Qual a probabilidade de uma mulher com hipotireoidismo engravidar?

Perguntado por: Constança Leite  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (45 avaliações)

Atualmente não existem relatos que mulheres com hipotireoidismo não possam engravidar. Algumas vezes, principalmente se a mulher não está adequadamente tratada, torna-se mais difícil, pois pode influenciar na ovulação.

É difícil engravidar com hipotireoidismo?

“Mulheres com hipotireoidismo podem ter dificuldade para engravidar porque a falta dos hormônios da tireoide pode tornar a ovulação – liberação de um óvulo maduro – inexistente ou irregular, acontecendo em um período do ciclo menstrual que não seja favorável à fecundação”, explica a ginecologista e obstetra da Genesis ...

Quem tem hipotireoidismo como engravidar?

Assim, para engravidar mesmo tendo hipotireoidismo, deve-se manter a doença bem controlada, fazendo exames de sangue para avaliar os níveis de hormônios e fazendo corretamente o tratamento recomendado pelo médico.

Qual as chances de quem tem problema de tireoide engravidar?

Ao tratar corretamente os problemas de tireoide, você evita complicações durante a gravidez. Portanto, sim, é possível engravidar com problemas de tireoide.

Quem toma remédio de tireoide pode engravidar?

Resposta: Durante a gravidez, as mulheres portadoras de hipotireoidismo devem ter a sua dose diária de T4 aumentada. Não é bom para o desenvolvimento do bebê se o T4 estiver baixo. Além disto, as mulheres com hipotireoidismo podem ter dificuldade de engravidar e tem maior risco de abortamento.

QUEM TEM HIPOTIREOIDISMO PODE ENGRAVIDAR?

41 questões relacionadas encontradas

O que a tireoide pode causar na gravidez?

Após essa fase, o bebê é capaz de produzir seus próprios hormônios tireoidianos. Os hormônios tireoidianos são o T3, T4 e TSH que podem estar aumentados ou diminuídos causando os principais problemas da tireoide na gravidez como o hipotireoidismo e o hipertireoidismo.

Quem tem problemas na tireoide pode ter parto normal?

"É muito importante fazer esse diagnóstico. Quando os níveis de hormônios tiroidianos são normalizados, a gestação transcorre normalmente, o bebê tem o desenvolvimento adequado, ela pode ter parto normal, pode amamentar.

O que o hipertireoidismo causa no feto?

Caso não seja tratado, em situações mais graves, o hipertireoidismo pode causar complicações como crescimento retardado do bebê, morte fetal e aborto. Já os casos de hipotireoidismo podem ocasionar em sangramentos, pré-eclâmpsia, parto prematuro e falhas no desenvolvimento intelectual do bebê.

O que acontece quando o TSH da grávida está muito alto?

parto prematuro, arritmias, problemas cognitivos e de inteligência, óbito fetal.

Qual é o nível ideal de TSH na gestação?

Mulheres que estão tentando engravidar e as que estão em programação de FIV devem manter níveis adequados dos hormônios tireoidianos, mantendo níveis de TSH < 2,5 mUI/L.

Quais sintomas de TSH alto?

TSH Alto: Sintomas para ficar atento
  • Cansaço;
  • Depressão;
  • Queda de cabelo;
  • Ganho de peso;
  • Dores musculares frequentes;
  • Lapsos de memória;
  • Intestino preso;
  • Colesterol alto.

O que o hipotireoidismo pode causar no bebê?

“Quando o bebê não tem o aporte necessário dos hormônios tireoidianos nesse período, as consequências para a saúde dele podem ser irreversíveis como alterações da cognição, diminuição do quociente de inteligência, defeitos da fala e até retardo mental”, ressalta Dr.

Qual o risco de engravidar com hipertireoidismo?

Apesar da dificuldade para ocorrer fecundação, algumas mulheres com hipertireoidismo conseguem engravidar. Mas é necessário o acompanhamento constante do médico, pois o grave desequilíbrio no metabolismo pode causar alterações no feto ou até mesmo provocar o óbito fetal.

Como é feito o tratamento de hipertireoidismo na gravidez?

O tratamento do hipertireoidismo na gravidez é feito com o uso de medicamentos que ajudam a regular a produção de hormônios pela tireoide, como o Metimazol e o Propilracil, que devem ser usados de acordo com a orientação do médico.

Quando é considerado hipertireoidismo na gestação?

"Níveis de TSH menores que 0,1 mU/L, acompanhados de níveis elevados de T4 livre ou T3 livre para o período gestacional, confirmam o diagnóstico", explica o endocrinologista. Normalmente, se controlado durante a gestação, o hipertireoidismo não traz riscos ao bebê.

Quem tem Nodulo na tireoide pode engravidar?

Quando o excesso de produção de hormônios da tireoide não é tratado, ele pode impedir que a ovulação aconteça ou provocar o aborto espontâneo. É preciso fazer um planejamento e acompanhamento especial da gravidez com o apoio de um endocrinologista quando o hipertireoidismo é detectado.

O que a tireoide causa?

A produção excessiva de hormônios tireoidianos pode causar no indivíduo sintomas como insônia, nódulos no pescoço, nervosismo, intestino irregular, perda ou ganho de peso, sensação de calor excessiva, fraqueza muscular.

Quem tem problema de tireoide pode comer feijão?

Feijão e leguminosas

A combinação de substâncias presentes nesses alimentos podem torná-los vilões da saúde da tireoide, tais como os goitrogênicos e as lectinas. Esses efeitos negativos são potencializados pelo cultivo repleto de agrotóxicos.

É possível engravidar tomando Puran?

Quem toma puran T4 pode engravidar mais facilmente? Depende. Se a mulher tiver hipotireoidismo clínico ou subclínico e não estiver em tratamento, ela pode ter dificuldade para engravidar, infertillidade e risco aumentado de aborto nas primeiras semanas.

Artigo anterior
Como dar boas-vindas aos alunos em época de pandemia?
Artigo seguinte
É normal a pele ficar vermelha depois de esfoliar?