Qual a relação entre literatura e filosofia?

Perguntado por: Eduarda Victória Cruz  |  Última atualização: 8. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (36 avaliações)

Grupo de estudos em Filosofia e Literatura
Pode-se afirmar que as relações entre Filosofia e Literatura são históricas. O estudo e a problematização da natureza do literário pertenceu por muito tempo ao campo da Filosofia e não só da Literatura.

Quais as semelhanças entre filosofia e literatura?

Ambas usam a linguagem para comunicar algo a outrem. Na Filosofia, o principal objetivo é expressar conceitos, ideias. Na literatura, existe a narrativa, isto é, o ato de contar uma história.

Qual a importância da literatura para a filosofia?

A literatura, ou seja, a linguagem mito-poética, antecede a filosofia porque é ela quem apreende as experiências e materiais brutos da Realidade e os torna dizíveis em uma linguagem de domínio público, compartilhada por todos com facilidade. ...

Quais são as relações aproximações entre o discurso da filosofia e a literatura?

Aproximações: Filosofia e Literatura abordam temas em comum; a Literatura problematiza situações do cotidiano e provoca reflexão, assim como a Filosofia.

Como a literatura pode contribuir para o pensamento filosófico?

A literatura pode contribuir enormemente ao fazer pensar-sentir, pode preencher o vazio de pensamento (ARENDT, Page 13 208 vol. 9, num. 21, 2019 2009), despertando o filosofar, fazendo-se mais que patrimônio cultural, um patrimônio filosófico brasileiro. ADORNO, Theodor.

A relação entre FILOSOFIA e LITERATURA e o que ela nos ENSINA

19 questões relacionadas encontradas

Qual a importância da imaginação na literatura e na filosofia?

A literatura imaginativa contribui para a filosofia, mantendo-a aberta para o transcendente, evitando o racionalismo; C. Tanto literatura, quanto imaginação são formas de expressão artística do homem.

É possível usarmos a literatura para trabalharmos a filosofia e a sociologia?

Na experiência de trabalho que relataremos a seguir, a literatura foi utilizada como meio de possibilitar a compreensão de conceitos essenciais à Filosofia e à Sociologia: os alunos tiveram que analisar as obras literárias a partir desses con- ceitos, de modo a desenvolver a capacidade de abstração e, consequentemente, ...

Como o filósofo Platão via a relação filosofia na literatura?

O caminho de Platão não fala de literatura, mas de mímesis, imitação: as obras dos poetas e dos compositores de tragédias levam as almas para longe da verdade. ... A filosofia é também aqui normativa, mas de modo imanente e histórico: há uma gênese das tragédias, que o filósofo se esforça por reconstituir.

O que dificulta diferenciar um texto filosófico de um texto literário?

O texto filosófico, de um modo geral, propõe uma tese e a defende através de argumentos. Ele não é um texto literário e a elegância de estilo, além de não ser obrigatória, pode constituir uma inimiga do rigor e da precisão.

Quais são as características do discurso filosófico?

O discurso filosófico tem como marca criticar a fundamentação sobre o saber firmado, pelo questionamento sucessivo. O método que a filosofia utiliza é racional, o filósofo deve usar sua … exibir mais conteúdo…

Qual a relação entre poesia e filosofia?

O poema é uma obra feita para ser fruída esteticamente. Já a finalidade da filosofia não é a obra filosófica. Esta, aliás, não é para ser fruída esteticamente. Ao contrário, a finalidade da obra filosófica é a manifestação – na vida e na obra do filósofo – de uma proposição, tese ou doutrina filosófica.

Quais são os principais objetivos da filosofia?

Portanto, a filosofia tem por objetivo formular conceituamente problemas que interessam ao pensar de hoje e investigar as diferentes formas de conceitos envolvidas, desenvolvendo uma maneira peculiar e Page 2 geral de interrogar-se sobre a verdade das palavras, das coisas e do ser.

O que é a função da literatura?

A Literatura é a arte da palavra. Podemos dizer que a literatura, assim como a língua que ela utiliza, é um instrumento de comunicação e de interação social, ela cumpre o papel de transmitir os conhecimentos e a cultura de uma comunidade.

