Qual a reação química do cimento?

Perguntado por: Raquel Borges  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 5/5 (55 avaliações)

As fábricas de cimento aquecem o calcário que se decompõe libertando gás carbônico e deixando como resíduo a cal, que é o óxido de cálcio (CaO). Esse aquecimento é feito ao misturar com o calcário a sílica (areia) e o óxido de alumínio. O forte aquecimento dessa mistura faz com que a massa se derreta parcialmente.

Quais são as reações químicas que ocorrem quando se adiciona água ao cimento?

Basicamente, é denominado processo de hidratação do cimento as reações químicas que ocorrem entre a água e os silicatos e os aluminatos presentes no cimento, que, com o transcorrer do tempo, formam uma massa endurecida e resistente.

O que endurece o cimento?

O endurecimento do concreto é resultado de um processo de hidratação, que é, exatamente, a reação química entre o cimento e a água.

Qual a composição química do cimento Portland?

Pela definição de cimento Portland, dada anteriormente, deduz-se que ele é constituído principalmente de material calcário, como a rocha calcária ou o giz, e de alumina e sílica encontradas em argilas ou folhelhos. A marga, uma mistura de materiais argilosos e calcários, também é utilizada.

Quais os 4 principais compostos químicos que compõe o cimento Portland?

O clinquer de cimento Portland é constituído por:
  • Óxido de cálcio (CaO) - 60 a 70%;
  • Sílica (SiO2) - 20 a 25%;
  • Alumina (Al2O3) - 2 a 9%;
  • Óxido de ferro III (Fe2O3) - 1 a 6%;
  • Óxido de magnésio (MgO) - 0 a 2%.

A Química do Cimento

21 questões relacionadas encontradas

Qual a matéria prima do cimento Portland?

Matérias Primas

O Cimento portland é produzido a partir de mistura, calcinação e moagem de materiais calcários e argilosos em certas proporções.

O que fazer para o cimento secar mais rápido?

Cubra o concreto com uma lona de plástico para evitar a evaporação. Assim como as pessoas se enrolam em plástico em um spa, a cobertura vai gerar umidade que hidratará continuamente a superfície do concreto.

Por que o cimento empedra?

“Se o cimento entrar em contato com a água durante o transporte inadequado, sem proteção da chuva, por exemplo, ou durante a estocagem, ele vai empedrar ou endurecer antes do tempo, inviabilizando sua utilização na obra, fábricas de pré-moldados e artefatos de cimento, etc”, explica Arnaldo.

Para que serve a areia no cimento?

A areia entra na mistura para evitar que isso aconteça. .Ela é um material inerte, ou seja, não é capaz de reagir quimicamente. Com isso, a areia diminui a reação entre os componentes do cimento e a água, e não deixa que uma grande quantidade de umidade escape, evitando as trincas e rachaduras.

Qual a reação que existe entre a resistência da pasta do cimento e a água explique?

O que é relação água/cimento

Depois que a mistura endurece, a quantidade de água que foi usada influencia a resistência e a durabilidade do material. Em outras palavras, o que Abrams descobriu foi que a relação água/cimento é inversamente proporcional à resistência do concreto.

Por que o cimento endurece com a adição de água?

– “Quando ele entra em contato com a água ele sofre uma reação química que o faz endurecer”. -“Porque ele sofre reações físico-químicas em contato com a água e cristaliza, aglomera, proporcionando assim rigidez”.

Quando o cimento entra em contato com a água ocorre uma reação Exotérmica?

O concreto é formado por cimento, água, areia, brita e aditivos, sendo a reação entre cimento e água a responsável pelo endurecimento do concreto. Essa reação é exotérmica, ou seja, libera calor, o qual chamamos de calor de hidratação.

Qual o material do cimento?

O calcário, principal matéria-prima da fabricação do cimento, é extraído da jazida subterrânea ou a céu aberto. Após a extração, o calcário vai para a britagem, etapa que o reduz às dimensões adequadas ao processamento industrial.

Qual é a propriedade do cimento?

Basicamente, o cimento é um pó fino com propriedades aglomerantes, aglutinantes ou ligantes, que se enrijece ao entrar em contato com a água. Depois de endurecido, mesmo que seja novamente submetido a ação da água, esse material não volta a se decompor.

O que é feito o cimento?

A fabricação de cimento não é simples e requer muita energia e diferentes mecanismos. Utilizado como agente aglomerante, as principais matérias-primas presentes em sua composição são o calcário e a argila. Ambos encontrados, ainda em excesso, e extraídos da natureza.

O que fazer quando o cimento estiver empedrado?

Uma das recomendações para aproveitar o cimento empedrado é através do peneiramento (utilizando os equipamentos de proteção individual) preferencialmente #100, de tal forma que os grumos fiquem todos retidos na peneira. Este material deve ser descartado e o que passou pode ser utilizado.

Como fazer para o cimento não empedrar?

Para que fique conservado, feche muito bem o plástico para evitar a entrada de ar e depois tampe. Outra boa maneira, em caso de sobras menores, é transportar o cimento para sacos de plástico (de sacolão) e dar um nó para não deixar entrada de ar.

Quanto tempo para secar massa de cimento?

Deixe o cimento secar por pelo menos três dias. O cimento e o concreto continuam a firmar durante os primeiros três a sete dias depois de serem aplicados. Ao final de três dias de secagem, o cimento já atingiu aproximadamente 80% da força final. O tempo exato dependerá do método de secagem utilizado.

Qual o tempo de secagem do cimento?

Independentemente da forma de cura escolhida, o importante é mantê-la por pelo menos 7 dias. Neste período, boa parte das reações do cimento já ocorreram.

Quantos dias leva para secar um concreto?

A norma brasileira recomenda que a cura do concreto seja feita pelo menos por sete dias, estendendo-se a até 14 dias, se for o caso. A temperatura para isso deve estar acima de 10ºC. Vale destacar que o prazo de 14 dias está ligado mais à utilização de cimentos comuns com endurecimento mais lento.

Como é feito o cimento Portland?

Para a obtenção do cimento Portland, faz-se a moagem do clínquer com diversas adições, como o gesso (até 5%), calcário, pozolana e escória, onde assegura-se ao produto a finura e homogeneidade convenientes, de acordo com as normas da ABNT.

O que era usado antes do cimento?

Exemplos disso são a pedra, o barro, os metais e as fibras vegetais. Mas foi a madeira, provavelmente, o material mais utilizado no passado.

Qual a diferença entre cimento e cimento Portland?

CP I-S (Cimento Portland Comum com Adição)

Muito semelhante ao Cimento Portland Comum, a sua diferenciação, está no acréscimo de material pozolânico em sua mistura. Esse acréscimo, representa até 5% da composição, para possibilitar maior capacidade de impermeabilização. Quanto a sua resistência, é também de: 25 MPa.

Artigo anterior
Qual é a massa atômica do frâncio?
Artigo seguinte
Como enviar o evento S-1298 reabertura ao eSocial?