Qual a relação entre cultura e Educação Física?

Perguntado por: Lorena Filipa Batista Rodrigues  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (52 avaliações)

A cultura contemporânea incorporou um sentido exclusivo para o conceito de Educação Física. Diante da manifestação humana com as práticas corporais, parece-nos que fazer Educação Física transformou-se em cultura antes mesmo que os praticantes pudessem ter consciência desse fenômeno.

O que é cultura na Educação Física?

A cultura da educação física (EF), esse conjunto de saberes e fazeres, de valores e comportamentos que configuram sentidos e significados vinculados às práticas corporais tematizadas e construídas por essa prática social no âmbito da instituição escolar, em função exatamente da sua radicação social, foi inicialmente ( ...

Quais as relações entre Educação Física cultura e sociedade?

Trata das relações entre Educação Física, cultura e sociedade, valendo-se do conceito de cultura corporal de movimento. Considera as mídias como importe elemento dinamizador da cultura contemporânea, e aponta a necessidade de atualização da Educação Física diante dos fenômenos culturais.

Como o aspecto da cultura atravessa a Educação Física?

Neste universo intelectual, a educação física abre-se à cultura como conceito cujo conteúdo parece ingressar no universo das pesquisas científicas interdisciplinares: psicologia da motricidade, filosofia da motricidade, sociologia da motricidade, dentre outras áreas.

Qual a relação da Educação Física e a cultura corporal Segundo Betti?

Já havíamos apontado (Betti, 2001, 2004) a decisiva influência das mídias (em especial a televisão), no direcionamento de tendências da cultura corporal de movimento, com importantes repercussões para a Educação Física, entendida esta tanto como área de conhecimento como de intervenção profissional.

Aula 10- Cultura e Educação Física

34 questões relacionadas encontradas

Qual o papel da Educação Física na consolidação das práticas alternativas da cultura corporal?

A Educação Física, segundo Betti (1998), é uma área relacionada à cultura corporal de movimento, que além de sistematizar, também deve criticar seus conhecimentos, interferindo assim na sua prática científica e filosófica, e também sendo influenciado por estas. É, portanto, um campo de pesquisa, prática e reflexão.

O que é corpo e cultura corporal?

O corpo seria, então, o primeiro e mais natural objeto do homem. ... De acordo com Lopes (1995), a cultura surge na relação homem/natureza. Ela se apresenta como o conjunto de interpretações, apropriações e transformações que o homem realiza junto à natureza. Somos corpo, cultura e natureza, temos essa dualidade em nós.

Como a cultura corporal influencia no desenvolvimento das capacidades físicas?

A cultura corporal de movimento sendo uma prática corporal com seus conteúdos no âmbito escolar, pode contribuir tanto para o desenvolvimento psicomotor como para o desempenho em outras atividades da vida, estimulando sempre, novas habilidades corporais.

Quais as práticas da cultura corporal na Educação Física?

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (1), nesta etapa os conteúdos devem envolver práticas como jogos, brincadeiras, danças, conhecimentos sobre o corpo, manifestações ginásticas e jogos de oposição aplicados às lutas.

Quais são os movimentos da cultura corporal?

Dentro do contexto da cultura corporal do movimento estão atribuídas as diferentes manifestações corporais, sendo assim, os esportes, jogos, danças, ginasticas, brincadeiras, lutas e rodas exprimem sentido e significado para quem a produziu.

Como podemos relacionar os elementos da cultura corporal com a saúde ea qualidade de vida?

Pergunta 5 0 em 0,3 pontos Como podemos relacionar os elementos da cultura corporal com a saúde e a qualidade de vida? Resposta Selecionada: c. Valorizar a saúde como recurso para melhoria de sua aptidão física.

Como pode ser confundido o termo cultura na Educação Física?

CAPITULO UM: A "CULTURA" NA EDUCAÇÃO FÍSICA

É possível perceber a utilização da expressão "cultura" acompanhada de termos como "física", "corporal", "de movimento", "corporal de movimento" e outros. Entretanto, essa utilização aparece de forma superficial, por vezes incompleta ou de forma reducionista.

Quais as principais práticas corporais historicamente constituídas pelos seres humanos presente em nossa cultura que fazem parte dos conhecimentos da Educação Física?

