Qual a principal diferença entre Relatividade Restrita é relatividade geral?

Perguntado por: Sofia Victória Neves Amorim Henriques  |  Última atualização: 6. April 2022
Pontuação: 4.4/5 (73 avaliações)

A teoria da relatividade é composta de duas outras teorias: Teoria da Relatividade Restrita, que estuda os fenômenos em relação a referenciais inerciais, e a Teoria da Relatividade Geral, que aborda fenômenos do ponto de vista não inercial.

O que é a Teoria da Relatividade Restrita e Geral?

Teoria da Relatividade é a denominação dada ao conjunto de duas teorias científicas: a Relatividade Restrita (ou Especial) e a Relatividade Geral. A Relatividade Especial é uma teoria publicada no ano de 1905 por Albert Einstein, concluindo estudos precedentes do físico neerlandês Hendrik Lorentz, entre outros.

O que diz a relatividade restrita?

Existem dois tipos de Teoria da Relatividade: a Restrita e a Geral. A Restrita afirma que a luz viaja pelo espaço vazio a 300 mil quilômetros por segundo e que nada é capaz de igualar essa velocidade, muito menos superá-la.

Qual é o principal postulado da relatividade restrita?

A Teoria da Relatividade Restrita é baseada em dois postulados: 1. Todas as leis da mecânica e electrodinâmica são as mesmas em qualquer referencial inercial. Num quarto sem janelas não podemos saber se nos estamos a mover com velocidade constante sem olhar lá para fora.

Qual a maior característica da relatividade geral?

A relatividade geral prevê que o caminho da luz siga a curvatura do espaço-tempo ao passar perto de uma estrela. Este efeito foi inicialmente confirmado observando a luz das estrelas ou quasares distantes sendo desviados quando passa o Sol.

Qual a DIFERENÇA entre TEORIA da relatividade GERAL e RESTRITA

39 questões relacionadas encontradas

Qual a fórmula da relatividade geral?

Assim, Einstein desenvolveu sua famosa fórmula E=mc², que explica a relação entre esses quatro fatores. Nesse sentido, a energia (E) pode ser representada pela massa do objeto (m) multiplicada pela velocidade da luz ao quadrado (c²).

O que diz o princípio da relatividade?

1º O princípio da Relatividade: As Leis Físicas devem ser as mesmas em quaisquer referenciais inerciais. , quando medida a partir de qualquer referencial inercial. Esse valor independe da velocidade do observador ou da fonte emissora de Luz.

Quais são os dois postulados da relatividade restrita?

1. Princípio da Relatividade: as leis da Física são as mesmas em todos os referenciais inerciais, ou seja, não existe nenhum referencial inercial preferencial. 2. Princípio da constância da velocidade da luz: a velocidade da luz no vácuo tem o mesmo valor constante c em todos os referenciais inerciais.

Qual o segundo postulado da Teoria da Relatividade Restrita?

2º Postulado ou Princípio da Constância da Velocidade da Luz. A velocidade da luz no vácuo tem o mesmo valor c para todos os sistemas referenciais inerciais. O 2º postulado quer dizer que a velocidade da luz no vácuo (c = 300.000 km/s) não depende da velocidade da fonte emissora de luz nem do movimento do observador.

Quais são os postulados da relatividade?

Os postulados

1 – As leis da natureza, ou da Física, são as mesmas para todos os referenciais inerciais. 2 – A velocidade de propagação da luz no vácuo é constante, independe do movimento da fonte e tem o mesmo valor para quaisquer referenciais inerciais.

O que fala o paradoxo dos gémeos?

Também conhecido como Paradoxo dos Gêmeos, é um problema que ilustra o que acontece com dois observadores que possuem um movimento relativo. O Problema mostra como um evento pode não ser simultâneo para dois observadores.

O que é relação tempo e a relatividade restrita?

Relatividade Restrita

Mesmo quando o referencial inicial está em movimento em relação a um outro referencial, ela continua com a mesma velocidade 299.792.458 metros por segundo (m/s), onde o tempo utilizado na definição é o segundo.

O que diz o princípio da relatividade de Galileu?