Qual é a relação entre filosofia e ciência?

Enquanto a ciência ocupa-se com seu objeto específico de estudo, a filosofia ocupa-se com tentar entender se esse objeto é corretamente estudado, além de tentar aprimorar os modos do fazer científico, a fim de proporcionar à ciência a maior validade racional possível.

Qual a relação da filosofia com o tema felicidade?

A felicidade é a vida prazerosa e a filosofia é um instrumento do modo de ser do sábio. Uma vida prazerosa consiste nos verdadeiros prazeres que causam a felicidade; já a vida sábia consistiria em possuir a sabedoria prática para escolher ou avaliar o que causa prazer e o que causa dor, ou seja, o bom discernimento.

Qual a relação entre cinema e filosofia?

O cinema aborda questões da filosofia, como imagem, movimento e tempo. Em contrapartida, a Filosofia contribui para revelar os pensamentos dos filmes sobre o mundo e sobre o homem.

Qual é a maior diferença entre texto literário e não literário?

Diferenças entre texto literário e não literário

O texto não literário tem como objetivo informar, esclarecer, explicar, ou seja, pretende ser útil ao leitor. ... Por outro lado, o texto literário é mais artístico, com uma função estética, que tem como objetivo recreativo, provocando diferentes emoções no leitor.

O que torna um texto filosófico?

Um texto filosófico é uma forma de exprimir os pontos de vista pessoais sobre um determinado assunto filosófico. O primeiro passo para produzir um texto filosófico é escolher um assunto ou questão a ser trabalhada. Filosofia, 1º ano.

Quais as principais dicas para compreender textos filosóficos?

6 Dicas para ler textos filosóficos
  • Filosofia é discutir. A escrita filosófica é uma escrita persuasiva. ...
  • Sem pressa para ler. Os escritos filosóficos são densos e difíceis. ...
  • Qual é o ponto principal. ...
  • Faça anotações após ler. ...
  • Pense criticamente.

O que é filosofia de acordo com Platão?

Para Platão, a Φιλοσοφία significa posse ou aquisição de um conceito que seja ao mesmo tempo o mais válido e o mais amplo possível. “O objetivo da filosofia é o de elevar a alma à contemplação do mais perfeito do seres”, diz o filósofo. Além disso, o uso desse conhecimento deve ser realizado em benefício do homem.

Qual foi a contribuição de Platão para a filosofia?

O filósofo foi o responsável pela criação do chamado mundo das ideias e das formas, fundando o pensamento metafísico. Escreveu diversos diálogos filosóficos e fundou a Academia em Atenas, ou seja, é considerado o precursor do ensino superior no mundo ocidental.

Qual a importância da filosofia para Platão?

De fato, Platão pode ser considerado o inventor do tema da filosofia, aquilo de que ela de fato trata, tendo a filosofia como um rigoroso e sistemático exame dos assuntos éticos, políticos, metafísicos e epistemológicos através de um método distintivo.

Como a filosofia está presente no nosso dia a dia?

A Filosofia é muito importante para nós, embora muitos não saibam da sua importância. Ela nos ajuda desvendar os mistérios e histórias da nossa existência, e compreender o porquê e a razão fundamental para tudo o que existe.

Onde a filosofia está presente nos dias atuais?

Sempre que fazemos, pensamos, vemos ou vivemos momentos em nossas vidas, a filosofia esta sempre presente, sendo parte integrante dela, analisando profundamente o passado em sua fonte, ou descrevendo como deveria ser em seu futuro. O homem é o principal objeto da filosofia.

Qual a importância da filosofia para a sociedade em que vivemos?

A Filosofia permite ao ser humano compreender melhor a si mesmo, a sociedade e o mundo que o cerca, estimulando uma maior autonomia do pensar, agir e se comportar. A partir dela, e ao longo de séculos, foram e são fundamentados projetos, pesquisas, produções científicas, artísticas e culturais.

Artigo anterior
Qual é o Deus Sol?
Artigo seguinte
Como a bactéria morre?