Qual a relação do TNF alfa e a obesidade?

Perguntado por: William Manuel Brito Neves Barros  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (21 avaliações)

Parece que o TNF-α possui um importante papel na regulação das concentrações de leptina, mediando possi- velmente a hiperleptinemia na obesidade(74). Porém, parece existir um diferente padrão de regulação dessa citocina em indivíduos com diferentes graus de obesidade(75).

Por que a obesidade está relacionada ao tecido adiposo?

O tecido adiposo é um importante órgão endócrino capaz de modular processos metabólicos tanto localmente como em diversos outros tecidos, tendo papel modulador da obesidade. Sua função como regulador do processo inflamatório tem sido bastante evidenciada.

Qual a relação entre a obesidade e a inflamação crônica?

A relação entre obesidade e inflamação

Em obesos, ocorre uma resposta do sistema imune, ativada como resposta à inflamação, cujos macrófagos vão aumentando devido a seu recrutamento e exibindo um cenário pró-inflamatório, expressando, assim, citocinas inflamatórias.

Qual a função do TNF?

As funções biológicas do TNF-? englobam a proliferação e a diferenciação celulares, tumorigénese, morte celular apoptótica ou necrótica (incluindo certas linhas de células tumorais), atividades imunorreguladoras, metabolismo lipídico, coagulação e função endotelial.

Quais são as interleucinas que regulam a obesidade?

INTERLEUCINA 6 (IL-6)

A IL-6 é uma citocina originada do tecido adiposo (principalmente da gordura visceral) e de outros órgãos que desempenha um papel na regulação do apetite e no gasto energético. Tal como ao TNF-α tem função no metabolismo dos lipídios e da glicose.

Obesidade, Inflamação e Alterações Fisiológicas

30 questões relacionadas encontradas

Quais as adipocinas estão aumentadas na obesidade?

Adiponectina e leptina são as adipocinas mais abundantes sintetizadas pelo tecido adiposo(28), embora existam outras como o fator de necrose tumoral-α (TNF-α), interleucina 6 (IL-6), interleucina 1 (IL-1), CC-chemokine ligand 2 (CCL2)(29), visceral adipose-tissue-derived serine protease inhibitor (vaspin)(30) e ...

Qual é a função da leptina?

A ação da leptina no sistema nervoso central (hipotálamo), em mamíferos, promove a redução da ingestão alimentar e o aumento do gasto energético, além de regular a função neuroendócrina e o metabolismo da glicose e de gorduras.

Como a TNF age?

O TNF-a, quando liberado em baixas concentrações, age nas células endoteliais promovendo vasodilatação e estimulando-as a secretarem um grupo de citocinas (denominadas quimioquinas) que tem ação quimiotáxica em relação aos leucócitos, promovendo, desta forma, um processo inflamatório local que possibilita o combate a ...

Quais os efeitos do TNF alfa Patologico?

O TNF-α é secretado principalmente por macrófagos. Seu mau funcionamento pode causar inflamações dolorosas em doenças auto-imunes e auto inflamatórias , choque séptico e permitir o aparecimento de tumores.

O que é a citocina TNF?

O TNF-alfa é uma citocina pró-inflamatória que regula múltiplos processos biológicos (incluindo proliferação celular, diferenciação, apoptose, metabolismo lipídico e coagulação).

Por que obesidade é resposta inflamatória estão relacionadas?

obesidade e inflamação

A origem desse conceito apoia-se no fato de que o nível circulante de muitas citocinas e proteínas de fase aguda associadas à inflamação apresenta-se elevado em pacientes obesos.

Por que a obesidade é considerada uma doença inflamatória?

“A gordura em excesso, principalmente visceral, secreta substâncias consideradas pró-inflamatórias, que são denominadas adipocinas (proteínas), como a leptina, o fator de necrose tumoral alfa (TNF-α), a interleucina-6 (IL-6) e também o PAI-1, que forma trombos ou coágulos.

Como ocorre o processo inflamatório da obesidade?