Denomina-se comumente "princípio de relatividade de Galileo" a afirmação de que é impossível detectar-se algum efeito físico de um movimento uniforme de translação de um sistema físico, por ecperiências internas a esse sistema; ou seja: para experiências realizadas dentro de um sistema, seu movimento de translação, se ...

Quais as consequências da teoria da relatividade geral?

Uma das consequências mais famosas da teoria da relatividade é a relação entre massa e energia. Essa relação é conhecida como equivalência massa-energia e diz que massa pode ser convertida em energia, e vice-versa. Onde c é a velocidade da luz.

Em quais princípios se baseiam a teoria da relatividade geral de Einstein?

Ele acrescentou que, na Teoria da Relatividade Geral (1915), Einstein inclui o efeito da gravidade na teoria (“com a presença de gravidade forte, o tempo também é retardado”) e estabeleceu o Princípio da Equivalência, pela qual gravidade e força inercial não podem ser distinguidas.

O que quer dizer a fórmula e mc2?

Essa é a mais célebre equação científica do século 20 e foi desenvolvida por Albert Einstein. Ela estabelece a equivalência quantitativa da transformação de matéria em energia ou vice-versa. Nela, E = energia, m = massa e c2 = velocidade da luz elevada ao quadrado.

Qual a consequência do 2º postulado?

Uma consequência do 2º postulado é que o valor da velocidade da luz (3 . ... Nenhum corpo pode se mover com velocidade superior a da luz no vácuo. Além disso, o fato da velocidade da luz ser constante, modificou as ideias clássicas do espaço e do tempo. O espaço e o tempo deixam de ser absolutos e passam a ser relativos.

O que diz o 1º postulado?

1º postulado ou princípio da relatividade: “As leis da física são as mesmas para todos os observadores em quaisquer sistemas de referenciais”. De acordo com esse postulado, independente do referencial adotado, as leis da física terão a mesma forma.

O que diz o 1o postulado?

1° postulado de Kekulé: o carbono é tetravalente

Como o átomo de carbono possui 4 elétrons na sua última camada, ele tem quatro valências livres e pode fazer quatro ligações covalentes, formando moléculas. Desta forma, o átomo fica estável.

Qual é um dos postulados da ciência?

Alguns dos postulados mais conhecidos são o postulado de Koch, postulado de Bohr e postulado de Euclides.

Quais as exceções ao princípio da relatividade?

223) afirma que “as exceções do princípio da relatividade são: a estipulação em favor de terceiro; a responsabilidade dos herdeiros quanto ao cumprimento do contrato do de cujus, até as forças da herança; e o poder do consumidor acionar judicialmente o fabricante, produtor, construtor ou importador, mesmo não tendo ...

Como fazer a equação da Relatividade?

E = mc² quer diz que, num sistema (um átomo, uma pessoa ou o sistema solar, por exemplo), a energia é igual a sua massa multiplicada pela velocidade da luz ao quadrado. Em outras palavras, com esta fórmula é possível saber qual a energia de um objeto mesmo quando ele não está aquecido, irradiado ou movimentando-se.

Qual a fórmula de Albert Einstein?

“Sua pergunta pode ser respondida a partir da fórmula E = mc², sem qualquer erudição”, escreve o ilustre gênio. “Se E é a energia do seu sistema consistindo nas duas massas, E0 é a energia das massas quando se aproximam da distância infinita, então o defeito de massa do sistema é E0 - E / c²”, conclui Einstein.

Como Einstein chegou a fórmula e mc2?

O que é E=mc²:

Albert Einstein publicou em 1905 um artigo chamado "A Inércia de um corpo dependerá de seu conteúdo energético?", onde apresentou pela primeira vez a equação que define a relação de massa e energia.

Quais as principais características da relatividade galileana?

A Relatividade galileana, termo utilizado por Einstein, trata da descrição de movimentos em relação a um referencial inercial, ou seja, um referencial em repouso ou em movimento retilíneo e uniforme (não acelerado) em relação a outro referencial.

Artigo anterior
Como se chama peixe cru em japonês?
Artigo seguinte
Como devolvemos o nitrogênio para o ambiente?