Qual a regência do verbo agradecer?

Perguntado por: Violeta Sá de Leal  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (69 avaliações)

O verbo agradecer estabelece regência com a preposição a, atuando como um verbo transitivo indireto, sempre que o complemento verbal se referir a uma pessoa. Agradeceu aos pais.

Como conjugar o verbo agradecer?

Indicativo
  1. Presente. euagradeço. tuagradeces. eleagradece. ...
  2. Pretérito Imperfeito. euagradecia. tuagradecias. eleagradecia. ...
  3. Pretérito Perfeito. euagradeci. tuagradeceste. eleagradeceu. ...
  4. Pretérito Mais-que-perfeito. euagradecera. tuagradeceras. ...
  5. Futuro do Presente. euagradecerei. tuagradecerás. ...
  6. Futuro do Pretérito. euagradeceria. tuagradecerias.

Como identificar a regência do verbo?

Regência verbal é a relação existente entre o verbo e os seus complementos, ou seja, é a forma como o verbo se liga ao objeto direto e ao objeto indireto. Essa ligação entre o verbo e os complementos verbais pode ser feita através do uso de uma preposição ou sem a presença de uma preposição.

O que é a regência de um verbo?

Na regência verbal, o verbo é o regente da oração, enquanto o seu complemento é o termo regido, logo é o que irá ser flexionado. Então, podemos entender por regência verbal a relação que o verbo estabelece com seu complemento (objeto direto ou indireto).

Qual é a regência do verbo amar?

Amar é verbo transitivo direto (VTD), ou seja, que não admite preposição alguma (Quem ama, ama alguém). Os pronomes de terceira pessoa que o complementam são o, a, os, as.

Dica Bizurada 44 (Regência dos Verbos: Agradecer, Perdoar e Pagar)

31 questões relacionadas encontradas

O que é verbo transitivo indireto?

O verbo é transitivo indireto quando o complemento está ligado ao verbo de forma indireta. Neste caso, o uso da preposição é obrigatória. São aqueles que necessitam de um objeto indireto para dar sentido a uma frase. Sem o objeto indireto ela fica incompleta.

Quais são os tipos de regência?

IMPORTANTE: A regência estabelece uma relação entre um termo principal (termo regente) e o termo que lhe serve de complemento (termo regido) e possui dois tipos: REGÊNCIA NOMINAL e REGÊNCIA VERBAL.

O que é regência como ela ocorre?

A regência verbal e a regência nominal ocorrem entre os diferentes termos de uma oração. Ocorre regência quando há um termo regente que apresenta um sentido incompleto sem o termo regido, ou seja, sem o seu complemento.

Como saber se tem erro de regência verbal?

Erros de regência verbal

Deixar de usar preposição exigida pelo verbo: O livro que você se referiu é ótimo! (O livro a que você se referiu…) Procuro obedecer os mandamentos divinos. (Procuro obedecer aos…)

Quem agradece agradece por alguma coisa?

Quem agradece... agradece alguma coisa a alguém (verbo transitivo direto e indireto) ou, como é o caso da frase da imagem, agradece a alguém por alguma coisa (verbo transitivo indireto; o termo "a alguém" é objeto indireto e "por alguma coisa" é adjunto adverbial de causa).

Qual o certo agradeça ou agradece?

A forma correta de escrita é agradece de acordo com a Gramática Portuguesa. Ou seja, é escrito com “c” e não com “ç” ( cedilhado ). Agradece é a forma verbal na terceira pessoa do singular do presente do indicativo ou segunda pessoa do singular do imperativo do verbo agradecer.

Como agradecer frases?

Frases de agradecimento curtas

9) Quanto mais a gente agradece, mais coisas boas acontecem. 10) Obrigada por todo carinho! 11) Obrigado pelo dia de hoje! 12) Não vou mais pedir ou implorar, mas sim agradecer por tudo que receber.

O que é termo regente exemplos?

O termo regente é aquele que exige um complemento para ter determinado sentido. Quando a regência é nominal, o termo regente é um nome (adjetivo, advérbio ou substantivo) e o termo regido é um complemento preposicionado, subordinado a esse nome. Exemplo: Tenho medo de escuro.

Qual é o significado de reger?

Significado de Reger

verbo transitivo direto e pronominal Orientar-se; conduzir algo, alguém ou a si próprio: não conseguiu reger os alunos; regia-se pela constituição.

O que é regência nominal e exemplos?

Regência Nominal é a relação estabelecida entre um nome (substantivo, adjetivo, alguns advérbios) e seus respectivos complementos por meio de uma preposição. Veja os exemplos: O problema ficou fácil de solucionar. Sou grata a vocês pela ajuda.

O que é um verbo transitivo direto e indireto?

Portanto, de maneira resumida, o verbo transitivo direto exige um objeto direto, isto é, exige um completo não preposicionado. Já o verbo transitivo indireto demanda um objeto indireto, o que nos mostra que o seu complemento deve ser antecedido por uma preposição.

O que é objeto indireto exemplos?

O objeto indireto é um complemento verbal que integra o sentido de verbos transitivos indiretos. Como você já sabe, verbos transitivos são aqueles que necessitam de um termo que integre o seu sentido. Veja abaixo um exemplo desse tipo de verbo em uma oração: Pedro gosta de chocolate.

Quais são todos os verbos transitivos indiretos?

Verbos transitivos indiretos são verbos que necessitam de um objeto indireto para completar o seu sentido, permanecendo com sentido incompleto sem esse complemento.
...
Lista de verbos transitivos indiretos
  • necessitar;
  • saber;
  • acreditar;
  • obedecer;
  • precisar;
  • gostar;
  • conversar;
  • duvidar;

Como se conjuga verbos?

Existem três conjugações principais: a 1. ª conjugação para verbos terminados em -ar, a 2. ª conjugação para verbos terminados em -er e a 3. ª conjugação para verbos terminados em -ir.

Quais são os verbos da primeira segunda e terceira conjugação?

Além da primeira conjugação, existem também a segunda e a terceira conjugação verbal. Os verbos da segunda conjugação terminam em -er, como aprender, beber e viver. Os verbos da terceira conjugação terminam em -ir, como partir, dividir e sorrir.

Como agradecer em poucas palavras?

As melhores frases para agradecer. Agradeço cada dissabor que tive na vida: eles tornaram minha vitória mais saborosa. Comece cada dia com um coração repleto de gratidão! Sou grato pelas noites que se tornaram dias, pelos amigos que se tornaram família e pelos desejos que se tornaram realidade.

Como agradecer de forma simples?

Sorria. Comece com um sorriso sincero. O simples ato de sorrir já é o suficiente para mostrar o seu agradecimento, especialmente porque quem sorri de verdade o faz com o corpo todo. Seu sorriso e sua expressão de gratidão dizem tudo sobre o que você está sentindo naquele momento.

Artigo anterior
O que fazer para se divertir com as amigas?
Artigo seguinte
Porque as folhas das árvores estão caindo?