Qual a relação entre conhecimento escolar e cultura?

Perguntado por: Sebastião Matias Leal Ramos  |  Última atualização: 17. April 2022
Pontuação: 4.4/5 (19 avaliações)

Existe uma intrínseca relação entre cultura e educação, visto que a própria educação é considerada como sendo parte da cultura. A cultura pode ser entendida como fruto da inventividade humana, só existe cultura porque existe o homem, e a educação está incluída neste meio.

Como a educação se relaciona com a cultura?

A Educação é transmissora da cultura. A escola é um espaço de trocas culturais, é um lugar de propagação e interação da cultura e do conhecimento. A educação não é apenas transmissão de informações, mas ampliação da capacidade de relacionar os conteúdos e construção de interpretações pessoais.

Qual é a diferença entre cultura e educação?

Educação é disciplina; cultura é espontaneísmo. Uma formata o indivíduo de fora para dentro, a outra o ajuda a sair de dentro para fora.

Qual a importância entre cultura trabalho e educação?

Acredita-se que a cultura, o trabalho e a educação sejam inseparáveis, pois se completam, visto que através do trabalho criam-se as relações sociais, que são exemplos de comportamento obtidos através das instituições das quais se faz parte.

Qual a importância da cultura na educação?

Conforme exposto podemos considerar que a cultura tem um importante papel no processo de aprendizagem, pois ela permite não só a socialização, mas discussão de diferentes saberes no ambiente escolar, através do conteúdo cultural podemos exemplificar vários temas,nas diferentes disciplinas do currículo escolar.

Aula de Conhecimentos Pedagógicos - Relação entre Educação, Escola e Sociedade

16 questões relacionadas encontradas

Qual é a relação entre educação e trabalho?

Essa relação entre trabalho e educação ficou mais próxima a partir da década de sessenta, devido ao surgimento da teoria do capital humano, fazendo com que a educação tivesse grande importância para o desenvolvimento econômico, porque ela potencializa o trabalho, qualificando a mão-de-obra.

Quais as características centrais da educação como processo social?

- Interação social com pessoas de identidades diferentes. -Estabelecimento de uma hierarquia social no âmbito escolar. -Conscientização social do indivíduo. -Preparação para a vida en sociedade.

Como Durkheim relaciona cultura e educação?

Para ele, "a educação é uma socialização da jovem geração pela geração adulta". E quanto mais eficiente for o processo, melhor será o desenvolvimento da comunidade em que a escola esteja inserida. Nessa concepção durkheimiana - também chamada de funcionalista -, as consciências individuais são formadas pela sociedade.

Como podemos relacionar Antropologia cultura e educação?

Na relação entre antropologia e educação abre-se um espaço para debate, reflexão e intervenção, que acolhe desde o contexto cultural da aprendizagem, os efeitos sobre a diferença cultural, racial, étnica e de genêro, até os sucessos e insucessos do sistema escolar em face de uma ordem social em mudança.

O que é cultura educacional?

Nesse sentido, a cultura escolar é tanto o conjunto de saberes presentes nas determinações dos mitos, dos comportamentos, das tradições, das inovações e das relações sociais. Por outro lado, pode ser interpretada como uma variável ideológica/científica dependente da cultura geral.

Como a antropologia pode contribuir com a educação?

Pode-se dizer que o ensino de antropologia auxiliará os alunos da escola básica, futuros profissionais, membros de uma sociedade, participante de grupos sociais diversos a se relacionarem com o outro e compreende-los a partir de seu próprio espaço social, sem preconceito, ou com um olhar um pouco menos etnocêntrico.

O que a antropologia tem a ver com a educação?

Aborda o caráter uno e plural da experiência humana, as diferentes formas de organização societária, a articulação entre sociedade, cultura e educação com ênfase nas sociedades contemporâneas. ...

Porque discutir a antropologia na educação?

Trata-se também de defender porque indubitavelmente a antropologia tem ferramentas analíticas as mais adequadas para que o universo da educação escolar (o reino da homogeneidade) lide mais adequadamente com a diversidade que teimosamente permeia seu tecido normativo.

Qual a visão de Durkheim sobre a educação?

Para Durkheim, a educação pode ser compreendida como o conjunto de ações exercidas das gerações adultas sobre as que ainda não alcançaram o estatuto de maturidade para a vida social. Partindo desta orientação, elabora sua teoria da educação, propondo uma socialização metódica das gerações novas.

O quê Émile Durkheim pensava sobre a educação?

Para Durkheim, a educação teria como função substancial transmitir o legado sociocultural de um determinado contexto, tendo como resultado um processo de socialização que possibilitaria a constituição do que ele denomina de “ser social”.

Qual é a relação entre sociedade cultura e educação Justifique sua resposta?

1 resposta(s)

Tudo parte da educação, se não temos uma base de educação boa, automaticamente a sociedade cresce desestruturada e não consegue formar uma boa cultura e com bons indivíduos.

O que é um processo social?

Processos sociais são as formas pelas quais os indivíduos se relacionam uns com os outros, ou seja, as formas de estabelecer as relações sociais.

O que é a educação para o trabalho?

A educação traz conhecimento que a pessoa precisa para enfrentar a vida e conseguir um emprego para o seu sustento. Quem possui conhecimento consegue se defender em todos os sentidos: ter um emprego, montar ser próprio negócio e viver melhor, pois entende o que o cerca.

Qual a relação entre trabalho e educação discutida por Saviani?

Para Saviani (1944), dizer que a educação é um fenômeno próprio dos seres humanos significa afirmar que ela é, ao mesmo tempo, uma exigência do e para o processo de trabalho, bem como é, ela própria, um processo de trabalho.

Qual a reflexão sobre o sistema de educação e trabalho?

A Educação e suas Influências sobre o Trabalho e o Exercício da Cidadania diz respeito a um estudo reflexivo do modelo educativo vigente em nosso país, que se encontra desatualizado. Suas causas e conseqüências no que se refere à cidadania e ao trabalho, dentro da sociedade brasileira.

Qual a importância de se estudar antropologia?

A partir da compreensão da variedade de procedimentos culturais dentro dos contextos em que são produzidos, a antropologia, como o estudo das culturas, contribui para erradicar preconceitos derivados do etnocentrismo, fomentar o relativismo cultural e o respeito à diversidade.

Qual é o objetivo do estudo da antropologia?

A antropologia busca compreender como o ser humano formou-se e tornou-se o que ele é. Portanto, o antropólogo busca as raízes do ser humano estabelecendo (como a história) um estudo do passado para compreender quais foram essas origens.

Qual foi a contribuição da antropologia para a educação infantil?

A maneira como nos comunicamos com os pequenos diz também o que consideramos sobre a criança, por exemplo, se há autoridade ou autoritarismo. Como você conversa com uma criança? Como é sua postura corporal? A antropologia da criança analisa o que significa ser criança em diferentes culturas e sociedades.

Qual a importância da sociologia e antropologia na educação?

O diálogo teórico entre Antropologia, Sociologia e Educação objetiva favorecer a compreensão do fenômeno educativo em suas múltiplas relações com a cultura e a realidade social. A disciplina introduz reflexões sobre a educação, representativas dos autores clássicos do pensamento sociológico ocidental.

O que é educação na visão da antropologia e da sociologia?

A Educação pode vir a ser um meio privilegiado de emancipação, o que indica a sua importância no processo de transformação da sociedade que propicia meios deconstruir, alimentar e direcionar também uma transformação do pensamento e das ideias.

Artigo anterior
Como se forma a mente humana?
Artigo seguinte
Quais foram os melhores caças da Segunda Guerra Mundial?