Qual a principal utilização do baquelite?

Perguntado por: Liliana Lourenço Neves  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (64 avaliações)

Ao ser descoberta, a baquelite fez sucesso imediato, sendo utilizada na produção de discos musicais, tomadas, interruptores, cabos de panelas, telefones, bolas de bilhar, câmeras fotográficas, revestimentos de móveis (para esta finalidade a baquelite é conhecida como fórmica), carapaças de eletrodomésticos, peças de ...

Quais as principais propriedades da baquelite?

O Baquelite é um plástico termolaminado estratificado à base de papel KRAFT e de resina fenólica. Apresenta elevadas propriedades mecânicas e uma facilidade de maquinação e corte. As suas propriedades elétricas fazem com que seja adequado para isolamentos de média e baixa tensão.

Quantos graus aguenta o baquelite?

Recomendado para peças de alta resistência intrincados. Temperatura de operação contínua de 250 ° F.

Como é feita a baquelite?

A baquelite é uma resina produzida a partir da uma reação de condensação e polimerização entre dois monômeros, fenol (hidroxibenzeno) e formaldeído (metanal), com a eliminação de moléculas de água.

Onde são usados os polímeros de condensação?

O principal uso desse polímero é em garrafas plásticas, mas ele também é usado na fabricação de tecidos, cordas, filmes fotográficos, fitas de áudio e vídeo, guarda-chuvas, gabinetes de fornos e em embalagens.

Baquelite (polimerização de condensação)

15 questões relacionadas encontradas

Onde os polímeros são usados?

Conheça os polímeros de adição, plásticos muito usados no cotidiano, na fabricação de produtos tais como garrafas, brinquedos, panelas, sacolas e materiais de isopor. O náilon, o kevlar, a baquelite e o PET são amplamente empregados em nossa sociedade.

O que são polímeros de condensação de exemplos?

Os polímeros de condensação ou de eliminação são aqueles materiais formados por uma reação de condensação com eliminação de uma molécula pequena. ... Geralmente, essa molécula eliminada é a água (H2O), porém, outros exemplos são o cloreto de hidrogênio (HCl), a amônia (NH3), o cianeto de hidrogênio (HCN), entre outros.

Qual a composição química do baquelite?

É formada pela combinação por polimerização de fenol (C6H5OH) e formaldeído ou aldeído fórmico (HCHO), produtos sintéticos, sob calor e pressão. Rádios, telefones e artigos eléctricos como interruptores e casquilhos de lâmpadas eram formados por baquelite por causa das propriedades de resistência ao calor e isolamento.

Que tipo de polímero e a baquelite?

A baquelite é um polifenol, ou seja, é um polímero de condensação derivado do fenol. Os polímeros de condensação são formados por meio de reações de condensação entre moléculas que podem ser da mesma substância ou diferentes, com uma eliminação simultânea de alguma molécula mais simples.

O que é baquelite e qual sua função?

A baquelite é largamente utilizada no fabrico de telefones, equipamentos telefónicos, isoladores elétricos (como substituinte da porcelana) e numa grande variedade de objetos plásticos de uso corrente. É também usada para incorporar vernizes e lacas.

Como derreter baquelite?

Pode-se dizer que a baquelite é termoestável: é insolúvel (não se pode dissolver) e infusível (não se pode derreter). Enquanto se forma é possível moldá-la e, depois, ela se solidifica. A baquelite resiste à ação de solventes e água.

Como polir uma peça de baquelite?

Aplique uma pequena quantidade do polidor de metal em um pano limpo e, em seguida, limpe a baquelite fazendo movimentos circulares, sempre esfregando suavemente a peça. Já com as sujidades persistentes removidas, faça o restante do polimento da baquelite com a ajuda de outro pano. Repita conforme for necessário.

Como colar peças de baquelite?

Para esse tipo de plástico, a cola ideal é a cola Super Bonder Original que também pode colar uma série de outros tipos de plástico.

Quais são os polímeros termofixos?

