Qual a relação da aterosclerose com as doenças cardiovasculares?

Perguntado por: Joana Vaz  |  Última atualização: 28. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (5 avaliações)

As placas de ateroma se formam na camada íntima da parede vascular a partir da deposição de lipídios que resulta em um processo inflamatório crônico. A alteração da parede vascular interfere na hemodinâmica e acarreta outras patologias cardiovasculares.

Qual a relação entre aterosclerose e AVC?

Segundo o especialista, as inflamações produzidas pela aterosclerose promovem o acúmulo de cálcio nos vasos sanguíneos. “Essa calcificação enrijece as paredes das artérias e pode provocar desde o seu entupimento até a sua ruptura, causando infarto ou AVC, por exemplo”, acrescenta o médico.

Qual é a relação entre aterosclerose e infarto agudo do miocárdio?

A principal causa do infarto é a aterosclerose, doença em que placas de gordura se acumulam no interior das artérias coronárias, chegando a obstrui-las. Na maioria dos casos o infarto ocorre quando há o rompimento de uma dessas placas, levando à formação do coágulo e interrupção do fluxo sanguíneo.

Quais os tipos de apresentação da doença cardiovascular aterosclerótica?

Os estágios histológicos da aterosclerose incluem estrias gordurosas, capa fibrosa, placas fibrosas e lesões avançadas.

Qual a principal consequência da doença cardiovascular aterosclerótica?

Consequências da aterosclerose

A aterosclerose, por causar a obstrução das artérias, pode levar ao desenvolvimento de outras doenças cardiovasculares, como o acidente vascular cerebral (AVC) e o infarto do miocárdio. Assim, junto a essas doenças, tornou-se uma das maiores causas de mortalidade no mundo.

Aterosclerose, a doença das artérias

32 questões relacionadas encontradas

Quais as principais consequências da aterosclerose?

A aterosclerose é o acúmulo de placas de gordura, cálcio e outras substâncias nas artérias. Esses depósitos dificultam a passagem de sangue dos vasos, o que chega a causar infartos, derrames e até morte súbita.

Qual é a consequência da formação de placas ateroscleróticas?

A aterosclerose é caracterizada pela formação de placas de gordura e tecido fibroso nas paredes internas das artérias, causando obstruções que impedem o fluxo sanguíneo. Trata-se da principal causa de infartos, acidentes vasculares e doença arterial periférica.

Quais são os tipos de aterosclerose?

  • Aterosclerose, o tipo mais comum, significa endurecimento relacionado a placas, que são depósitos de materiais gordurosos. ...
  • Arteriolosclerose significa endurecimento das arteríolas, que são pequenas artérias. ...
  • A arteriosclerose de Mönckeberg afeta artérias de pequeno a médio porte.

Como é o processo da aterosclerose?

A aterosclerose é uma inflamação, com a formação de placas de gordura, cálcio e outros elementos na parede das artérias do coração e de outras localidades do corpo humano, como por exemplo cérebro, membros inferiores, entre outros, de forma difusa ou localizada.

Qual o diagnóstico da aterosclerose?

Como é feito o diagnostico

O diagnóstico da aterosclerose deve ser feito pelo cardiologista inicialmente por meio de exames laboratoriais que avaliam o perfil lipídico, como colesterol total, HDL e LDL, triglicerídeos, PCR e apolipoproteína.

O que é aterosclerose e qual sua relação com o LDL?

Aterosclerose, ou doença aterosclerótica, é uma afecção de artérias de grande e médio calibre, caracterizada por lesões com aspecto de placas. Essas placas são conhecidas como ateromas. A doença cardiovascular aterosclerótica é responsável pela metade da morbidade e mortalidade em todo o mundo.

Qual a diferença de arteriosclerose e aterosclerose?

Enquanto a aterosclerose caracteriza-se pelo acúmulo de placas de gordura nas veias e artérias, a arteriosclerose diz respeito à perda de elasticidade e aumento de sua espessura.

Qual é a definição de infarto agudo do miocárdio E o que acontece?