É neste contexto que as práticas corporais são interpretadas: os esportes, as danças, as lutas, a ginástica, as brincadeiras infantis, etc., estão envolvidos nas formas como enxergamos questões sociopolíticas que envolvem a socieda- de como um todo.

O que é a cultura do movimento?

A cultura de movimento se envolve com a relação entre o corpo, natureza e cultura, abrangendo as diversas maneiras como o ser humano faz uso do seu corpo, por meio de uma lógica recursiva que permite a compreensão do mundo por meio do corpo em movimento.

Qual a importância da recreação nas aulas de Educação Física?

Ao brincar na educação física e na recreação, a criança adquire aprendizados de forma natural, gradativa e muito prazerosa, desenvolvendo habilidades como integração com o grupo, locomoção, raciocínio, espírito esportivo, resistência física e psicológica, criação de estratégias, motivação, criatividade, comunicação, ...

Qual as características da cultura mundial?

possui um caráter simbólico; é adquirida por meio das relações sociais de um grupo; é transmitida para gerações posteriores; não é estática, sendo influenciada por novos hábitos.

O que são práticas corporais na escola?

Assim, as práticas corporais podem ser compreendidas como meios de comunicação com o mundo, constituintes e construtoras de cultura. Cada qual é uma produção textual da linguagem corporal a ser analisada e signi- ficada.

O que é uma prática corporal?

526) afirmam que as práticas corporais são fenômenos que se mostram, prioritariamente, no plano corporal, constituindo-se em manifestações culturais de caráter lúdico, tais como os jogos, as danças, as ginásticas, os esportes, as lutas, as acrobacias, entre outras.

Como a cultura corporal pode contribuir para a Educação Física e o esporte Educação?

Passa a ser uma disciplina reconhecida, respeitada e ter mais credibilidade, pelo processo pedagógico que desenvolve. Possibilita despertar nos indivíduos, um olhar diferenciado, sob outra ótica, fazendo-lhes perceber que o conhecimento de que trata esta disciplina, não se restringe a mera prática corporal esportiva.

Qual a importância da cultura corporal?

A importância da atual cultura corporal tem vários benefícios, como a preocupação com a saúde e a busca pela melhora da qualidade de vida, seja para problemas atuais como insônia e sobrepeso, ou para aperfeiçoamento profissional em algum esporte.

Qual a influência da sociedade na cultura corporal do movimento?

As mídias possuem importante influência nas práticas corporais de movimento, sendo meio (educar com a mídia) quanto como fim (educar para a mídia), tendo como finalidade capacitar o aluno a uma apreciação crítica em relação a ela, transformando-se em instrumento de ensino e aprendizagem na Educação Física.

O que se entende por corpo?

Do latim corpus, o termo corpo abrange várias acepções. Refere-se, por exemplo, àquilo que tem uma extensão limitada e que é perceptível pelos sentidos, ao conjunto dos sistemas orgânicos que constituem um ser vivo, ao conjunto das coisas contidas numa obra escrita e à espessura ou densidade dos líquidos.

Qual a importância das práticas corporais alternativas?

As Práticas Corporais Alternativas (PCAs) mostram a possibilidade de desenvolver trabalhos que enfatizem a sensibilidade, bem-estar e criatividade, possibilitando ao homem resgatar a sua corporeidade, atuando na resignificação do mesmo, como ser integral, acenando para uma visão de complementaridade entre o indivíduo e ...

Qual a principal função das práticas corporais?

Tem a função de proporcionar a sensação de bem estar do indivíduo, além de possibilitar que o indivíduo possa ter algo (através de imagens) que não poderia ter no momento. Antes de aplicar relaxamento com um grupo, é importante obter o histórico do mesmo para que possamos proporcionar a técnica de forma adequada.

Quais são as principais características das práticas corporais alternativas *?

As Práticas Corporais Alternativas correspondem àquelas atividades corporais que não são tradicionais na nossa cultura, elas incluem as concepções orientais e ocidentais de práticas corporais e de saúde, representadas por atividades como relaxamento, autoconhecimento, massagem, técnicas respiratórias, etc.

Artigo anterior
Como organizar o cantinho da bagunça?
Artigo seguinte
O que usar depois de fazer luz pulsada?