qualidade.

O que é FNQ e qual o seu objetivo?

Sobre a FNQ - FNQ. A Fundação Nacional de Qualidade (FNQ) atua em disseminação, educação, diagnóstico e consultoria com foco na gestão voltada para a excelência e transformação das organizações do Brasil.

O que é um modelo de Excelência?

O Modelo de Excelência Em Gestão (MEG) é um modelo que avalia a gestão de empresas públicas, privadas e de pequeno, médio ou grande porte em relação ao seu grau de maturidade organizacional e excelência.

Quais são os critérios de Excelência do Prêmio Nacional da qualidade?

Os critérios de excelência compõem o Modelo de Excelência da Gestão (MEG), constituído por 8 critérios (liderançaa, estratégias e planos, clientes, sociedade, informações e conhecimento, pessoas, processos, e resultados), que se subdividem em 23 itens de requisitos (sendo 18 de processos gerenciais e 5 de resultados ...

Conheça o Modelo de Excelência da Gestão® (MEG)

17 questões relacionadas encontradas

Quais são os critérios da qualidade?

Esse gerenciamento visa obter excelência na execução de todas as tarefas e procedimentos, tendo em mente que as dimensões da qualidade podem ser compreendidas como desempenho, confiabilidade, percepção, durabilidade, características, conformidade e atendimento.

Quais são os critérios de qualidade?

Foram também identificados os critérios mais frequentemente citados. Constatou-se a existência de 106 termos distintos, destacando-se os seguintes: precisão/acurácia das informações, atualização das informações, design/layout, confiabilidade e completude das informações, relevância/importância.

O que é o Modelo de excelência do PNQ?

O Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) é o carro-chefe da FNQ para a concretização da sua missão, que é a de estimular e apoiar as organizações brasileiras no desenvolvimento e na evolução de sua gestão para que se tornem sustentáveis, cooperativas e gerem valor para a sociedade e outras partes interessadas.

Quais os oito critérios de excelência?

O MEG é baseado em oito critérios: liderança; estratégias e planos; clientes; sociedade; informações e conhecimento; pessoas; processos e resultados.

O que é o Modelo de excelência da gestão Meg?

O Modelo de Excelência em Gestão (MEG-Tr) é formado por padrões de referência para a gestão organizacional constituídos pela integração e compilação de boas práticas de gestão, visando ao aprimoramento organizacional, ao aperfeiçoamento dos fluxos e práticas, à maximização dos níveis de eficiência e efetividade e ao ...

O que é FNQ 2015?

Elege uma nova Governança na Assembleia Geral de Membros, reformula a sua logomarca e retira o nome prêmio da sigla, passando a se chamar Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). ... Nesses 24 anos da Fundação, são vários os avanços que podemos constatar.

O que é o Prêmio Nacional da qualidade?

O Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ)® é utilizado para promover a melhoria da qualidade da gestão e o aumento da competitividade das organizações. Por isso, o PNQ é considerado o maior reconhecimento à excelência na gestão das organizações sediadas no Brasil.

O que diz o fundamento compromisso com as partes interessadas?

4 - Compromisso com as partes interessadas

Estabelecimento de pactos com as partes interessadas e suas inter-relações com as estratégias e processos, em uma perspectiva de curto e longo prazos.

Quais são os fundamentos da Excelência?

8 fundamentos da Excelência em Gestão
  • Pensamento sistêmico.
  • Compromisso com as partes interessadas.
  • Aprendizado Organizacional e Inovação.
  • Adaptabilidade.
  • Liderança transformadora.
  • Desenvolvimento sustentável.
  • Orientação por processos.
  • Geração de valor.

São fundamentos da Excelência?

Os Fundamentos da Gestão para Excelência são um conjunto de valores e princípios que relevam padrões culturais internalizados nas organizações Classe Mundial (expressão utilizada para caracterizar uma organização considerada entre as melhores do mundo em gestão organizacional) e reconhecidos internacional, expressos ...

