Qual a radiação de solda?

Perguntado por: Marta Laura Vieira  |  Última atualização: 26. April 2022
Pontuação: 4.7/5 (60 avaliações)

Sabe-se que, na soldagem, são gerados raios ultravioleta de alta intensidade (ondas de comprimento inferior a 380 nm) e raios infravermelhos relativamente intensos (ondas de comprimento superior a 760 nm), além da radiação de espectro visível da luz (380 a 760 nm).

Qual o tipo de radiação da solda?

O arco voltaico nos processos de soldagem emite, além da radiação luminosa visível, em praticamente todos os comprimentos de onda, incluindo radiações ultravioleta e infravermelha.

Quais os riscos ocupacionais de um soldador?

Aqui está uma descrição geral dos riscos a que estão expostos os soldadores:
  • Inalação de fumos e partículas perigosos.
  • Trabalhar com uma postura desconfortável e levantando itens pesados.
  • Exposição a vibrações, como as vibrações das ferramentas para lixamento e remoção de escórias.

Quais os riscos da radiação emitida pela soldagem?

A exposição ao gás de ozônio gerado durante a solda, especialmente de alumínio, podem produzir irritação e inflamação das vias respiratória e, por vezes, dor de cabeça e irritação dos olhos. O ozônio é gerado pela ação da radiação ultravioleta emitida no oxigênio atmosférico.

Qual o processo de solda?

A soldagem é basicamente representada por um processo no qual duas peças de metal são unidas por meio do calor e da eletricidade. Na soldagem um material de preenchimento é utilizado para formar uma gota de metal fundido, esta gota se arrefece e gera uma forte união entre as peças.

31 questões relacionadas encontradas

Qual o processo de solda mais utilizado no mundo?

A solda com eletrodo revestido é uma das mais utilizadas no mundo. Isso se deve ao fato de que é uma solda de maior facilidade em ser adquirida e encontrada. Máquinas para soldagem com este processo variam desde transformadores até inversoras de solda. É utilizada em soldas de ferro e aço em geral.

Quais são os tipos de solda?

Vamos lá ao primeiro tipo de solda.
  • Soldagem com eletrodo revestido (SMAW)
  • Soldagem MIG/MAG (GMAW)
  • Soldagem com Arame Tubular (FCAW)
  • Soldagem TIG (GTAW)
  • Soldagem por feixe de elétrons (EBW)
  • Soldagem a Hidrogênio Atômico (AHW)
  • Soldagem a arco de plasma (PAW)

Quais os principais riscos de segurança em soldagem?

Principais riscos no trabalho de um soldador
  • Postura desconfortável e necessidade de levantar itens pesados;
  • Exposição a vibrações, como as vibrações das ferramentas para lixamento e remoção de escórias;
  • Respingos e faíscas nos ouvidos, olhos ou pele;
  • Exposição a ruídos;

O que a solda pode causar à saúde?

Os riscos para exposição a fumos de solda são: Asma. Câncer de pulmão. Dermatite de contato alérgica.

Qual o grau de risco dos soldadores?

Um estudo quantificou que ser-se soldador implicava um risco 25 a 40% superior de cancro do pulmão, ainda que poderão funcionar como variáveis confundidoras os asbestos, a sílica e a radiação ionizantes, para além do tabagismo.

Quais os principais riscos provenientes do processo de soldagem a arco elétrico com eletrodo revestido?

Isso porque além de o trabalho consistir no manuseio de uma tocha flamejante, existem os riscos invisíveis como as radiações.
...
Dentre os principais EPCs, estão:
  • Cortina Especial para Solda;
  • Sistema de Exaustão;
  • Extintor de Incêndio;
  • Sinalização do ambiente;
  • Entre outros.

O que são considerados riscos mecânicos?

Os riscos mecânicos são os riscos relacionados à falta de organização, limpeza, procedimentos operacionais e Segurança e Saúde Ocupacional (SSO) no ambiente de trabalho e nos equipamentos, máquinas e/ou ferramentas utilizadas, geralmente existindo por falta de manutenção, treinamento e/ou por uso inadequado dos mesmos.

O que a solda pode causar nos olhos?

