Qual a relação entre cuidar e educar?

Perguntado por: Mauro Neto  |  Última atualização: 4. Oktober 2024
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Cuidar e educar implica reconhecer que o desenvolvimento, a construção dos saberes, a constituição do ser humano não ocorre em momentos e de maneira compartimentada. Portanto, na Educação Infantil, o ato de cuidar e educar são indissociáveis. Não tem como separar essas duas ações.

Qual é a relação entre cuidar e educar?

De acordo com o documento Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil (1998) o cuidar deve suprir as necessidades das crianças, mediando o desenvolvimento das capacidades humanas. Já o educar, deve contribuir na formação da crianças em sua inserção social e em seu desenvolvimento.

Qual deve ser a relação entre cuidar e educar na educação infantil segundo a Bncc?

Cuidar e educar

A BNCC valida e reforça esse conceito de que as ações de cuidado estão plenamente integradas com as ações de conhecer e explorar o mundo, criando campo propício para a sistematização dos conhecimentos, que acontece na etapa posterior do Ensino Fundamental.

Qual o papel do professor no cuidar e educar?

Nessa ótica, o papel do professor é fundamental no desenvolvimento das atividades na educação infantil, visto que ele é o mediador entre a criança e o conhecimento. Com isso, é necessário que esse profissional esteja em constante formação e seu trabalho se mantenha integrado com os demais profissionais da escola.

O que diz a LDB sobre cuidar e educar?

De acordo com a lei de diretrizes e bases da educação nacional (LDB), o cuidar e o educar devem agir em conjunto, juntamente com a equipe pedagógica da instituição. Assim garantido uma forma integrada, nas metodologias aplicadas.

Educar e Cuidar na Educação Infantil | Pedagogia para Concurso

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Quais as três 3 das principais leis que regem a educação infantil atualmente?

As bases legais da Política Nacional de Educação Infantil (2006) são a Constituição Federal, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação e o Plano Nacional de Educação. De acordo com a política nacional, as instituições devem ser supervisionadas, acompanhadas e avaliadas pelo sistema de ensino.

O que diz o artigo 14 da LDB?

De acordo com o artigo 14 da LDB (Lei 9394/96), “Os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica, de acordo com as suas peculiaridades e conforme os seguintes princípios: I – participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola; II ...

Qual é a função do cuidar?

A função do cuidar, implica assim, nesta capacidade de, frente ao outro, interno e/ou externo, suportar os ataques das desidealizações, visto que, como objeto idealizado está cindido. Suportar as faltas em si mesmo e no outro, nos aproxima da possibilidade de cuidar.

Qual é a importância de educar?

Qual é a importância da educação? A educação é um dos meios mais importantes para o desenvolvimento de uma sociedade. É exercida de forma que o indivíduo desenvolva suas habilidades, adequando-se à sociedade.

Qual o papel do professor e cuidador?

O Professor Cuidador tem a responsabilidade de proporcionar acompanhamento individualizado ao aluno com deficiência, viabilizando sua mobilidade no ambiente escolar, atendimento de necessidades e cuidados pessoais e a realização de tarefas pedagógicas adaptadas que não são realizadas pelo professor do ensino regular.

Quais são os 5 princípios básicos da Educação Infantil?

AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

São eles: Princípios éticos – valorização da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum, ao meio ambiente e às diferentes culturas, identidades e singularidades.

Qual é a importância do cuidar é do educar na Educação Infantil segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil Dcnei )?

Qual é a importância do cuidar e do educar na Educação Infantil segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI)? A ) O educar é mais importante do que o cuidar na Educação Infantil, pois é por meio do aprendizado que as crianças podem desenvolver habilidades importantes para a vida.

Quais são os 3 pilares da BNCC?

A BNCC na educação infantil está estruturada por 3 pilares essenciais:
  • Direitos de aprendizagem e desenvolvimento;
  • Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento;
  • Campos de experiências.

É papel das instituições de educação infantil cuidar e educar?

Resposta: as práticas de cuidado e educação devem ser concebidas como ações complementares e indissociáveis, favorecendo a formação integral da criança. Explicação: As práticas de cuidado e educação devem ser concebidas como ações complementares e indissociáveis, tanto nas creches como nas pré-escolas.

Quais são as três características fundamentais ao educador infantil?

No entanto, quando falamos sobre o professor de Educação Infantil, ainda existem outros componentes que precisam fazer parte do seu perfil. A paciência, a comunicação e o amor por lecionar para crianças pequenas são apenas algumas das qualidades que você precisará ter se quiser se tornar um bom educador infantil.

Qual a relação entre brincar e educar?

“O brincar é uma das principais formas de aprender, ensinar e apresentar o mundo. O brincar é a base do aprendizado da criança. Brincar é a fase mais importante da infância, do desenvolvimento humano, neste período por ser a auto ativa representação do exterior a representação de necessidades e impulsos internos.

O que é ato de educar?

O conceito de educar vai muito além do ato de transmitir conhecimento, educar é estimular o raciocínio, é aprimorar o senso crítico, as faculdades intelectuais, físicas e morais. O homem é um ser que precisa de orientação e informação.

O que é ter uma boa educação?

Uma boa educação não é apenas responsabilidade do professor, e sim de toda sociedade de uma forma geral. Uma boa educação não é apenas responsabilidade do professor, e sim de toda sociedade de uma forma geral. A educação de forma abrangente, o papel da sociedade na educação, alterações da atualidade.

De quem é a função de educar?

Entretanto, a educação deve ser analisada primeiramente como função da própria família, considerando ser a família, o agente socializador do ser humano.

Quais os benefícios do cuidar?

  • Você merece um tempo consigo mesmo!
  • Melhora a autoestima e autoconfiança.
  • Aumenta a criatividade e produtividade.
  • Promove relações mais saudáveis.
  • Tenha uma vida mais leve.
  • Diminui os custos com a saúde.

Quais são os benefícios de se cuidar?

O autocuidado está intimamente ligado à autoestima e ao autoconhecimento, visto que estes elementos fortalecem a confiança do indivíduo em si mesmo, impacta suas decisões diárias e proporciona o conhe- cimento dos limites do corpo e da mente.

O que quer dizer a palavra cuidar?

Cuidar deriva do latim cogitare que significa 'imaginar' 'pensar', 'meditar', 'julgar', 'supor', 'tratar', 'aplicar' a atenção, 'refletir', 'prevenir' e 'ter-se'. Cuidar é o 'cuidado' em ato. A origem da prática de cuidar teve seu início restrito ao espaço doméstico, privado, particular.

O que diz o artigo 42 da LDB?

Art. 42. As escolas técnicas e profissionais, além dos cursos regulares, oferecerão cursos especiais, abertos à comunidade, condicionada a matrícula à capacidade de aproveitamento e não necessariamente ao nível de escolaridade.

O que diz o artigo 17 da LDB?

Os servidores civis e militares, quando transferidos de sede no interesse da Administração Pública, possuem direito à matrícula em estabelecimento de ensino superior, desde que congêneres as instituições. 3. Deve ser afastada a multa aplicada pelo tribunal de origem com base no parágrafo único do art.

O que diz o artigo 32 da LDB atual?

“Art. 32. O ensino fundamental obrigatório, com duração de 9 (nove) anos, gratuito na escola pública, inicia-se no ano em que a criança completar 6 (seis) anos de idade, e tem por objetivo a formação básica do cidadão, mediante: (...)” Art.

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