Qual a probabilidade de um homem hemofílico passar esta condição a um filho homem?
Perguntado por: Érica Lara Barros Loureiro | Última atualização: 17. April 2022Pontuação: 5/5 (12 avaliações)
A possibilidade de nascer um menino é de 50% (½) em qualquer gestação. No cruzamento entre uma mulher heterozigota e um homem normal pode-se obter os seguintes genótipos: XHXH ,XHXh, XHY, XhY. Sendo assim, temos mais 50% (½) de chance de se nascer um menino hemofílico.
Quem passa hemofilia para o filho homem a mãe ou o pai?
O gene da hemofilia é ligado ao cromossomo X. O homem hemofílico passa o gene para suas filhas, mas não para seus filhos. A filha do hemofílico é sempre portadora do gene da hemofilia, mas não é hemofílica porque seu segundo cromossomo X, que herdou da mãe, não tem o gene da hemofilia e domina o cromossomo X do pai.
Qual a probabilidade desse filho ser hemofílico?
Portanto, para cada gestação, há 50% de chance de transmissão do gene. Se o pai também tiver hemofilia, a filha menina deste casal tem 50% de chance de nascer portadora (assim como sua mãe) e 50% de chance de ter hemofilia e o filho menino tem 50% de chance de nascer com hemofilia.
Qual é a probabilidade de o casal gerar uma criança que tenha ao mesmo tempo Ambas as formas de hemofilia?
Todas serão, portanto, portadoras do gene da hemofilia. Assim, para esse casal, as chances de nascimento de filhos hemofílicos e de filhas portadoras de hemofilia são, respectivamente, de 0% e de 100%.
Quem passa a hemofilia?
A hemofilia é uma condição hereditária, normalmente transmitida de uma geração para outra, através de um gene recessivo presente no cromossomo X. Desta forma, a doença geralmente passa da mãe para o filho do sexo masculino.
X da Questão Biologia Heranças ligada ao sexo Hemofilia Parte 2
Quando uma doença passa de pai para filho?
Doença Familiar. A DH é uma doença familiar não só pela herança genética, mas também pelo forte impacto que causa em todos os membros da família. Ela é passada de uma geração para a seguinte pela transmissão, de pais para filhos, de um gene alterado.
Qual o tratamento que uma pessoa hemofílica precisa receber?
A hemofilia não tem cura. O tratamento é feito com a reposição intravenosa (pelas veias) do concentrado do fator deficiente.
Qual a probabilidade de um casal ter um filho ou uma filha?
Na realidade, a probabilidade de conceber crianças de um sexo ou do outro nunca foi exatamente de 50%. Em todo o mundo, nascem cerca de 109 meninos para cada 100 meninas.
Qual a orientação correta a ser dada ao casal em termos de probabilidades de terem filhos hemofílicos?
O pai de Maria é hemofílico, André e Maria se casam. Eles têm medo de ter filhos hemofílicos e procuram um serviço de aconselhamento genético. A orientação correta a ser dada ao casal é: a) Não há risco de o casal ter filhos hemofílicos, já que os pais são normais.
Qual a probabilidade de nascer 2 filhos homens?
E isso significa que há 25% de chance de o casal ter dois filhos homens.
Qual a probabilidade de o casal 3 e 4 ter uma criança hemofílica uma menina hemofílica um menino hemofílico?
Não há chance de nascer uma menina hemofílica, pois o pai não possui o gene responsável pela doença e esta só se manifesta em homozigose em mulheres.
Qual a probabilidade dos pais terem um outro filho portador e ou doente?
Com doenças dominantes, há 50% de chance de que uma criança receba o gene mutado e que seja afetado pela doença.
Qual é a causa da hemofilia?
O que causa a Hemofilia? A Hemofilia é uma doença hematológica causada por deficiência na atividade do fator de coagulação. Os fatores de coagulação trabalham em cascata e a deficiência de um tipo de fator altera todo este equilíbrio.
