Qual a radiografia de escolha para o diagnóstico de Reabsorções radiculares?

Perguntado por: Beatriz Brito de Cardoso  |  Última atualização: 28. August 2024
Pontuação: 4.2/5 (24 avaliações)

Dentre os exames de imagem disponíveis, o exame radiográfico periapical, é indicado para diagnóstico, prognóstico e acompanhamento da reabsorção radicular.

O que é uma reabsorção radicular?

Um processo que acontece depois que os dentes de leite nascem é chamado de reabsorção, que é quando o organismo reabsorve o tecido que une os dentes de leite à gengiva para que eles possam cair. Entretanto, a reabsorção radicular é uma condição rara, porém grave, em adultos e pode levar à cárie e a outras complicações.

Qual o tratamento para reabsorção radicular externa?

O tratamento da reabsorção cervical externa consiste na remoção de toda a granulação tecido presente na região reabsorvida e no preenchimento desta região com um material que não permita a penetração de células clásticas para não lesar o tecido periodontal.

O que é avaliação radiográfica?

O exame radiográfico é uma das ferramentas mais acessíveis ao médico veterinário. Fornece informações valiosas para o diagnóstico e o acompanhamento das principais afecções que acometem os animais de companhia.

O que causa reabsorção interna do dente?

O traumatismo é considerado o fator predisponente mais comum da reabsorção interna, presente em 45% dos casos11. A reabsorção radicular interna pode ser transitória ou progressiva. A transitória é autolimitante, ao passo que a progressiva depende de estímulos bacterianos12.

APRENDA A REVELAR RX INTRAORAL

38 questões relacionadas encontradas

Quais os tipos de reabsorção?

Quais os tipos de reabsorção radicular e como diferenciá-los?
  • Reabsorção interna — inflamatória ou substitutiva (ocorre substituição da estrutura dentária por tecido mineralizado);
  • Reabsorção externa — substitutiva, inflamatória e reabsorção cervical invasiva.

O que causa reabsorção radicular?

Existem diversas causas relacionadas ao desenvolvimento da reabsorção radicular. Um exemplo disso são os traumas aplicados nos dentes, como injúrias e luxações. Nesses casos, ocorre uma reabsorção inflamatória observável pela modificação da cor da coroa do dente.

Como saber se o RX e AP ou PA?

A projeção Póstero-Anterior (PA) é adquirida quando o feixe de raios-x entra pelo dorso e sai pela região anterior impressionando o filme radiográfico. A projeção Antero-Posterior (AP) é adquirida quando o paciente está deitado sobre o filme radiográfico e o feixe de raios-x entra pela região anterior do tórax.

Qual é a principal técnica utilizada na inspeção radiográfica?

A Radiologia Industrial é um método de inspeção muito utilizado na indústria. Consiste basicamente na aplicação de radiações ionizantes em determinada peça. A absorção diferenciada da radiação penetrante pela peça que está sendo inspecionada determina as possíveis falhas.

Como é feita a radiografia de cavum?

Com o paciente posicionado na máquina de raio-X, são realizadas duas incidências em perfil com a boca aberta e fechada, com o paciente em posição ortostática ou em decúbito dorsal com raios horizontais, em seguida o paciente é liberado.

O que é reabsorção radicular externa apical?

A reabsorção radicular externa é um processo patológico decorrente do dano ou da remoção da camada cementoblástica superficial, conjuntamente, ou não, a perda substancial da porção dentinária radicular.

Como tratar reabsorção óssea dentária?

A perda óssea pode ser evitada dando ao maxilar um dente de substituição com uma raiz que possa exercer a mesma pressão ou similar aos dentes naturais. Isso é feito imediatamente após a extração, substituindo os dentes individuais por implantes dentários ou usando uma ponte ou prótese fixa suportada por implante.

Quem tem reabsorção radicular pode usar aparelho?

