Qual a regencia do verbo ir?

Perguntado por: Leticia Júlia Cruz  |  Última atualização: 16. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (3 avaliações)

Verbo ir com regência da preposição a
De acordo com a norma culta da língua, o verbo ir estabelece regência com a preposição a quando transmite o sentido de se deslocar para algum lugar, com pouca permanência no local a que se vai: Nós queremos ir a Paris. Nós queremos ir à praia.

É pra ir ou para ir?

IR A ou IR PARA? As duas formas são corretas. A regência do verbo [ir] aceita tanto a preposição [a] quanto a preposição [para]. A diferença entre eu vou a Minas Gerais e eu vou para Minas Gerais é uma pequena alteração no sentido da frase.

Foi fora quando usar?

Fora indica a 1. ª ou a 3. ª pessoa do singular do pretérito mais-que-perfeito do indicativo do verbo ser ou do verbo ir. Fora deverá ser pronunciado com o fechado (ô).

Não foi ou não fora?

A forma correta de escrita da palavra é fora, sem acentuação gráfica, quer se pronuncie com a vogal o aberta (ó) ou com a vogal o fechada (ô). A palavra fôra, com acento circunflexo está errada.

Estou indo praí ou para aí?

Contração de para + aí. Indica movimento para algum lugar. Vou praí daqui a pouco.

#VDD01 - REGÊNCIA DO VERBO IR

17 questões relacionadas encontradas

É certo falar eu vou ir?

Resposta: Deve-se evitar a todo custo a locução "eu vou ir". Não que esteja rigorosamente fora dos padrões gramaticais, pois é comum entre os brasileiros o uso do verbo ir como auxiliar do futuro [vamos ver, vou trabalhar, vão falar, por exemplo, em vez de veremos, trabalharei, falarão].

Vai pra ou para?

Para é a forma mais correta de escrita da preposição, estando o seu uso sempre adequado. Deverá ser usada na linguagem escrita e na linguagem formal. Pra é a forma mais informal da preposição, devendo apenas ser utilizada na linguagem falada ou em textos informais e descontraídos.

É errado usar pra?

"Pra", "pro", "pras" e "pros" são contrações de "para a", "para o", "para as" e "para os". Ao escrever, devemos optar pela forma "para", exceto em textos especiais (letra de música, poemas, frase de publicidade, cartas pessoais, e-mails), onde podemos usar o “pra” se quisermos.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

Vai Aonde ou vai para onde?

Enquanto “onde” exprime a ideia de um lugar que está parado, “aonde” é utilizado quando se está em direção ao local de referência, ou seja, traduz a ideia de movimento. “Aonde” deve ser usado em situações nas quais o sujeito está a caminho ou voltando de um determinado local.

Como saber se a frase está correta?

FLiP: corretor ortográfico e sintático

O FLiP é um dos mais populares corretores ortográficos da língua portuguesa, tanto no Brasil quanto em Portugal. Ele funciona de forma simples: basta inserir o texto na caixa e clicar para a verificação. Em segundos, ele indicará os erros ortográficos e sintáticos da escrita.

Vai IR está errado?

Como sabemos, milhões de brasileiros, majoritariamente os de baixa escolaridade, dizem "vou ir", "vai ir" e "vamos ir" como forma de expressar uma ação futura que, na sua vertente culta, é realizada pelo futuro simples do verbo "ir": irei, irá, iremos e irão.

Como se escreve eu vou?

Todavia, outros tantos gramáticos não veem problema algum na construção “eu vou ir”, já que “vou” é verbo auxiliar (indicativo de tempo futuro) e está no presente, ao passo que “ir” é o verbo principal (indicativo da ação) e está no infinitivo.

Quando se usa aí e aí?

Ai é uma interjeição que exprime dor ou alegria: Ai, bati com o joelho na mesa. Aí é um advérbio que exprime o sentido de nesse lugar: Estive aí há umas horas.

Como escrever quanto?

Quando usar em quanto? Em quanto é uma sequência formada pela preposição em e pelo pronome quanto, que pode ser indefinido, relativo ou interrogativo. Esta sequência é usada para obter informação sobre a quantidade, o preço e a intensidade de algo.

Quando se utiliza no qual?

O pronome relativo qual e suas flexões devem ser utilizadas quando o termo vir acompanhado de um artigo. Lembre-se que “no” é junção de “em+o”, portanto, para a utilização desta expressão, a frase deve exigir a preposição “em”.

Vai ir ou vai vir?

A forma correta de escrita da locução verbal é vai vir. A locução verbal vai vim está errada.

Vai ir pleonasmo?

2. Não há nenhuma ocorrência de «vou ir» no padrão do português europeu. Não podemos concluir, todavia, que tal se dá por estarmos em face de um pleonasmo: vou indo não é rejeitado como sendo um pleonasmo, da mesma maneira que vou vir não é sentido como uma contradição.

Vão e futuro?

Verbo ir – Futuro do presente do indicativo:

Como o presente do indicativo pode ser usado, também, para indicar uma ação que ocorrerá num futuro próximo, as duas formas verbais são usadas e entendidas, frequentemente, como sinônimas: Eles vão viajar amanhã. Eles irão viajar amanhã. Elas vão no próximo ônibus.

Como saber se a vírgula está no lugar certo?

Como usar a vírgula corretamente nos seus textos
  1. Use vírgula nas enumerações. ...
  2. Use vírgula antes das orações introduzidas por E, MAS, OU, NEM e POIS. ...
  3. Use vírgula para assinalar o deslocamento de adjuntos e orações adverbiais. ...
  4. Use vírgula para separar o aposto. ...
  5. Para separar o vocativo.

Como é correto dizer?

As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. A pronúncia das duas palavras é diferente, devido aos fonemas representados pelas letras z e ss. Disser é uma forma verbal do futuro do subjuntivo. Dizer é a forma do verbo no infinitivo impessoal.

Como usar o onde é aonde?

“Onde” ou “aonde” são exemplos de palavras que podem facilmente ser substituídos por outros termos:
  1. “onde" pode ser substituído por “em que”
  2. “aonde” pode ser substituído por “a que” ou “ao qual”. Perceba que a preposição “a” se mantém, aí fica mais fácil você lembrar a substituição.

Qual é o certo a Onde ou aonde?

A palavra “onde” é usada para se referir a um lugar, o equivalente a “em que”. Já “aonde” é a combinação da preposição “a” com o advérbio ou pronome relativo “onde”.

Qual é o correto Onde ou aonde?

Aonde possui lógica semelhante à da palavra onde: mesmas funções e ideia de lugar. Porém, sua diferença está no fato de apresentar noção de movimento. Aonde não apresenta ideia de permanência, mas de movimento, transporte.

Artigo anterior
Porque o álcool está tão caro 2021?
Artigo seguinte
Como tirar extrato para comprovar renda?