Qual o tipo de herança da hemofilia?
A hemofilia, herança ligada ao cromossomo X, ocorre com mais frequência no sexo masculino e pode causar sangramentos prolongados decorrentes da dificuldade de coagulação.
Porque a hemofilia é mais comum em homens do que em mulheres?
É mais provável a hemofilia ocorrer em homens do que em mulheres. Isso acontece porque a doença é fruto de um defeito genético no cromossomo X. Como as mulheres têm dois cromossomos X, enquanto os homens têm apenas um, o gene defeituoso está garantido a se manifestar em qualquer homem que o carrega.
Qual o cromossomo do pai?
Um exemplo básico disso é que é o espermatozóide que determina o sexo do bebê. Isso porque a mãe sempre oferece o cromossomo X, enquanto o pai oferece o X ou o Y. Em casos de cromossomos XX, será gerada uma menina e os meninos possuem cromossomos XY.
Qual a probabilidade de o casal IV EV ter uma filha hemofílica?
Sendo assim, temos mais 50% (½) de chance de se nascer um menino hemofílico.
Para que um casal cujo histórico familiar envolve a hemofilia possa vir a ter um filho?
Para que um casal cujo histórico familiar envolve a hemofilia possa vir a ter um filho hemofílico é necessário somente que. a mãe seja normal e o pai portador do gene para hemofilia. o pai e a mãe sejam portadores do gene para hemofilia. o pai seja normal e a mãe portadora do gene para a hemofilia.
Como se calcula a probabilidade?
A probabilidade é calculada por meio de uma divisão simples. Basta dividir o número de eventos pelo número de resultados possíveis, conforme se vê na fórmula p = n(e)/n( Ω ). Exemplo: Há uma possibilidade de tirar 3 num dado de 6 números, logo 1/6.
Qual é a probabilidade de uma gestante ter uma menina?
No entanto, a verdade é que cada mãe tem 50% de probabilidade de ter um menino ou uma menina em cada gravidez, inclusive, em famílias onde há uma tendência a ter somente homens ou somente mulheres. O gênero de toda concepção tem 50:50 de probabilidade.
Qual é a probabilidade de nascer um menino é a de nascer uma menina?
Segundo os especialistas, as chances de nascer um ou outro sexo são as mesmas. "Como quem define o sexo do bebê são os espermatozóides, e metade carrega o cromossomo X e a outra metade, o cromossomo Y, as chances de nascer homem ou mulher são de 50% cada", explica Eduardo.
Qual a probabilidade de se ter uma menina?
Analisando as estatísticas, as chances de se ter um menino ou uma menina são quase as mesmas e não há evidência médica sugerindo que podemos influenciar nisso. No entanto, pode ser que você já tenha ouvido falar sobre o “Método Shettles”. Na década de 1970, Dr.
Qual o tipo mais grave da hemofilia?
A hemofilia A ocorre por deficiência do fator VIII de coagulação do sangue e a hemofilia B, por deficiência do fator IX. A doença pode ser classificada, ainda, segundo a quantidade do fator deficitário em três categorias: grave (fator menor do que 1%), moderada (de 1% a 5%) e leve, acima de 5%.
Como cuidar de um paciente com hemofilia?
No caso da hemofilia, uma das medidas preventivas para a preservação da saúde é a administração venosa do fator de coagulação, que previne a ocorrência de hemorragias. Além do atendimento presencial nos hemocentros e hemonúcleos, o médico hematologista de plantão cuida dos contatos por telefone.
Quais as complicações da hemofilia?
Dependendo da gravidade da doença, um trauma aparentemente simples pode originar uma hemorragia grave que ameaça a vida do paciente. Além disso, os hemofílicos podem ter sangramentos internos e espontâneos que atingem os músculos e as articulações.
O que acontece se usar o celular enquanto carrega?
Qual a diferença entre tradução e versão?