Qual a principal diferença entre resumo é resenha crítica?

Perguntado por: Alexandre Jaime Azevedo de Martins  |  Última atualização: 13. April 2025
Pontuação: 4.3/5 (38 avaliações)

Sobre a diferença entre resenha e resumo, podemos pontuar o seguinte: resenha é um texto de análise, crítica, comparações e opinião; resumo é um texto descritivo e imparcial, ou seja, não faz julgamentos ou avaliações e não vai além do que foi apresentado na obra.

Qual a diferença entre resumo é resenha crítica?

A diferença entre resumo e resenha está basicamente na quantidade de informações apresentadas sobre a obra. Enquanto um resumo contém apenas a reunião dos fatos centrais de uma criação, uma resenha apresenta, além desse mesmo compilado, informações adicionais sobre a peça, como análises sobre seu contexto e objetivos.

Como diferenciar o resumo?

O resumo precisa ter título, nome do autor e o texto apresentando as ideias principais do conteúdo original. Deve ser organizado de acordo com uma construção lógica e cronológica. Diferente da resenha, o resumo não pode conter opiniões, a não ser que sejam do autor do texto original.

Qual é o conceito de resenha crítica?

A resenha crítica é um texto proveniente do universo jornalístico que tem como principal característica a apresentação e análise crítica de uma obra. Ela tem como finalidade persuadir o leitor a consumir ou não aquele produto cultural, e, para isso, faz uso de argumentos e informações para defender seu ponto de vista.

O que a resenha crítica acrescenta ao resumo?

Nesse sentido, a resenha acrescenta informações novas ao texto originalmente resenhado. Por isso, é possível dizer que, em toda resenha, existe um resumo.

Resenha x Resumo - Brasil Escola

33 questões relacionadas encontradas

O que diferencia o resumo crítico hoje tido como sinônimo da resenha?

Diferença entre resumo e resenha crítica

Sobre o resumo, trata-se de um texto em que prevalece a descrição das informações e dos fatos obtidos. Já na resenha, além de uma breve descrição da obra, há a exposição de uma opinião do autor sobre a ela (se ele gostou e do que gostou ou se não gostou e do que não gostou).

Qual a linguagem utilizada na resenha crítica?

A linguagem deve ser impessoal; Os verbos não podem ser escritos em primeira pessoa; Use fonte Times New Roman ou Arial; O restante do texto deve ser escrito conforme as normas da ABNT.

Como construir uma resenha crítica?

Separei as principais abaixo:
  1. Identifique e apresente a obra analisada. Não deixe o leitor confuso. ...
  2. Faça um panorama inicial. Após apresentar os dados técnicos, faça o primeiro parágrafo como forma de introdução. ...
  3. Descreva a estrutura da obra. ...
  4. Discorra sobre conteúdo. ...
  5. Faça sua análise crítica. ...
  6. Discorra um pouco sobre o autor.

Quais são as principais características de um resumo?

O resumo é um texto que apresenta as ideias de outro texto maior de maneira sintetizada ao seu leitor. Dentre as características do resumo, destacamos as seguintes: poder de síntese, impessoalidade, uso da linguagem concisa e objetiva, predominância da descrição.

Quais são os três tipos de resumo?

A NBR 6028/2003 postula que o resumo pode ser classificado em três tipos: indicativo, informativo ou crítico, os quais são determinados por características específicas, vistas a partir de agora.

Quais Os 4 Tipos de resenha?

Tipos de resenha
  • Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Objetividade;
  • Imparcialidade;
  • Impessoalidade;
  • Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Cientificidade.

Qual a diferença entre resumo é resenha Brainly?

A resenha tem a intenção de avaliar uma obra, apresentando seus pontos positivos e/ou negativos com o intuito de incentivar ou não que seu leitor tenha contato com a obra original. O resumo consiste extrair as ideias e pontos principais de uma obra original e reproduzi-las em um novo texto mais curto e objetivo.

O que não pode faltar em uma resenha?

Informações bibliográficas do material a ser resenhado: autor, título da obra, lugar e data de publicação e identificação das páginas (no caso de livros). Resumo com conteúdo da obra: exposição com os principais pontos apresentados no material resenhado.

Quantos parágrafos tem que ter uma resenha crítica?

Se a resenha é de um livro, deve ter cerca de 6 a 8 parágrafos e de 60 a 90 linhas (de duas a três laudas, no máximo), ou cerca de 1.200 palavras. Deve haver um equilíbrio entre informar, analisar e opinar, em espaço relativamente curto.

Como encerrar uma resenha crítica?

A melhor maneira de concluir uma resenha crítica é emitindo sua opinião objetivamente sobre a obra. Diga o que achou dela em poucas palavras, uma vez que os argumentos para o seu ponto de vista já foram transmitidos no decorrer do texto. Na conclusão, o autor deverá somente informar o que achou em poucas palavras.

Qual é a função social de uma resenha crítica?

A função social da resenha é comentar e avaliar obras e espetáculos para que o leitor possa ter informações e avaliações. A resenha circula em diferentes veículos de comunicação como jornais, revistas, blogs, vlogs.

Como iniciar uma resenha exemplo?

Uma resenha de livro deve começar com uma introdução que apresenta a obra e o autor, seguida de um resumo que destaca os principais pontos da trama sem revelar detalhes cruciais. Inclua uma avaliação crítica que discuta temas, estilo de escrita, e a eficácia do autor em transmitir sua mensagem.

Pode usar primeira pessoa em resenha crítica?

Geralmente, os resenhistas escrevem esse tipo de conteúdo na primeira pessoa do plural (nós) ou na terceira pessoa do singular ou plural (ele ou eles), dando um tom mais impessoal ao texto, ainda que se trate de uma avaliação própria.

Como deve ser a estrutura de um resumo?

O resumo deve vir no início do manuscrito, logo após o título, comumente abrangendo as seguintes informações: Contexto, Propósito, Metodologia, Resultados, e Conclusão. Uma lista de Palavras-chave escolhidas pelo(s) autor(es) é colocada no final do resumo, precedendo o corpo do artigo.

Pode ter citação na resenha crítica?

Segundo os Critérios SciELO, resenhas precisam ser passíveis de citação/referência bibliográfica.

São características sobre resumo é a resenha exceto?

A alternativa que não apresenta uma característica correta sobre o resumo e a resenha é a letra D: "Os pontos principais do texto estão presentes tanto no resumo quanto na resenha".

Qual é a diferença entre uma resenha descritiva e uma resenha?

Existem dois tipos de resenha: Resenha crítica: apresenta uma crítica sobre a obra, que pode ser positiva ou negativa do ponto de vista do resenhista. Resenha descritiva: além do resumo, são apresentados dados adicionais e até comparações com outras obras semelhantes.

Porque o texto é uma resenha?

O texto é considerado uma resenha porque apresenta autor, titulo da obra, editora, enfim, informações que localizem o leitor quanto à bibliografia que foi objeto de resenha. Alternativa correta, letra B. O gênero textual Resenha, pode ser definido como um tipo de texto que descreve uma obra, seja: Texto.

Artigo anterior
Quais são as principais características de uma declaração?
Artigo seguinte
Qual a importância do setor financeiro para a empresa?