Qual a razão de semelhança entre os polígonos?

Perguntado por: Matias Alexandre Antunes  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 5/5 (4 avaliações)

Critérios para a semelhança
Possuem o mesmo número de lados; Os seus ângulos correspondentes são iguais; Os seus lados correspondentes possuem uma razão de proporção; Essa razão de proporção deve ser a mesma para todos os lados do polígono.

O que é a razão de semelhança entre dois polígonos semelhantes?

A razão entre as áreas de duas figuras semelhantes é igual ao quadrado da razão de semelhança entre essas figuras. Os polígonos regulares, como são hexágonos, possuem a mesma razão de semelhança. Figuras semelhantes são aquelas que possuem ângulos correspondentes semelhantes e lados correspondentes proporcionais.

O que é semelhança de polígonos?

Dizemos que dois polígonos são semelhantes quando apresentam o mesmo número de lados, possuem ângulos internos correspondentes congruentes e, além disso, têm lados correspondentes proporcionais.

Qual é a razão da semelhança entre os polígonos AEB?

Dois polígonos A e B são semelhantes se os seus ângulos respectivos forem congruentes e se os seus lados correspondentes forem iguais. Observe que as frações são compostas justamente por lados correspondentes. Nesse caso, o lado FG é correspondente ao lado DE, o lado GH é correspondente ao lado CD e assim por diante.

Qual é a razão de semelhança entre dois polígonos cujas áreas medem 25 cm2 e 36 cm2 respectivamente?

Gabarito: Letra D. Qual é a razão de semelhança entre dois polígonos cujas áreas medem 25 cm2 e 36 cm2, respectivamente? A razão de semelhança entre as áreas das figuras é de aproximadamente 0,83.

POLÍGONOS SEMELHANTES (SEMELHANÇA DE POLÍGONOS) - Geometria Plana

36 questões relacionadas encontradas

Como calcular a área de um polígono?

Para calcular a áreas dos polígonos regulares, a melhor forma é a fórmula geral de área de polígonos: semiperímetro multiplicado pelo apótema, dividido por dois.

Como calcular razão de semelhança dos triângulos?

A condição para que esses dois triângulos sejam semelhantes é que a razão entre AB e A'B' seja igual à razão entre os lados AC e A'C', ou seja, que os lados sejam proporcionais. Além disso, o ângulo compreendido entre esses lados deve ser igual: Â = Â.

Qual é a diferença entre congruência e semelhança de polígonos?

Dois triângulos são congruentes quando são iguais. Dois triângulos são semelhantes quando têm os lados homólogos proporcionais. Os triângulos semelhantes podem ter lados com tamanhos diferentes.

Quais são os casos de semelhança de triângulos?

1º caso: Os três lados são respectivamente congruentes. 2º caso: Dois lados congruentes (mesma medida) e o ângulo formado por eles também congruente. 3º caso: dois ângulos congruentes e o lado compreendido entre eles congruente.

Como saber a semelhança de polígonos?

Para que dois polígonos sejam semelhantes, é necessário que eles se encaixem nas seguintes condições:
  1. Possuem o mesmo número de lados;
  2. Os seus ângulos correspondentes são iguais;
  3. Os seus lados correspondentes possuem uma razão de proporção;
  4. Essa razão de proporção deve ser a mesma para todos os lados do polígono.

O que é um polígonos?

Figura plana limitada por três segmentos de recta (a que se chamam lados).

O que são ângulos semelhantes?

"Se dois triângulos possuem dois ângulos ordenadamente congruentes, então eles são semelhantes."

Por que os retângulos são semelhantes?

Figuras semelhantes

A semelhança entre figuras ocorre a partir de uma ampliação ou redução perfeita. Por exemplo: dois triângulos retângulos são sempre semelhantes. Seus ângulos são sempre iguais (60º) e seus lados aumentam ou diminuem todos proporcionalmente. Dois cubos e círculos também são sempre semelhantes.

O que é o teorema fundamental da semelhança?

O teorema fundamental da semelhança é o teorema de Tales aplicado em um triângulo qualquer, o que gera um caso interessante de semelhança. Dois triângulos são semelhantes quando seus lados correspondentes são proporcionais e seus ângulos, em ordem, são congruentes.

Qual a diferença entre uma figura congruente é uma figura semelhante?

Congruência de figuras geométricas: casos em que figuras distintas possuem medidas iguais, mas não são iguais entre si. Quando duas figuras geométricas são congruentes? Figuras congruentes são aquelas que possuem lados e ângulos correspondentes com medidas iguais. As medidas são iguais, mas os lados e ângulos não são.

Qual a diferença entre figuras semelhantes e figuras congruentes?

Geralmente, os membros de uma família são parecidos, mas possuem tamanhos diferentes por causa da idade. Um irmão mais novo pode ter características faciais semelhantes ao seu irmão mais velho, mas em menores proporções. Gêmeos possuem características exatamente iguais, ou congruentes.

O que é um polígono congruente?

Para que duas figuras geométricas sejam consideradas congruentes é necessário que os lados correspondentes dessas figuras tenham medidas iguais e que o mesmo aconteça com seus ângulos correspondentes.

Como achar a razão de um triângulo?

É a definição matemática capaz de relacionar os ângulos de um triângulo retângulo às medidas de seus lados. Razão trigonométrica – também chamada de relação trigonométrica – é, grosso modo, o resultado da divisão entre as medidas de dois lados de um triângulo retângulo.

O que é a área de um polígono?

A área do polígono regular, figura que possui lados e ângulos congruentes, é obtida pelo produto de seu semiperímetro por seu apótema. Para que um polígono seja considerado regular, ele precisa cumprir três pré-requisitos: ser convexo, ter todos os lados congruentes e ter todos os ângulos internos com a mesma medida.

Como calcular a área e o perímetro de um polígono?

Perímetro: soma das medidas de todos lados de uma figura. Geralmente, para encontrar a área de uma figura basta multiplicar a base (b) pela altura (h). Já o perímetro é a soma dos segmentos de retas que formam a figura, chamados de lados (l).

Como calcular a área de um polígono quadrado?

Para fazer o cálculo da área do quadrado é necessário realizar o produto entre dois lados. Como o quadrado tem lados iguais, basta pegar a medida de um dos lados e elevar ao quadrado. Para a realização usamos a fórmula da área A = b. h, assim um de seus lados será a base (b) e o outro a altura (h).

O que é semelhança exemplos?

Significado de Semelhança

substantivo feminino Característica do que é semelhante. Em que há ou demonstra haver relação ou afinidade entre seres, coisas, pontos de vista; que possui algo em comum; analogia: estão casados, mas não demonstram semelhança alguma.

Quais são os tipos de polígonos?

Existem dois tipos de polígonos: plano e não plano. Além disso, os polígonos são classificados em convexos e não convexos.

Artigo anterior
Como ocorre a formação do composto diacetil na manteiga?
Artigo seguinte
Qual fatorial de 13?