Se após essa avaliação for verificado que a doença já está estável, e que exista pelo menos 2/3 de osso sustentando sua raiz, você pode usar seu aparelho ortodôntico tranquilamente. Caso contrário é contra indicado. Em todo tratamento ortodôntico, independente da técnica, há reabsorção radicular.

Como é a reabsorção?

Basicamente, a reabsorção radicular é quando o dente perde volume na sua raiz, tornando-a mais curta. Isso acontece porque o próprio organismo reabsorve o tecido que une os dentes à gengiva. Esse é um processo natural em crianças, quando chega a hora de trocar os dentes de leite pelos permanentes.

O que é reabsorção externa no dente?

Discussão e conclusões: A RR é caracterizada pela perda de tecido duro dentário. Quando há um dano na camada protetora de pré dentina ou pré cimento, uma inflamação pulpar ou do periodonto desencadeia um processo de reabsorção devido ao desequilíbrio funcional entre osteoblastos e osteoclastos.

O que é reabsorção óssea dos dentes?

A reabsorção do osso gera o definhamento da gengiva e dos tecidos que rodeavam aquele dente, porque não há nada que sustente a região afetada. Esse é um processo progressivo irreversível crônico, cumulativo e em espiral: quanto mais tempo essa situação se mantiver, pior o quadro em geral.

Qual o nome da radiografia periapical?

A radiografia periapical, também conhecida como Raio X periapical, é um procedimento que utiliza raios-x para visualizar detalhadamente a região de um dente, incluindo o osso ao seu redor.

O que é radiografia periapical completa?

A raio-X periapical é um tipo de exame intra oral que tem a finalidade de auxiliar no diagnóstico de patologias bucais e na elaboração de planos de tratamento. Ela permite a visualização de forma detalhada das estruturas de um ou mais dentes, desde a coroa até a raiz, e os tecidos adjacentes.

Quais são as técnicas radiográficas?

Técnicas radiográficas alternativas
  • Método de Miller-Winter.
  • Método de Parma.
  • Método de Le Master.
  • Método de Clark.

O que é uma radiografia AP?

O raio-X de tórax AP é a projeção ântero-posterior (AP) e costuma ser solicitado em pacientes acamados e em crianças pequenas. O paciente é posicionado de frente para o aparelho e o feixe de raio-X entra pela região anterior do tórax.

O que é RX coluna lombar AP P?

O raio X da coluna é um exame que serve para avaliar as seguintes estruturas anatómicas: Vértebras, Espaços intervertebrais, Apófises transversas e espinhosas. A presença de dor na coluna, traumas, avaliação e controlo de desvios de coluna, são algumas das indicações para realização do exame.

O que significa incidência AP?

O que é? Exame de imagem radiológica utilizado no diagnóstico de lesões que afetem o tornozelo, sua articulação, anatomia e das estruturas ósseas próximas. É um exame rápido, fácil de ser realizado e de custo mais baixo que outros exames de imagem.

Quando ocorre a reabsorção óssea?

A reabsorção óssea no movimento ortodôntico, quando induzido por forças leves/moderadas, ocorre na superfície da cortical óssea alveolar em frente à área de compressão do ligamento periodontal, sendo, por isso, denominada reabsorção óssea frontal.

Como evitar a perda de reabsorção óssea?

Como se prevenir da perda óssea?
  1. Reforce o consumo de cálcio! ...
  2. Consuma vitamina D para garantir a boa formação e reestruturação dos ossos. ...
  3. Consuma fósforo e magnésio. ...
  4. Visite regularmente o médico para avaliar os níveis de hormônios e vitaminas em seu organismo;
  5. Evite o tabagismo;

Para que serve a reabsorção?

O papel da reabsorção é de recuperar as moléculas que foram filtradas, mas são essenciais ao organismo e devem retornar para a circulação. Esse processo acontece, principalmente, no túbulo proximal do néfron. São exemplos dessas moléculas: aminoácidos, glicose, ureia, sódio e água.

Artigo anterior
Quais são os critérios de departamentalização?
Artigo seguinte
Quais temas trabalhar na creche?