Quais são os fundamentos que são colocados em prática por meio dos oito critérios em Fundamentos do Modelo de Excelência da gestão Meg?

Os 8 fundamentos da gestão para a excelência
  • Pensamento sistêmico. ...
  • Compromisso com as partes interessadas. ...
  • Aprendizado organizacional e inovação. ...
  • Adaptabilidade. ...
  • Liderança transformadora. ...
  • Desenvolvimento sustentável. ...
  • Orientação por processos. ...
  • Geração de valor.

Quais são as dimensões da qualidade total?

O termo qualidade total tem inserido em seu conceito seis atributos ou dimensões básicas que lhe conferem características de totalidade. Essas seis dimensões são: qualidade intrínseca; custo, atendimento, moral, segurança e ética (LONGO, 1996).

Quais são os tipos de departamentalização?

Tipos de Departamentalização
  • 1- Função. ...
  • 2- Produto ou Serviço. ...
  • 3 – Territorial. ...
  • 4 – Cliente. ...
  • 5 – Processo ou Equipamento. ...
  • 7 – Matriz. ...
  • 8 – Mista.

Quais os critérios da qualidade de um projeto?

Segundo o Guia PMBOK, a qualidade em projetos pode ser definida como o nível de satisfação que um conjunto de características inerentes pode alcançar. Portanto, um projeto considerado de qualidade é aquele desenvolvido de acordo com as especificações, os requisitos e a adequação ao uso.

Quais são os cinco atributos da qualidade?

  • Características/especificações (Atributos dos produtos) ...
  • Desempenho (Características operacionais básicas ) ...
  • Conformidade (Grau de concordância com especificações) ...
  • Confiabilidade (Probabilidade de ocorrência de falhas) ...
  • Durabilidade (Medida da vida útil do produto) ...
  • Imagem (Percepção inicial do cliente sobre o produto)

Quais são os critérios para avaliação dos produtos e serviços?

(1990) que se propunha a avaliar o grau de percepção dos clientes a respeito da qualidade do serviço prestado, denominado SERVQUAL suportado por 5 critérios: confiabilidade; responsividade; confiança; empatia e tangíveis, Gianesi amplia o leque, e sugere um conjunto de critérios que, na sua ótica, seria potencialmente ...

Quais são os tipos de qualidade?

48 qualidades de uma pessoa
  1. Confiança. A confiança é a crença que temos no caráter, nos bons valores e na lealdade de alguém. ...
  2. Criatividade. A criatividade é a característica de criar ou inovar algo, seja no lado profissional ou pessoal. ...
  3. Tolerância. ...
  4. Amorosidade. ...
  5. Sinceridade. ...
  6. Foco. ...
  7. Extroversão. ...
  8. Disciplina.

Quais são as ferramentas de qualidade?

As sete ferramentas da qualidade são:
  • Histograma.
  • Diagrama de Pareto.
  • Diagrama de Ishikawa.
  • Carta de Controle.
  • Fluxograma de processos.
  • Diagrama de dispersão.
  • Folha de verificação.

Quais os quatro itens da avaliação da qualidade do serviço?

1. Entenda a definição de qualidade de um serviço
  • Analise a flexibilidade do serviço prestado. O prestador de serviços deve estar pronto para lidar com situações de emergência e disposto a atender uma necessidade específica do cliente. ...
  • Não deixe de considerar a garantia. ...
  • Tenha clareza em suas impressões.

Porque é importante assumir o compromisso com todas as partes interessadas da empresa?

Os benefícios incluem: alinhamento de valores da gestão com os valores sociais; antecipação de ataques dos grupos de pressão; melhoria da reputação da organização; mapeamento de oportunidades. Há diversas maneiras de classi car as partes interessadas.

Artigo anterior
Quais são os tipos de rinite alérgica?
Artigo seguinte
O que precisa para ser testemunha de casamento?