Baquelite, poliuretanos (PU) e poliacetato de Etileno Vinil (EVA), resinas poliésteres, resinas fenólicas , resinas epoxi e gelcoat são exemplos de plásticos termofixos. São solidificados com aplicação do calor e não amolecem mais, ao contrário dos termoplásticos que utilizam o calor para a sua possível modelagem.

O que são polímeros termofixos e termoplásticos?

Nessa classificação, temos os polímeros Termoplásticos ou Termofixos, também chamados de termorrígidos. Polímeros Termoplásticos: São amolecidos pelo calor e endurecidos pelo frio, repetidas vezes sem perder suas propriedades.

Para que serve resina fenólica?

As resinas fenólicas continuam sendo polímeros industriais muito importantes, embora seu uso mais comum atualmente seja como adesivos para a ligação de madeira compensada e outros produtos de madeira estrutural.

Por que os polímeros Termorígidos ou termofixos como a baquelite não podem ser moldados?

Os materiais que não apresentam essa propriedade, são chamados Polímeros Termofixos ou Termorrígidos, ou seja, não podem ser reprocessados com o emprego de temperatura. Esses materiais ao serem submetidos à temperatura degradam-se, devido ao rompimento das reticulações de sua estrutura.

É um tipo de poliamida?

Os 2 principais tipos de poliamida são:

Mas através da modificação das estruturas químicas (comprimento das cadeiras e organização química), muitas outras famílias de poliamidas são obtidas, tais como: Poliamida 11 (PA 11) e poliamida 12 (PA 12) Poliamida 4.6. Poliamida 6.10, 6.12, 10.10.

Como os polímeros podem ser classificados?

Classificação dos polímeros quanto à origem: Os polímeros podem ser de origem natural ou sintéticos, os naturais são obtidos diretamente da natureza, como por exemplo, proteínas, amido, celulose, lignina, entre outros; Já os sintéticos não são encontrados na natureza, e são obtidos através de reações de polimerização ...

Para que é usado o nylon?

O nylon, no português náilon, é uma fibra têxtil sintetizada em laboratório, faz parte da classe dos polímeros e é muito usada na fabricação de roupas femininas como lingeries, roupas de banho (biquínis, maiôs).

O que é material teflon?

O politetrafluoretileno, mais conhecido como PTFE ou Teflon, é um polímero flourado, ou seja, devido a presença de flúor e, outros elementos do grupo dos halogênios, em sua composição, ele tem a propriedade de retardar chamas.

Quais os reagentes que por reação de condensação produzem a baquelite?

Esse polímero foi o primeiro polímero sintético a representar uma mudança significativa na indústria, pois, em 1907, o cientista Leo Hendrik Baekeland conseguiu produzir a baquelite a partir de moléculas simples, que são o fenol (benzenol ou hidroxibenzeno) e o formaldeído (metanal, também conhecido como formol).

O que são polímeros de exemplos?

Os polímeros sintéticos ou artificiais são fabricados em laboratório e, em geral, possuem ingredientes derivados de petróleo. Os exemplos mais conhecidos dessa opção são: poliestireno, polimetacrilato de metila (acrílico), polipropileno, polietileno e policloreto de vinila (PVC).

Qual a diferença entre polímeros de adição e de condensação?

Polímeros de adição: formados a partir de um único monômero, através de uma reação de adição. ... Polímeros de condensação: são gerados pela reação entre dois monômeros diferentes através de uma reação de condensação. Nessa reação ocorre a eliminação de outra molécula, geralmente a água.

Por que o Pet é um poliéster polímero de condensação?

Os poliésteres são polímeros de condensação, porque reagem monômeros diferentes com a eliminação de moléculas de água. Para a produção de um poliéster é imprescindível a reação entre um ácido e um álcool, ou um diácido e um diálcool ou ainda um poliácido e um poliálcool.

Artigo anterior
Qual a pena para dano ao patrimônio público?
Artigo seguinte
Que que significa milhares?