Qual a radiação mais perigosa UVA ou UVB?

Perguntado por: Sérgio Esteves Melo  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (50 avaliações)

A radiação UV se divide em três faixas de energia distintas: UVA (320 nm a 400 nm), UVB (290nm a 320 nm) e UVC (200 nm a 290 nm). Entre elas, a mais danosa e energética é a UVC.

Qual raio mais perigoso UVA ou UVB?

Raios UVA: Raios Ultravioleta A têm muito mais incidência na superfície terrestre do que os Raios UVB, pois independente do clima eles estão presentes desde o nascimento ao pôr do sol. São invisíveis e os mais prejudiciais à saúde humana, por isso a importância da proteção solar todos os dias.

Qual raio ultravioleta é mais perigoso?

Há dois tipos de raios ultravioleta: o UV-A, que penetra mais fundo na pele, altera o funcionamento das células e pode provocar câncer, e o UV-B, que atinge só a superfície da pele, mas é o mais perigoso porque é mais cancerígeno.

Qual a diferença entre radiação UVA e UVB?

Os raios UVB penetram superficialmente na pele, causam vermelhidão e a sensação de ardência. Os raios UVA são responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele e também podem causar câncer.

Quais os riscos da exposição à radiação solar radiações UVC UVB e UVA?

Os raios UV podem causar sérios danos à saúde, como o envelhecimento precoce, o câncer de pele, problemas oculares e até mesmo alterações no sistema imunológico. Os raios UVB são responsáveis por queimaduras na pele, ou seja, por aquelas manchas vermelhas e ardidas que surgem quando vamos à praia sem protetor solar.

VOCÊ SABE A DIFERENÇA ENTRE A RADIAÇÃO UVA E UVB NA PELE - AULA 01 | SKINSCIENCE

41 questões relacionadas encontradas

Quais os riscos da radiação solar?

Os efeitos nocivos do sol incluem queimaduras, envelhecimento precoce, surgimento de rugas, cânceres, catarata e fotoconjutivite.

Quais são os efeitos do raio UVC sobre a pele humana?

Os raios UVC são extremamente lesivos a pele humana, podendo causar efeitos mutantes e cancerígenos, mas a grande parte desses raios é retida na camada de ozônio, apenas uma pequena quantidade é capaz de atingir os homens. Os raios UVB são responsáveis por queimar, manchar e descamar a pele.

O que é FPS UVA e UVB?

O PA nada mais é do que a escala PPD, ou seja, o grau de proteção UVA de um protetor solar: "No estudo de UVB (FPS), medimos o quanto a pele demora a apresentar eritema quando exposta ao UVB. No caso do estudo UVA, mede-se o quanto a pele demora a apresentar pigmentação por melanina quando exposta ao UVA.

Qual a melhor proteção UV para óculos de sol?

Quando os óculos de sol são rotulados como UV400, significa que eles fornecem quase 100% de proteção contra os raios ultravioleta prejudiciais. Assim, eles servem para bloquear comprimentos de onda de até 400 nanômetros, incluindo os raios UVA e UVB.

Qual raio bronzeia?

Bem Estar desta terça (14) deu dicas para se proteger da radiação solar. Raios UVB deixam a pele vermelha; já os raios UVA são os que bronzeiam.

Que tipo de radiação é mais perigosa?

Os raios gama são os mais perigosos porque atravessam o corpo e deformam as células, podendo levar a vários tipos de câncer. Primeiro, o terremoto. Depois, o tsunami devastador e ainda, o medo do que não dá pra ver: a radiação nuclear.

Qual tipo de radiação ultravioleta é considerada mais nociva à saúde humana?

A radiação ultravioleta é proveniente do sol e está dividida em três: UV-A, UV-B e UV-C. A radiação UV-B é prejudicial a saúde. O câncer que ocorre com maior freqüência no Brasil é o de pele, e corresponde a cerca de 25% de todos os tumores diagnosticados em todas as regiões geográficas.

Porque os raios ultravioletas são perigosos?

