Qual a relação do gás oxigênio com a geração de fogo?
Perguntado por: Samuel Lourenço Coelho Morais Matos | Última atualização: 22. März 2025Pontuação: 4.5/5 (4 avaliações)
O fogo é constituído de uma mistura de gases em alta temperatura. A luminosidade vista e o calor são provenientes da reação entre o combustível (madeira, papel, plástico, gasolina) e o comburente (oxigênio), uma reação de oxidação desencadeada por uma energia inicial, chamada temperatura, calor ou ponto de ignição.
Qual a relação do gás oxigênio com a combustão?
A combustão ocorre quando o combustível (substância de potencial energético) é oxidado pela ação do comburente (geralmente ar atmosférico ou gás oxigênio), produzindo energia na forma de calor.
Por que o fogo precisa de oxigênio?
O calor radiado das chamas atinge o combustível e este é decomposto em partículas menores (moléculas que foram quebradas formando radicais livres), que se combina com o oxigênio ( comburente) e queimam, radiando outra vez calor para o combustível, quebrando mais moléculas, formando um ciclo constante.
Qual o principal elemento responsável pela origem do fogo?
Os elementos que compõem o fogo são combustível, comburente e calor. Estes formam o Triângulo do Fogo.
O que o ar faz com o fogo?
O comburente é o ativador do fogo e dá vida às chamas, é o oxigênio, que é o elemento presente no ar que respiramos. SEM AR NÃO HÁ OXIGÊNIO E SEM OXIGÊNIO NÃO HÁ FOGO.
Oxigênio não pega fogo, é um gás oxidante e medicinal, utilizado em todos hospitais.
Qual é a causa do fogo?
O fogo gera calor, que pode causar a combustão ou a fusão dos materiais atingidos e danos como trincas e rachaduras nas estruturas. Na extinção do fogo podemos: eliminar o calor: quando o principal agente é a água, podendo ser usada sob a forma de jato pleno, pulverizada ou com jato de água e espuma.
O que faz o fogo aumentar?
O fogo, em ambiente rico em comburente (oxigênio), terá suas chamas aumentadas, desprenderá mais luz e gerará maior quantidade de calor.
Quais são os 4 elementos que compõem o fogo?
- Combustível: é todo elemento que fornece energia para a queima. ...
- Comburente: é o elemento que, ao entrar em contato com o combustível, inicia a combustão. ...
- Calor: é o elemento que inicia o fogo e possibilita que ele se propague.
Qual elemento que realiza a propagação do fogo?
De modo geral, há três formas para o fogo se propagar, as quais vamos abordar seus aspectos separadamente. Em resumo o fogo se espalha através da ação do calor, do deslocamento de partículas, e por fim, pelo contato das chamas com outros materiais combustíveis.
Qual é o gás necessário para que ocorra a combustão?
A combustão é uma reação exotérmica que ocorre entre um combustível e um comburente, que é o oxigênio.
É possível haver fogo sem oxigênio?
No entanto, para haver fogo, é necessário existir oxigênio atmosférico livre e uma abundância mínima; No Sol não há oxigênio suficiente para isso, o calor e a luz emitida por ele, na verdade, é resultado da fusão nuclear que acontece nele.
Qual é a fórmula do fogo?
Combustível + Comburente = Luz + Calor + Fumaça, Cinzas, Gases, etc. Até pouco tempo atrás, havia a figura do triângulo de fogo, que agora foi substituída pelo TETRAEDRO DO FOGO, pela inclusão da reação em cadeia.
Como tirar o oxigênio do fogo?
Para eliminar o comburente, pode-se utilizar um abafamento por CO2, por exemplo, reduzindo a quantidade de oxigênio em contato com o fogo.
Por que o gás oxigênio é tão importante?
O oxigênio (O2) presente no ar atmosférico é de extrema importância para a manutenção da vida no planeta, pois ele é o gás utilizado na respiração de todos os seres vivos e também é necessário para que ocorra a combustão. Calcula-se que o ar atmosférico seja composto por aproximadamente 21 % de oxigênio.
O que mantém a combustão?
Combustível: material que irá sofre transformação e alimenta a combustão. Exemplo: gasolina. Comburente: substância que dá vida e sustenta a combustão. Exemplo: gás oxigênio.
Qual desses elementos é responsável por desencadear a combustão?
Combustão ou queima é uma reação química exotérmica entre uma substância (o combustível) e um gás (o comburente), geralmente o oxigênio, para liberar calor e luz.
Quais são as 3 formas de propagação do fogo?
Formas de Propagação de Incêndios
por Convecção, onde a energia é transportada pela movimentação do ar aquecido pela combustão; por Condução, onde a energia é transportada através de um corpo; por Projeção de partículas inflamadas, que pode ocorrer na presença de explosões e fagulhas transportadas pelo vento.
Quais são as três fases do fogo?
A primeira fase ocorre quando as folhas se enrolam e a madeira perde água, à medida que são aquecidas pelo calor das chamas que se aproximam. Em seguida, começam as chamas e, após a sua passagem, permanece a terceira fase, quando ocorre o consumo do carvão.
Quais os principais fatores que influenciam na propagação do fogo?
- Quantidade, tipo e arranjo do material combustível.
- Umidade do material combustível.
- Condições climáticas.
- Topografia.
- Tipo de floresta.
Qual o principal comburente existente?
O principal exemplo de comburente existente é o oxigênio. A maior parte das reações de combustão tem como comburente o oxigênio.
Qual é a porcentagem de oxigênio para manter a combustão na fase de chamas?
Para que se ocorra o fogo (chamas), é necessário que se tenha pelo menos 13% de oxigênio presente no ambiente. É o elemento que dá início ao fogo, que o mantém e amplia a sua propagação.
Quem foi o homem que descobriu o fogo?
Entre 1,8 milhões e 300 mil anos atrás, o Homo Erectus, um ser com o raciocínio mais evoluído, descobriu que se fizesse fricção entre duas pedras, esfregando uma na outra, ele conseguia produzir uma faísca, que se colocada em algum lugar de fácil combustão, pegaria fogo normalmente.
Qual é o tipo de energia do fogo?
fogo é uma manifestação da liberação de energia em reações químicas sendo esta uma forma de energia térmica, o calor. A coloração que observamos que no fogo é originada pelos gases liberados na combustão.
Qual é a temperatura do fogo?
São esses gases voláteis que entram em combustão e não a celulose diretamente. Po isso, o fogo não ocorre diretamente no combustível, e sim próximo a sua superfície. A temperatura continua a subir e, quando chega entre 300 3 400ºC, se tiver oxigênio, ocorre a ignição com a presença de chamas.
Qual é o fogo mais perigoso?
Incêndios de Classe B (Líquidos Inflamáveis)
Em vez de apagar o fogo, a água pode espalhar os líquidos inflamáveis, tornando a situação ainda mais perigosa.
O que é um esquema tático?
Quais são as principais causas do desmatamento atual do Cerrado?