O arco de solda emite forte radiação luminosa e pode causar sérias queimaduras.na retina e na córnea do olho do soldador e de qualquer pessoa que passar e olhar fixamente a solda. Atenção: o tempo em que a lesão ocorre varia de pessoa para pessoa, porém é uma variação baixa.

O que é radiação ionizante e não ionizante exemplos?

Dependendo da quantidade de energia, uma radiação pode ser descrita como não ionizante ou ionizante. Radiações não ionizante possuem relativamente baixa energia. De fato, radiações não ionizantes estão sempre a nossa volta.

O que é radiação infravermelha e ultravioleta?

O infravermelho coincide com a faixa de energia necessária para fazer vibrar, ou seja, isto é, movimentar os átomos uns em relação a outros de uma substância sem provocar uma reação. Já a radiação ultravioleta é a radiação mais energética da luz solar, possuindo grande poder de penetração na pele.

O que é a radiação ionizante?

A Radiação Ionizante é uma forma de radiação que carrega energia suficiente para remover elétrons que estão ligados a átomos e moléculas. Ela se divide em: natureza corpuscular (radiações alfa e beta) e natureza eletromagnética (raios gama, x e algumas frequências de ultravioleta).

O que tem na fumaça da solda?

O fumo de soldagem é nada mais do que um pó, este é formado pela vaporização do metal de adição na hora do processo de soldagem. Quando esse vapor é resfriado, ele se condensa reagindo com o oxigênio do ambiente. A partir desse processo, partículas muito finas são formadas, sendo conhecidas como os fumos de soldagem.

Porque a luz de solda queima os olhos?

O que causa a queimadura por soldagem? Esse tipo de queimadura é originada pela radiação luminosa do arco de solda, afetando principalmente a retina e a córnea do olho do soldador (ou qualquer pessoa que passar a olhar fixamente a soldadura).

Quem tem Asma pode trabalhar com solda?

Indústrias. Poeira, produtos químicos, gases e fumos de solda fazem a combinação ideal para a ocorrência de uma Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, além de agravar os casos de asma e rinite.

O que é segurança na soldagem?

A garantia de segurança na soldagem é essencial para manter o bem-estar e prevenir acidentes com quem exerce a atividade no dia a dia. Logo, os riscos e cuidados necessários para lidar com solda precisam ser conhecidos e fazer parte da rotina dos funcionários de uma funilaria, por exemplo.

O que visam as medidas de segurança na soldagem?

Entre elas, destacam-se a garantia de um local de higiene no ambiente de soldagem, capacitação aos operadores de solda, treinamento de segurança para soldador e fornecimento de acessórios que visam a proteção do mesmo. O uso de equipamentos de segurança é essencial no processo de soldagem.

Quais os cuidados que o operador deve ter com a segurança na soldagem?

Para evitar choque de tensão secundária, os operadores de soldagem devem sempre usar luvas secas e em bom estado, nunca tocar o eletrodo ou partes metálicas do suporte do eletrodo diretamente com a mão (sem proteção).

Quais são os três tipos de solda?

Normalmente, quando se fala em tipos de solda os 3 tipos mais conhecidos são: eletrodo revestido, TIG e MIG/MAG. No entanto, existem outros exemplos.
...
Ele pode ser realizado em locais de difícil mobilidade ou acesso e em diversos materiais, por exemplo:
  • Aço inoxidável;
  • Alumínio;
  • Ferro fundido;
  • Níquel;
  • Cobre.

O que é solda MIG e TIG?

MIG: envolve alimentação de arame conectado a um eletrodo que derrete junto com o projeto. TIG: envolve um eletrodo de Tungstênio, pelo qual passa uma corrente para os metais que você quer soldar.

Qual é a solda mais forte?

A soldagem mais resistente é o processo TIG (esse método é conhecido por criar uma solda limpa e eficaz) e o motivo dessa escolha é a alta taxa de eficiência. O processo TIG possui várias aplicações. Eles são capazes de produzir soldas com integridade em materiais de alumínios, por exemplo, peças automotivas.

Artigo anterior
Como ocorre embolia gasosa?
Artigo seguinte
Quem podia votar em 1824?