Apesar de penetrarem superficialmente na pele, influenciam mais no surgimento de queimaduras solares. Os raios UVB podem causar alterações celulares e por isso é o principal desencadeador do câncer de pele.

Quais os raios solares que prejudicam a nossa pele?

A radiação solar e a exposição à luz visível são alguns dos fatores que mais prejudicam a saúde da pele a curto e longo prazo, podendo influenciar no surgimento de manchas, lesões ou ainda, contribuir no aparecimento de câncer de pele.

Como se proteger dos raios UVA e UVB?

Os raios UVA e UVB representam 95% da radiação que atinge o nosso corpo e o rosto. A única forma de se proteger desses raios ao longo de todo o dia é usando protetor solar, um creminho milagroso que bloqueia esses efeitos nocivos que acabamos de relatar.

Porquê a radiação UVA e mais absorvida pela pele?

A radiação UVA é de 800 a 1000 vezes menos ativa que o UVB na pele, porém penetra, pelas suas características físicas, mais profundamente, provocando danos principalmente na derme. É uma radiação também lesiva pois, além dos seus efeitos próprios, potencializa (aumenta) a ação dos raios UVB.

Como saber se a lente do óculos de sol têm proteção UV?

Existe um equipamento chamado lensômetro que tem a função de verificar as lentes de um óculos. Nesse aparelho é medido o grau, eixo e também o índice de proteção UV. O índice ideal é que no teste as lentes apresentem como resultado UV 100. O lensômetro geralmente é um equipamento que faz parte do labóratório da ótica.

Como saber se o óculos de sol têm proteção ultravioleta?

Peça para fazer o teste:

As óticas dispõem de um equipamento chamado lensômetro, que verifica se o grau de um óculos está correto. Mas ele também certifica se existe barreira contra os raios UV e qual o nível dessa proteção. É necessário pelo menos 98% de proteção para os óculos serem considerados eficazes.

Tem como colocar proteção UV em óculos?

Basta colocar a armação em um local indicado pelo equipamento, que, em poucos segundos, ele identifica a categoria dos óculos, o grau de escurecimento das lentes, a proteção ultravioleta e se é adequada para diferentes situações.

O que significa FP UVA?

“PPD (Persistent Pigment Darkening) é um valor numérico que se refere ao fator de proteção contra a radiação UVA (FPUVA). Ele se baseia na resposta de pigmentação tardia ou persistente frente à radiação UVA e é avaliado in vivo, com voluntários humanos”, esclarece nosso farmacêutico.

O que é FP UVA?

O conceito de FP-UVA é o mesmo do FPS, ou seja, representa quanto tempo a mais é possível se expor ao sol, porém neste caso a proteção é específica para radiação UVA.

O que é filtro UVB?

O FPS mede a proteção contra os raios UVB, responsáveis pela queimadura solar, mas não medem a proteção contra os raios UVA. Como o UVB é o responsável por causar eritema (vermelhão, queimadura) na pele. Um filtro bastante eficaz é aquele que é capaz de proteger a pele exposta contra a queimadura solar.

Como raios UV causam câncer de pele?

A exposição solar sem proteção ao longo da vida pode causar câncer de pele. Isso acontece porque a radiação ultravioleta, que penetra na pele, tem efeito cumulativo. Os raios UV danificam o DNA de células e podem surgir lesões na pele.

Por que a radiação UVC não chega até a superfície da Terra?

A radiação UV se divide em três faixas de energia distintas: UVA (320 nm a 400 nm), UVB (290nm a 320 nm) e UVC (200 nm a 290 nm). Entre elas, a mais danosa e energética é a UVC. Porém, felizmente, ela não atinge a superfície da terra, pois é filtrada pela camada de ozônio.

Quais são os prejuízos da radiação?

Grandes doses de radiação ionizante podem causar doença aguda reduzindo a produção de células sanguíneas e danificando o trato digestivo. Uma dose muito grande de radiação ionizante também pode danificar o coração e os vasos sanguíneos (sistema cardiovascular), o cérebro e a pele.

Artigo anterior
O que foi o milagre econômico e a década perdida?
Artigo seguinte
Qual é a origem da lepra?