O que é ? O infarto do miocárdio, ou ataque cardíaco, é a morte das células de uma região do músculo do coração por conta da formação de um coágulo que interrompe o fluxo sanguíneo de forma súbita e intensa.

Qual a relação entre o AVC isquémico é a aterosclerose das artérias carótidas?

Já falamos que a aterosclerose é uma doença que gera acúmulo de gordura nas paredes das artérias. Quando o vaso sanguíneo afetado são as artérias carótidas, que leva sangue ao cérebro, pode causar o acidente vascular isquêmico.

O que é arteriosclerose no cérebro?

A arteriosclerose é o estreitamento ou endurecimento das artérias. As artérias são tubos que levam sangue e oxigênio ao coração, cérebro e outras partes do corpo. A arteriosclerose pode começar na infância e progredir lentamente, na medida em que a pessoa cresce.

Qual a definição de arteriosclerose?

Descrição: A arteriosclerose, termo genérico para espessamento e endurecimento da parede arterial, é a principal causa de morte no mundo ocidental. Causa: A arteriosclerose, termo genérico para espessamento e endurecimento da parede arterial, é a principal causa de morte no mundo ocidental.

Como se dá a formação da placa aterosclerótica?

Portanto, a placa de ateroma é formada por depósitos de gordura, principalmente de colesterol, na camada íntima da artéria e que tem sua formação iniciada por injúrias no endotélio decorrentes dos fatores de risco aos quais o indivíduo está exposto.

Como a diabetes causa aterosclerose?

A diabetes é um fator de risco importante para o desenvolvimento de doença aterosclerótica. A diabetes tipo 2 está associada a uma desestabilização do equilíbrio normal entre os vários tipos de partículas de gordura existentes no organismo que favorece a formação de placas de aterosclerose.

O que é arteriosclerose hialina?

Arteriolosclerose. Arteriolosclerose hialina afeta as pequenas artérias e arteríolas em pacientes com diabetes; tipicamente ocorre espessamento hialino, a parede arteriolar se degenera e o lúmen se estreita, causando isquemia difusa, especialmente nos rins.

Como limpar as artérias em 40 dias?

As soluções caseiras são:
  1. Chá de cavalinha. Um bom remédio caseiro para aterosclerose é a infusão de cavalinha pois ela ajuda a remover as placas de gordura e melhorar a circulação sanguínea. ...
  2. Água de berinjela com limão. ...
  3. Chá de ervas.

Quais as principais complicações que um paciente portador de placa de ateroma pode apresentar?

O trombo pode ocluir rapidamente o lúmen vascular e precipitar um evento isquêmico agudo. O trombo pode provocar embolia. A placa pode ser preenchida por sangue, acarretando expansão e oclusão imediata da artéria. Os conteúdos da placa (em vez de trombos) podem provocar embolia, ocluindo o vaso a jusante.

O que causa placa de gordura na carótida?

A doença carotídea aterosclerótica ou estenose de carótida acontece quando há um estreitamento ou obstrução do fluxo sanguíneo nas artérias carótidas por placas de ateroma que são formadas por algumas substâncias como gordura e cálcio. Esse fenômeno é conhecido como aterosclerose.

O que causa a doença vasculite?

As causas mais comuns são as infecções por vírus, doenças autoimunes (como lúpus, artrite reumatoide e esclerodermia, por exemplo), reações alérgicas a medicamentos e alguns tipos de câncer, entre eles, a leucemia e os linfomas.

O que pode causar entupimento das artérias?

O entupimento da veia ocorre quando as artérias e veias são bloqueadas por um acúmulo de: gordura; colesterol; cálcio e outras substâncias no sangue.

Quais os cuidados de enfermagem ao paciente com aterosclerose?

Entre as intervenções de Enfermagem para a ateroesclerose destacam-se: avaliar e aliviar as dores do paciente; observar sinais vitais, principalmente pressão arterial e freqüência cardíaca; ter atenção no nível de consciência e saturação; monitorar cuidadosamente o débito cardíaco e manter estável; instruir o paciente ...

Artigo anterior
Qual melhor posição para dormir com dor no estômago?
Artigo seguinte
Como criar autoridade para sua marca?