Como a obesidade impacta na saúde? Como os tecidos que têm sua oxigenação prejudicada, ocorre o estresse do retículo e a ativação dos receptores toll-like 4, importantes na ativação da resposta imune inata do corpo. Em consequência, são desencadeadas inflamações no tecido adiposo do organismo.

Quais as principais consequências do aumento do tecido adiposo no organismo?

De modo geral, o aumento do tecido adiposo leva a “efeitos de massa”, com repercussões na dinâmica ventilatória, por diminuir a complacência pulmonar, o que resulta em pneumopatias restritivas.

Qual a relação do tecido adiposo e a nutrição?

O tecido adiposo ou tecido gordo é formado por células que armazenam energia na forma de gordura, servindo principalmente como reserva energética do organismo, além de auxiliar na manutenção da temperatura corpórea, dentre outras funções.

O que é o tecido adiposo?

O tecido adiposo é caracterizado por células adiposas, às quais denominamos de adipócitos, que armazenam muita gordura. Estas células possuem um vacúolo central (pode aumentar ou diminuir de acordo com o metabolismo do indivíduo).

Quais são as 3 principais funções do TNF E o que ele pode causar quando é liberado em excesso?

As funções biológicas do TNF-? englobam a proliferação e a diferenciação celulares, tumorigénese, morte celular apoptótica ou necrótica (incluindo certas linhas de células tumorais), atividades imunorreguladoras, metabolismo lipídico, coagulação e função endotelial.

Quais os efeitos adversos relacionados ao uso de antagonistas de TNF α?

Os efeitos adversos observados com o uso de agentes anti-TNF-α incluem complicações alérgicas durante ou após a infusão, infecções e eventos autoimunes (MARTIN; MEDEIROS; SCHAINBERG, 2006; BARBOSA et al., 2008; GOLDSCHMIDT et al., 2008).

Quem produz o TNF?

Fator de necrose tumoral (TNF)

Sintetizado principalmente por macrófagos, sendo que monócitos, neutrófilos, células T e NK, após estimulação por LPS, também o sintetizam. A produção é estimulada por IFN, IL-1, IL-2, GM-CSF, substância P, bradicinina, imunocom-plexos, inibidores da cicloxigenase e PAF.

Como as citocinas atuam?

As citocinas agem ligando-se a receptores específicos que estão na superfície da membrana das células-alvo. Esta ligação causa alterações intracelulares através da ativação de vias de transdução que envolvem, na maioria das vezes, fosforilação.

O que são citocinas Pró-inflamatórias e Anti-inflamatórias?

Dessa forma, as citocinas influenciam a atividade, a diferenciação, a proliferação e a sobrevida da célula imunológica, assim como regulam a produção e a atividade de outras citocinas, que podem aumentar (pró-inflamatórias) ou atenuar (anti-inflamatórias) a resposta inflamatória.

Como as citocinas agem?

As citocinas são proteínas que modulam a função de outras células ou da própria célula que as geraram. ... As ILs têm muitas funções, mas a maioria está envolvida na indução de divisão e diferenciação de outras células. Cada IL atua em um grupo específico de células, de acordo com os receptores adequados para cada uma.

Onde encontrar a leptina?

Onde o hormônio leptina se encontra e exerce suas ações? Se você se perguntou onde encontrar o hormônio leptina, saiba que ele é produzido pela nossa gordura corporal – pelo tecido adiposo.

Qual alimento tem leptina?

Coma muitas verduras, frutas e outros vegetais

As frutas e vegetais auxiliam no controle da leptina para um bom desemprenho do organismo. Fibras também são ótimas para manutenção dos níveis de leptina. Seguem exemplos de alimentos e ricos em fibras: Ervilhas, lentilhas, brócolis e aveia são ótimas fontes.

Qual é o hormônio da saciedade?

Quando o alimento passa do estômago para o intestino, um outro sinal de saciedade é produzido, dessa vez, químico: o intestino libera um hormônio (substância endócrina) para o sangue, chamado de colecistocinina, em resposta à presença de proteínas e de gorduras no alimento que chega intestino.

Artigo anterior
Qual o consumo de energia de um fogão elétrico?
Artigo seguinte
Como quitar empréstimo consignado safra?